Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes e seus personagens

Por: Carol Cunha 17 de abril, 2023

Dungeons & Dragons Honra entre rebeldes é a mais nova adaptação para o cinema do famoso jogo de RPG e está tendo uma boa receptividade do público e da crítica.

Para quem não conhece o jogo, Dungeons & Dragons se passa em um mundo de fantasia no qual vários jogadores formam um grupo para “viver” por uma aventura cuja narração e regras são responsabilidade de um jogador que assume o papel do Mestre do Jogo (Dungeon Master no original). Em suma, ele inventa eventos da história às quais os jogadores podem responder de maneiras diferentes para criar uma experiência de jogo única.

Enquanto isso, os outros jogadores escolhem uma raça (por exemplo, humano, elfo, anão, halfling), uma classe (por exemplo, Guerreiro, Ladino, Mago) e habilidades para seu personagem.  Depois disso, eles realizam ações durante a campanha. Entretanto, como a maioria das ações complexas tem alguma probabilidade de falhar, ela é determinada pelo lançamento de um ou mais dados poligonais do jogo (4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados). 

D&D como ferramenta de escrita

Além de ser um jogo rico e diverso, roteiristas e escritores podem utilizar Dungeons & Dragons como recurso e fonte de inspiração.

Por exemplo, na criação de personagens para histórias, a ficha de D&D pode ser uma ferramenta útil para desenvolver a personalidade e motivações do personagem. Ao preencher a ficha, o escritor pode, portanto, se concentrar em aspectos importantes do personagem, como seus valores, traços de personalidade, histórico, objetivos e habilidades.

Do mesmo modo, a escolha da raça e da classe pode ajudar a definir tanto a aparência física do personagem, quanto suas habilidades e proficiências. Por exemplo, um personagem humano pode ter mais habilidades sociais, enquanto um anão pode ser mais resistente e habilidoso em combate. Por outro lado, uma classe de mago pode sugerir que o personagem é inteligente e estudioso, enquanto uma classe de guerreiro pode indicar um personagem mais corajoso e habilidoso em combate.

Os atributos como força, destreza e inteligência, podem ajudar a definir as habilidades e limitações do personagem. Por exemplo, um personagem com alta força pode ser habilidoso em combate corpo a corpo, enquanto um personagem com alta inteligência pode ser mais habilidoso em magia ou resolução de problemas.

Além disso, a escolha de habilidades e traços pode ajudar a definir a personalidade do personagem. Por exemplo, um personagem com o traço de “leal” pode ser confiável e fiel a seus amigos, enquanto um personagem com o traço de “caótico” pode ser mais imprevisível e rebelde.

Os personagens no filme

Foi exatamente isso que os roteiristas de Dungeons & Dragons Honra entre rebeldes fizeram para criar os personagens do filme. Enfim, toda a produção do filme foi feita em colaboração dos editores.

 Dungeons & Dragons Honra entre rebeldes faz uso de um de seus cenários de fantasia mais tradicionais, como Greyhawk ou Forgotten Realms. Esses cenários têm como inspiração tanto em  contos folclóricos europeus quanto na   Terra-média do Senhor dos Anéis. 

O resultado final é, em suma, um filme que pode entreter tanto os espectadores que jogam D&D há anos quanto alguém que nunca jogou um dado de 20 faces antes. Por exemplo, um dos pontos a favor do longa, com Chris Pine, Sophia Lillis, Michelle Rodriguez, Justice Smith e Regé-Jean Page, está na caracterização dos personagens, tanto do ponto de vista do visual quanto em relação às classes que eles pertencem.

Vamos, portanto, falar dos personagens e suas caracterizações

Edgen, o Bardo

Dungeons & Dragons Honra entre rebeldes

Chris Pine é o ator que interpreta Edgen, o bardo inteligente e líder do grupo no filme. No universo de Dungeons & Dragons, os bardos são conhecidos tanto por suas habilidades musicais quanto por serem multifacetados, capazes, portanto, de cumprir diversos papéis no grupo. Edgen não foge a essa característica. Ele é um pau para toda obra, capaz de encantar um guarda com suas palavras ou inspirar seus companheiros de aventura.

Em outras palavras, seus talentos musicais são uma de suas maiores armas, e ele é habilidoso no uso de seu alaúde para entreter, distrair ou até mesmo nocautear inimigos. Embora seja o menos experiente em combate, Edgen assume o papel de porta-voz e recrutador do grupo. Apesar de não apresentar habilidades mágicas, Edgen é um bardo completo, fazendo uso de sua inteligência, carisma e coração para se destacar.

Holga, a bárbara

Michelle Rodriguez interpreta Holga, a bárbara indomável e resiliente do grupo. Os bárbaros são a classe mais física e imponente do Dungeons & Dragons, cuja criação os tornam tanques que podem tanto absorver danos quanto devolvê-los aos inimigos. A habilidade característica dessa classe é a Rage, que permite que eles usem sua raiva para se tornarem mais resistentes e poderosos em combate. Embora essa habilidade não seja dita explicitamente no filme, é possível perceber como caracterizaram Holga tanto dentro quanto fora das batalhas, mostrando sua força e resistência.

Ela é o guarda-costas e o músculo de Edgen, compensando a falta de destreza marcial do bardo. Do mesmo modo, Holga empunha machados com ferocidade, uma das armas mais típicas dos bárbaros. Igualmente, suas habilidades impressionantes a tornam precisa e letal, demonstrando, portanto, o que faz um bárbaro em toda sua essência.

Simon, o feiticeiro

Justice Smith interpreta Simon, o feiticeiro do grupo, que satisfaz muitas das necessidades mágicas da equipe, apesar de não ser inicialmente o conjurador mais habilidoso. Em D&D, os feiticeiros recebem seus poderes de sua linhagem, herdando, portanto, habilidades arcanas dos poderes de seus ancestrais. Desse modo, no filme, Simon é um descendente de Elminster Aumar, um mago canônico do cenário D&D de Forgotten Realms.

Todos os feitiços que ele usa são precisos para o jogo, incluindo encantamentos notáveis, como, por exemplo, Taumaturgia, Ilusão Menor e Escudo. Além disso, algumas das mecânicas mais definidas da conjuração estão igualmente presentes no filme, como a incapacidade dos conjuradores em manter a concentração em mais de um feitiço por vez. Entretanto, a proficiência de Simon em magia levanta questões devido à sua falta de precisão e habilidade, o que serve como um obstáculo narrativo para ele superar.

Doric, a Druida

Sophia Lillis interpreta uma das personagens mais visualmente dinâmicas e divertidas do filme, o druida tiefling Doric. Como conjuradores cuja magia está intrinsecamente ligada à natureza e ao mundo natural, proteger as florestas que chamam de lar é a motivação de um druida, do mesmo modo como Doric e sua comunidade, o Emerald Enclave.

Uma habilidade distintiva de Doric é o Wild Shape, que permite que ela se transforme em vários animais diferentes. As transformações são visualmente envolventes e dinâmicas, especialmente em uma cena de perseguição em que Doric usa sua forma selvagem para transformações rápidas e uma fuga rápida de perseguidores implacáveis.

Xenk, o Paladino

Regé-Jean Page interpreta Xenk, o paladino, que se dedica a defender seus princípios justos. Em outras palavras, paladinos em D&D são guerreiros poderosos que recebem habilidades mágicas graças a seus juramentos a seres divinos em seu mundo. Portanto, para usar seus poderes, eles devem manter os Princípios, ou valores, que são únicos para cada tipo de paladino.  O próprio Xenk cita alguns de seus Princípios ao longo do filme, defendendo aquela moral estrita que define os paladinos.

Sendo assim, esse compromisso e devoção a um conjunto de regras marcou a classe paladino com uma reputação de rigidez, algo que é totalmente aparente em Xenk. Ele é sério, perdendo pouco tempo para humor e brincadeiras. Uma das habilidades mais notáveis de um paladino que Xenk exibe é, por exemplo, o uso de Divine Smite. Os paladinos são capazes de imbuir suas armas com poder sagrado para aumentar seu dano.

Em suma, Dungeons & Dragons Honra entre rebeldes é um exemplo de como histórias de fantasia podem ter personagens distintos e interessantes do ponto de vista tanto da caracterização física quanto de seus atributos e personalidades.

Para quem se interessa por criar histórias, a Casa dos Quadrinhos oferece a disciplina de Roteiro e Criação de Personagens. Entre em contato para saber mais.