Dica de Desenho: 10 formas de melhorar o seu!

Por: Carol Cunha 8 de abril, 2022

Dica de Desenho tanto para quem mora em BH quanto em outra cidade é o que não falta para nós da Casa dos Quadrinhos darmos.

Nossa escola, com mais de vinte anos de experiência já formou inúmeros artistas que atuam tanto no mercado nacional quanto internacional.

Estamos, portanto, sempre prontos para compartilhar nosso conhecimento com todos aqueles que almejam trabalhar de alguma forma com arte.

Sendo assim, destacamos aqui as 10 dicas de desenho mais populares de nossas redes sociais.

Aquecimento antes do desenho

Tanto para iniciantes nos estudos de desenho quanto para profissionais experientes, sempre é bom cuidar bem de nossas ferramentas de trabalho: as mãos e os pulsos.

Portanto, para evitar problemas de pulso é importante aprender como utilizar o cotovelo como suporte para desenhar.

Existem alguns exercícios que você pode fazer antes de começar a desenhar que podem tanto ajudar a prevenir lesões quanto melhorar o seu controle sobre os movimentos que aplica com o lápis ao desenhar.

Uma das atividades que você pode fazer com esse intuito consiste em pegar uma folha e, por exemplo, fazer círculos e elipses aleatórias de vários tamanhos, usando o cotovelo como base central.

Esse exercício também é um bom aquecimento para você soltar o traço antes de começar a desenhar para valer.

Dicas para desenhar olhos iguais

Está cansado de nunca conseguir desenhar o segundo olho do seu personagem parecido com o primeiro?  Vamos dar algumas dicas para você.

Antes de tudo, comece invertendo o seu desenho.  Se você estiver desenhando no meio digital, basta usar o recurso do programa que “flipa” a imagem para você e continuar o processo de criação.

Contudo, caso você prefira desenhar no papel, você pode virar a folha ao contrário e colocar contra a luz.  Desse modo você consegue ver o seu desenho invertido e, portanto, ao ver seu desenho invertido, vai ser capaz de enxergar alguns erros que não conseguia reparar antes, uma vez que seus olhos já se acostumaram com aquela imagem.

Segunda dica de desenho: mantenha os olhos dos personagens sempre alinhados. Parece ser algo complicado, entretanto é bem mais simples do que parece.

Você pode fazer isso colocando linhas paralelas sobre o rosto do personagem. Dessa forma, você consegue determinar com precisão onde começar e terminar seus olhos. Um detalhe importante e que você deve considerar o ângulo em que o personagem está para traçar essas linhas paralelas.

E, por último, sempre pratique com referências. Muitas vezes nós não conseguimos compreender como desenhar algo simplesmente porque não temos referência visual daquilo ou não temos prática com aquela coisa específica.

Alguns ângulos, por exemplo, podem ser extremamente difíceis de imaginar e, consequentemente, acaba levando a alguns erros bem frustrantes.  Portanto, a referência é a sua melhor amiga.

Rascunho com Lápis Azul

Alguns artistas costumam fazer seus esboços de desenho usando o lápis de cor azul. Existe uma razão para isso que vai além da questão do gosto pessoal.

O grafite azul é mais suave que o grafite profissional, portanto, quando escaneamos o desenho o azul pode acabar sumindo, ou, com ajustes no programa de tratamento de imagem é fácil apagá-lo, deixando só a lineart em preto.

Do mesmo modo, enquanto estamos fazendo o desenho, por ser mais claro que o grafite, o azul é mais fácil de apagar com a borracha.

Essa é uma dica de desenho que pode facilitar e muito a sua vida!

Grafite Colorido

Já falamos anteriormente sobre a dica de desenho com o grafite azul, mas quanto às outras cores de grafite colorido?

A mina colorida é mais difícil de borrar que o grafite preto, sendo, portanto, mais útil para quem é canhoto ou tem as mãos suadas.

Outra vantagem em usar mais de uma cor durante o seu processo de rascunho é permitir que você faça uma separação maior entre as áreas do seu desenho. Isso consequentemente te ajuda a focar no processo em partes.

Além disso, usar cores contrastantes como o vermelho por cima do azul te permite igualmente refinar um pouco mais o rascunho antes de passar a lineart definitiva.

E no final você tem um sketch bem mais colorido!

Como usar Lineart colorida

Estamos mais acostumados a ver desenhos sendo feitos com lineart em tinta preta, uma vez que esse é o estilo que grande parte dos artistas adota, contudo essa não é uma regra fixa.

Você pode experimentar e tentar igualmente fazer uma lineart colorida ou detalhes simples. Isso, consequentemente, pode afetar bastante a percepção do seu trabalho.

Usar tons vermelhos em composições quentes e azuis em composições mais frias também ajuda a manter a tonalidade consistente. Do mesmo modo, usar alguma cor já presente durante a pintura também ajuda a manter a paleta coesa.

Linearts coloridas podem também deixar seu desenho mais leve ou mesmo mais alegre, tudo depende da cor que você escolher e da sensação que você deseja transmitir com sua obra.

Usando fita crepe no processo de pintura

Uma dica preciosa de desenho é utilizar a fita crepe pode ser utilizada para fazer um tipo de moldura na hora de pintar. Contudo, você já pensou em também usá-la para ajudar diretamente na sua pintura?

Em outras palavras, a fita pode servir como um protetor para as áreas que você não quer que caia tinta.  Ela pode igualmente até ajudar a fazer padrões. Tudo depende da forma como você vai aplica-la nas áreas onde não deseja aplicar a tinta.

Basta usar a sua imaginação e esse pode ser um recurso bastante inventivo. Contudo, um lembrete importante: espere a tinta secar totalmente para puxar a fita ou seu trabalho terá sido em vão.

Outra dica legal é sempre puxar a fita crepe na diagonal e bem devagar para evitar rasgar o papel que está embaixo.

Dicas de Manchas na Aquarela

Técnicas de pintura em aquarela podem trazer resultados belíssimos. Muitas vezes uma mancha específica pode trazer um resultado interessante para a sua pintura.

Nessa dica de desenho vamos falar de possibilidade de conseguir diferentes tipos de mancha usando aquarela.

Quando preenchemos áreas com aquarela é comum o pigmento se aglomere em certas partes, e, para ter um efeito legal, você pode guiá-lo com um pincel.

Do mesmo modo, você pode também usar um pedaço de papel absorvente na folha úmida para fazer as manchas mais claras.

Para manchas mais pontuais, umedeça a área e encoste de leve o pincel com pigmento nos pontos que deseja.

Por último, você pode ainda espalhar sal grosso na tinta ainda úmida para conseguir um efeito de mancha bem diferentes. Entretanto, para conseguir um bom resultado, você precisa se lembrar de esperar que a tinta seque totalmente antes de remover os grãos.

Como usar máscara para aquarela

Quer aprender como deixar manchas brancas no desenho quando usar aquarela ou alguma outra técnica de tinta aguada? Para isso você pode simplesmente usar uma máscara para aquarela. A máscara é um látex protetor que a gente passa aonde não quer que pegue tinta no desenho. Basta esperar que ela seque totalmente antes de vir com a tinta.

A máscara é bem útil quando você tem que preencher grandes áreas pois ela protege os detalhes

Apesar de ser mais comum usar com aquarela e tintas aguadas, ela é igualmente útil com alguns tipos de caneta.

Não se esqueça de esperar tinta secar totalmente antes de puxar a máscara para ver o resultado final.

Dicas para colorir com lápis de cor

Colorir com lápis de cor pode ser mais desafiador do que parece a principio, exatamente por essa razão separamos algumas dicas de como proceder com esse material.

A primeira dica é sobre preenchimento. Se você quer que seu desenho tenha um preenchimento bom sem muitos pontos brancos, uma técnica legal é alternar a direção em que você está colorindo. Assim fica mais fácil preencher os pontos de luz branca que ficou na folha.

A segunda dica é controlar a quantidade de cor através da posição em que você segura o lápis. Se você segurar o lápis mais perto da ponta você consegue uma luz mais escura sem fazer muita força no papel. E se você segurar mais afastado, consegue uma cor bem mais clara. Dessa forma fica mais fácil de fazer degradê.

A terceira dica é “tenha paciência”.  Ter um bom resultado com lápis de cor requer que você tenha um tempinho preenchendo seu desenho.  Em outras palavras, tentar fazer um colorido rápido pode fazer com que seu desenho fique com muitos buracos na pintura. Portanto, para deixar tudo bem preenchido, é bom fazer tudo bem devagar e com muita paciência.

Dicas para sombrear com lápis de cor

Você já tentou sombrear algum desenho e percebeu que ele ficou sem muito volume ou com uma sensação de que está faltando alguma coisa?

Para dar vida ao seu desenho, uma das coisas mais importantes é saber de que direção vem a luz que está iluminando o objeto que você está ilustrando.

Desse modo você consegue saber exatamente onde a luz bate no seu objeto e, consequentemente, onde você poderá colocar as sombras.

A segunda dica é sobre degradês. Eles nos ajudam muito a ter uma percepção de profundidade nos objetos, pois você pode, por exemplo, deixar a cor mais clara onde a luz é mais forte no objeto e gradualmente reforçar a cor nas partes escuras.

A terceira dica é sobre como colocar sombra projetada. Em outras palavras, sombra projetada é a sombra que o objeto que você está desenhando projeta, por exemplo, no chão.

Conclusão

Esperamos que essas dicas ajudem vocês a treinar e melhorar as suas técnicas. Nossos cursos aqui em BH estão cheios de conteúdos aprofundados em várias vertentes artísticas, como pintura, perspectiva, desenho de figura humana ou histórias em quadrinhos.

A melhor dica de desenho para quem mora em BH é fazer um curso na Casa dos Quadrinhos!

Entre em contato conosco para saber mais detalhes!