Pintura Digital: Quer saber como se transformar em um expert?

Por: Carol Cunha 19 de fevereiro, 2021

Introdução

Pintura Digital Fanart
O Professor Pedro Chelles realizou esta fanart de Avatar, A Lenda de Aang.

A Pintura Digital possibilita ampla gama de ferramentas aos estudantes e profissionais do meio e, portanto, lhes permite empregar diferenciadas técnicas artísticas.

O curso de Pintura e Ilustração Digital da Casa dos Quadrinhos é dividido em duas disciplinas que podem ser contratadas isoladamente.

Ilustração Digital e Digitalização de Imagens

 Os alunos iniciantes, que estão entrando em contato pela primeira vez com softwares desenvolvidos para esse propósito, começam por Ilustração Digital e Digitalização de Imagens.

Nessa disciplina, a meta é ensinar aos estudantes os princípios fundamentais das técnicas de Pintura Digital e Tratamento de Imagem. Assim como familiarizá-los com o uso das mesas digitalizadoras através de exercícios criados especificamente com esse intuito.

Para isso, ensinamos o processo passo a passo. Começando com a criação dos desenhos utilizando as mesas digitalizadoras, passando pelo concept e rascunho inicial (thumbnail) da ilustração até chegar à versão final da pintura.

Pintura Digital estudo

Os alunos aprendem os mesmos princípios utilizados na pintura tradicional, como criar volume nos personagens e ambientes, ou como aplicar luz e sombra sobre os mesmos. Os professores ensinam como criar materiais com texturas diferentes, por exemplo, madeira, metal ou tecido. Além disso, os estudantes adquirem os conhecimentos relacionados com teoria da cor e o uso da temperatura para tornar a ilustração mais equilibrada e atrativa para o publico.

A grade da disciplina inclui também o desenvolvimento de design de personagens. Desse modo, os alunos conseguirão criar uma silhueta marcante, que se destaque na ilustração, e, enfim, empregar nos personagens características únicas e interessantes.

Por que aprender aqui os mesmos princípios da Pintura Tradicional?

Porque softwares são ferramentas, como tintas, carvão ou lápis de cor. Sem compreender a criação básica de uma ilustração, o programa não é capaz de ajudar o artista a atingir todo seu potencial.

Além disso, embora utilizemos o aplicativo Clip Paint Studio, o foco principal do curso é ensinar a lógica existente na Pintura Digital, de modo que ela possa ser adaptada posteriormente para qualquer software que os alunos possam entrar em contato futuramente como o Photoshop, o GIMP ou o Paint Tool Sai. O importante é que os estudantes saibam, antes de tudo, ilustrar no meio digital

Pintura digital com técnicas diversas
A professora homenageou Hora de Aventura, La Luna e Hilda.

Entretanto, como toda ferramenta, os aplicativos de Pintura Digital possuem características próprias. Estas também são introduzidas nessa primeira parte do curso. O professor ensinará como produzir ilustrações, pinturas, colagens e fotomontagens através da criação, manipulação e tratamento de imagens. Também introduzirá técnicas de pintura com manchas e pincéis texturizados, de maneira que os alunos possam emular técnicas tradicionais como guache, aquarela, pastel e óleo digital.

Ilustração e Pintura Digital Avançada

A segunda disciplina do nosso curso é voltada tanto para estudantes de arte de nível avançado quanto para profissionais que já estão inseridos no mercado, mas desejam se aprofundar nos procedimentos da Pintura Digital. Para se inscrever diretamente em Ilustração e Pintura Digital Avançada, basta agendar uma avaliação de portfólio conosco através dos nossos meios de contato.

fanart gambito rainha
O Professor Cristiano Seixas criou esta montagem inspirada na série O Gambito da Rainha

Aqui, o professor aprofundará no ensino das técnicas de mixagem de Pintura Digital e manipulação de imagens. Ele mergulha nas possibilidades do uso de pintura, colagem e fusão e manipulação de imagens para elaboração de ilustrações mais complexas e refinadas.

Além de, simultaneamente, expandir e complementar o conhecimento adquirido na disciplina anterior, o curso introduz também novas técnicas. Por exemplo, o uso da luz para guiar o olhar na ilustração. Ou a pintura utilizando escalas de cinza – procedimento importante para verificar as diferenças de valor tonal na ilustração.

Os alunos vão, consequentemente, aumentar a expressividade de suas ilustrações através de exercícios criativos e engenhosos como pintar um retrato, tanto realista quanto utilizando o exagero e a caricatura, ou tarefas como criar concepts utilizando curvas.

Novas Técnicas de Pintura Digital

Os professores também acrescentam outra nova técnica nesse módulo avançado: o Matte Painting. Ele é um procedimento de pintura bastante antigo, sendo uma representação de uma paisagem, cenário ou local distante. Utilizado desde os primórdios do cinema, ele possibilita criar a ilusão de um ambiente que não está presente no local da filmagem. Antes feito em pintura tradicional, aproveitando-se da perspectiva forçada, o Matte Painting foi adaptado para a Pintura Digital e para o uso no chroma key.

Colorização HQ
*O Ex-aluno João Bogo fez os desenhos e a arte final da página.

Os estudantes também aprenderão como colorizar páginas de quadrinhos, usando a arte final como base, aplicando as cores chapadas (flats) e o tratamento final, com luz, sombra e texturas.

Para finalizar, mas não menos importante, os procedimentos de pós-produção, tratamento e ajustes de imagem entram no currículo de Ilustração e Pintura Digital Avançada. Os estudantes precisam saber a melhor maneira de salvar um arquivo, dependendo do seu propósito: meio digital ou impressão. Embora pareça algo simples, uma pós-produção malfeita pode arruinar longas horas de trabalho.

Clip Paint Studio na Pintura Digital

Pintura Digital
O Professor Pedro Chelles criou a ilustração acima

O Clip Paint Studio, como dissemos anteriormente, é o programa atualmente utilizado no nosso curso de Pintura Digital.

Ele possui vários tipos de pincel, como por exemplo, tinta, aquarela ou óleo. Cada um deles com diferentes pesos, opacidades e recursos de mistura das tintas.

O usuário também consegue personalizar os pincéis, alterando a forma da impressão, assim como controlando a direção do traço, lacuna, dispersão, densidade, suavização de serrilhado.  Dessa forma, o artista é capaz de criar uma maior variedade de formas e texturas.

O Clip Studio Paint  também contém centenas imagens de pincel pré-renderizadas, como, por exemplo,  pincéis com aspecto de vegetação natural ou corações cartunizados, ou elementos de cenários urbanos.

Além disso, o usuário também pode utilizar ferramentas que simulam outros materiais de desenho tradicionais: lápis, nanquim, pastel, entre outros…

E, para completar, ele contém ainda diversos recursos para quem deseja trabalhar na área dos quadrinhos: ferramentas para criação de layouts, réguas de perspectiva, texturas e balões.

Por todas essas características, decidimos optar por esse software de alta qualidade para ser usado como base do nosso curso.

Por fim, convidamos você a tirar suas dúvidas e a conhecer este e outros cursos da Casa dos Quadrinhos através de nosso formulário de contato, por telefone (31-3224-0040) ou pelo nosso whatsapp..

Pintura Digital
O Professor Pedro Chelles realizou este estudo de personagem e ambientação