Dicas de Desenho: Aprenda com Pokémon!

Por: Carol Cunha 19 de novembro, 2021

No texto de hoje vamos dar mais dicas de desenho, procurando inspiração em uma das franquias mais famosas de jogos de todos os tempos: Pokémon.

Desenhar é uma habilidade que requer tempo e prática para se aprimorar. Portanto, assim como nos games, para progredir e subir de nível é preciso dedicação.  Para quem quer se tornar um artista, entre as várias boas dicas de desenho está buscar inspiração naquilo que você gosta.

Sobre Pokémon

Foi dessa maneira que Satoshi Tajiri criou a franquia Pokémon. Ele era, desde criança, apaixonado por insetos. Dessa forma, ele gastava horas do seu dia se dedicando a coletar insetos e, igualmente, estudar o seu comportamento.

Seu amor era tão grande que, quando ele iniciou seu trabalho no mundo dos games, utilizou seu hobby de infância para criar um projeto único. Sua intenção era que as crianças pudessem ter contato com criaturas estranhas e misteriosas como eram os insetos para ele quando pequeno.

Desse modo, surgiu o conceito do jogo Pokémon, onde as crianças podiam coletar criaturas com diferentes características e comportamentos.  Além disso, eles também poderiam fazer com que os animais interagissem entre si nas batalhas.

Hoje temos quase novecentos Pokémons existentes, dentre os mais diferentes tipos de espécies e formatos. E eles, podem, portanto, ser uma fonte de inspiração variada para quem quer treinar seu desenho. Afinal, fazer fanart é uma ótima maneira de se desenvolver habilidades artísticas.

Linhas Limpas e Padrões Atraentes

Os Pokémons são, enfim, um bom lugar para iniciantes porque eles têm linhas limpas, padrões atraentes e uma variedade de formas que variam do básico ao complicado.

Um exemplo clássico dessas características é o próprio carro chefe da franquia, Pikachu, conforme vocês podem conferir em nosso tutorial abaixo.

Muitas pessoas possuem dificuldades em trabalhar com desenhos de animais exatamente por acharem bastante complexos e fora da zona de conforto em que tradicionalmente se apoiam. Contudo, desenhar Pokémons, exatamente por serem mais estilizados, pode ser uma forma de começar a treinar esse tipo de desenho.

Misturas Interessantes

Outro ponto interessante para quem busca dicas de desenho e está usando Pokémons como fonte de inspiração é a forma como os artistas responsáveis pelo design de personagens misturam vários animais diferentes para poder criar um visual único.

Peguemos, por exemplo, o Growlithe. Ele é um Pokémon canídeo quadrúpede. Contudo, apesar dessa descrição, ele possui um pelo que quase lembra uma juba, além de também ter listras escuras bem definidas. Geralmente não associamos tais características a cães ou seus parentes, mas sim a felídeos.

Contudo, o trabalho de desenvolvimento dos personagens vai mais além do que simplesmente juntar animais distintos. Os responsáveis pela franquia utilizam várias fontes de inspiração, mesclando, inclusive, características de animais, elementos e plantas em um mesmo ser. Esse é, por exemplo, o caso de vários Pokémons, como o Bulbassauro e suas evoluções.

Design Marcante

Ao analisarmos a forma como são construídos os designs do Pokémons, duas coisas chamam atenção. A primeira delas é um conceito que já abordamos em outros artigos: o Visual Distinto. A segunda é a funcionalidade de alguns elementos desses seres.

Visual Distinto é um conjunto de elementos pode ser utilizado na criação de um visual único, tornando, um personagem marcante. No caso dos Pokémons: suas cores, suas formas, tamanho dos olhos, por exemplo.

Em um mesmo universo, é importante trabalhar a variedade e a distinção de design dos personagens entre si. Em outras palavras, é fundamental criar diferenças significativas, para dar ao público um lembrete visual, de acordo com as características únicas de cada personagem, sem deixar de lado os aspectos que mostram que eles pertencem a um mesmo universo. Esses traços irão simbolizar o que cada personagem significa para o público.

dicas de desenho
Arte por Geraldo Araújo

No caso de Pokémon, o visual distinto dos personagens tenta passar a categoria de Pokémon a que ele pertence. Por exemplo, se ele é um Pokémon de água, fogo, planta, dragão, fantasma. Mas, ao mesmo tempo, diferencia os tipos entre si, e, do mesmo modo, distingue as evoluções de uma mesma espécie. Igualmente, a aparência do Pokémon pode fazer com que a audiência consiga inferir elementos sobre a sua personalidade.

Um bom indicativo de que seu personagem realmente possui um Visual Distinto e marcante é quando a audiência é capaz de identificá-lo apenas pela silhueta. No caso de Pokémon, mesmo tendo quase novecentos seres, eles são tão identificáveis pela silhueta que o próprio desenho que se inspirou nos jogos brinca com essa ideia através do quadro “Quem é esse Pokémon?”. Nele, se mostra a silhueta de um Pokémon e o espectador tenta adivinhar qual dos “monstrinhos de bolso” é aquele.

Funcionalidade

No caso da funcionalidade, grande parte dos Pokémons possui elementos do seu design relacionados com seus poderes. Um exemplo clássico são as bochechas vermelhas do Pikachu. Elas, obviamente, o deixam fofo e atrativo para o público. Contudo, os artistas também as conceberam como explicação para a fonte de concentração do seu poder elétrico.

Outro exemplo, conforme podem ver no vídeo abaixo, está nas fitas que compõem o visual do Sylveon, uma das evoluções do Eeve. As fitas são importantes para compor o elemento fofura do personagem, mas, ao mesmo tempo, possuem uma relação com os poderes desse Pokémon.

Conclusão

Portanto, ao desenhar Pokémons para ajudar no seu desenvolvimento como artista, uma das nossas dicas de desenho, é, sem dúvidas, prestar atenção nesses detalhes. Afinal, Pokémon é uma das franquias com os melhores e mais variados designs dentro da cultura pop.

E se você quiser se tornar um mestre no desenho, convidamos você a entrar em contato e conhecer nossos cursos!