Eventos Culturais em BH pela Casa dos Quadrinhos

Por: Carol Cunha 1 de julho, 2022

Eventos culturais em BH estão intrinsecamente ligados à história da Casa dos Quadrinhos. Além de participarmos de vários eventos culturais importantes, como, por exemplo, o FIQ, Campus Party e a Virada Cultural, nós organizamos nossos próprios eventos.

Selecionamos alguns desses eventos culturais que realizamos em BH para que, enfim, conheçam um pouco mais o trabalho da nossa escola como divulgadora cultural.

Heróis nos Quadrinhos

Uma das exposições mais populares que a Casa dos Quadrinhos já realizou, Heróis dos Quadrinhos foi uma parceria com o Diamond Mall, que abrigou as artes de diversos artistas mineiros de renome tanto nacional quanto internacional. Do mesmo modo, a exposição contou com revistas em quadrinhos e colecionáveis, vindas do acervo da Biblioteca da Casa e de acervo de colecionadores particulares.

Em suma, O objetivo da exposição era repassar mais de um século de grandes ícones dos quadrinhos no mundo e no Brasil, e, do mesmo modo, ressaltar a influência deles em várias gerações de leitores e fãs. Para embasar o projeto, a professora Carol Cunha escreveu o texto da exposição. Ela sintetizou os momentos mais marcantes dos principais heróis e super-heróis dos quadrinhos.

Outro aspecto importante desse projeto foi a realização de diversas oficinas tendo o público infantil como alvo. Com a orientação de professores da Casa dos Quadrinhos, eles aprenderam a criar seus próprios heróis.

Sem dúvidas, um dos eventos culturais de BH que entrou para a história da Casa.

Girl Power and Art

Para comemorar o mês das mulheres, a Casa do Quadrinhos, em parceria com a Amarelo Criativo e a Casa Amarela,  realizou um evento gratuito, com profissionais femininas de destaque.

O objetivo do evento era trazer um bate papo sobre o cenário criativo e suas respectivas áreas, como, por exemplo, animação, quadrinhos e ilustração.

O bate papo foi composto por artistas que são destaque em suas respectivas áreas.

Rebeca Prado

Rebeca Prado, ex-aluna e ex-professora da Casa, é ilustradora, quadrinista e roteirista. Um dos seus trabalhos mais famosos é Navio Dragão, uma série de tirinhas cuja personagem principal é a viking Lif, uma menina que segue suas próprias regras. Rebeca também escreve roteiros para a Maurício de Sousa Produções e ilustrou livros como “Como eu cresci?”

Mariamma Fonseca

Mariamma Fonseca também é ex-aluna da Casa. Jornalista por formação, ela fundou o site/coletivo Lady’s Comics, que tinha a proposta de resgatar a contribuição das mulheres nos quadrinhos. Como ilustradora, um dos seus trabalhos de destaque é o livro “Você é feminista e não sabe”

Helen Murta

Helen Murta é uma das fundadoras da Pulo Comunicação, responsável pela criação do Faísca – Mercado Gráfico e do Traço – um festival de música e desenhos ao vivo, que convida bandas e desenhistas para se apresentarem juntos.

Natália Freitas

Natália Freitas é animadora e artista 3D. Ela dirigiu  vários curtas e trabalhou em filmes premiados como, por exemplo, The Present, adaptação de uma tira do Fábio Coala. Do mesmo modo, ela participou do longa metragem da Disney: Moana.

Thalita Lefér

Thalita Lefér é designer, produtora criativa, locutora, apresenta e cria projetos com algumas marcas como, por exemplo, Unhide School, Adobe Brasil, Wacom, Selvagem Catuaba, Skool, Lightfarm e Riot Games. Ela despontou com o canal Amarelo Criativo, que tinha o objetivo de conversar sobre a profissão de Designer Gráfico Ela também palestrou em eventos importantes como Campus Party São Paulo e Campus Party Belo Horizonte.

Sábado Digital

O Sábado Digital foi um evento organizado pela Casa dos Quadrinhos, em parceria com empresas desenvolvedoras de games, como, por exemplo, a Funplus, a Brainstorm Games, Estúdios Jet Dragon, Stardust e Nobre Lobo.

O propósito do evento foi trazer o funcionamento dessas empresas de jogos digitais para a realidade dos alunos e dos interessados. Do mesmo modo, apresentar as etapas de desenvolvimento de um game para diversas plataformas. Assim como mostrar como funciona o mercado de games tanto no Brasil quanto na China e Estados Unidos.

A Funplus é uma empresa que produz diversos jogos Top Grossing  no Facebook, Google Play e App Store.  Ela veio mostrar como funciona uma empresa de games em âmbito internacional.

A Brainstorm Games, do nosso professor Wesley Soares, apresentou dois estudos de casos de games que estavam desenvolvendo: Projeto Sashira e Chronicles Heroes of Destiny.  

O primeiro é um action RPG passado tanto na China medieval quanto em um futuro pós-apocaliptico. Por outro lado, o segundo é um jogo de luta e estratégia ambientado em um cenário medieval europeu.

Os Estúdios Jet Dragon e Stardust  apresentaram o jogo de estratégia Arkamore, enquanto os alunos da PUC, Grupo Nobre Lobo, trouxeram Rapsódia. Ele é um beat’em up multiplayer onde o jogador consegue montar seus próprios combos.

Além disso, tivemos várias palestras e demonstrações de professores da Casa na época, como Filipe Dilly e Geraldo Araújo, quanto convidados como Daniel Lima, antigo coordenador do curso de Jogos Digitais da PUC.

Monstros das Artes, seus super-heróis e heroínas.

Com essa exposição, a Casa dos Quadrinhos trouxe para seu público uma amostra do mundo de super-heróis através de três artes  intrinsecamente conectadas: os próprios quadrinhos, a ilustração e a escultura.

A ilustração, por exemplo, esteve presente desde o início das revistas em quadrinhos, em suas capas, nas quais, cada vez mais, artistas elaboram composições magníficas. Do mesmo modo, a escultura se tornou parte do mundo dos super-heróis com o advento das peças colecionáveis, tanto action figures quanto estátuas.

Para representar os quadrinhos, a Casa convidou o artista Allan Jeff, que começou no Big Jack Studios (atual Ghost Jack) e passou a trabalhar para grandes empresas, como, por exemplo a DC Comics e a Marvel.

Na ilustração, quem marcou presença foi o ex-aluno Alexandre Tso, que trabalha como ilustrador para vários setores como, por exemplo, jornais, livros, brinquedos e estampas de roupas. Tso é famoso por ser estilo hiper-realista e também faz várias commissions.

E na escultura, tivemos uma retrospectiva da carreira do professor e escultor Eddie Vieira, que sempre vem aperfeiçoando suas técnicas em estátuas de personagens icônicos nos quadrinhos, como, por exemplo, Mônica e Astronauta. Ambos criações do lendário Maurício de Sousa.

Conclusão

Essa foi apenas uma pequena amostra dos eventos culturais que organizamos em BH. A Casa dos Quadrinhos se orgulha de fazer parte do cenário cultural mineiro. Nossa missão é, além de preparar excelentes artistas para o mercado profissional, sempre valorizar e divulgar a cultura local.

Convidamos vocês a conhecer nosso Espaço Cultural e também saber um pouco mais sobre nossos cursos.