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Curso Técnico em Artes Visuais

Por: Casa dos Quadrinhos

Trazendo para o papel suas próprias ideias

Este curso apresenta um conjunto de técnicas para criação e desenvolvimento de personagens com personalidade e design distintos. Ao fim do módulo o aluno estará inteirado de todos os aspectos necessários para que ele consiga, de forma independente, criar seus personagens com personalidade e características próprias.

O estudante também será capaz de criar uma narrativa e inserir suas criações em um universo coerente, desenvolvendo interação entre todos esses elementos, além de aprender como adaptar seus roteiros para a narrativa utilizada em HQs, games e cinema.

O aluno aprenderá todo o processo de criação de um roteiro completo (storyline, sinopse, argumento e cenas); construção de fichas dos personagens; assim como estudos para o desenvolvimento visual dos mesmos (concepts; Model Sheet: Giro – frente, perfil, ¾, costas; expressões faciais; expressões corporais; relação de tamanhoentre personagens; esquema de cores).

*Valor referente a 1 (um) semestre letivo.

*Consulte condições. Descontos NÃO cumulativos! 

Conteúdo

Módulo 1

Desenho de Perspectiva

  • Perspectiva Linear;
  • Objetos em perspectiva: Cubo, Armários, Escada, Tetris, Mesa;
  • Objetos em Equidistâncias, Círculo em Perspectiva, Objetos Ortogonais;
  • Cenários com 1, 2 e 3 pontos de fuga;
  • Planimetria;
  • Perspectiva Atmosférica;
  • Perspectiva em Curva;
  • Sombra Projetada.

Desenho de Observação

  • Aprimore sua percepção visual;
  • Construa objetos observados utilizando volume e texturas diversas.
  • Formas básicas;
  • Escala de tons;
  • Luz e Sombras;
  • Texturas (metal, madeira, vidro etc.)

Desenho de Figura Humana

  • Desenho da figura humana estática e em giro;
  • Figura humana em movimento;
  • Regra dos meios;
  • Proporção básica;
  • Proporção frente e costas;
  • Blocagem;
  • Desenho de rosto, frente, 3/4;
  • Desenho de rosto em várias etnias;
  • Desenho de corpo e rosto completo.

Composição e Teoria Cromática

  • Ponto focal;
  • Teoria da cor;
  • Uso de materiais variados;
  • Composição de uma cena;
  • Composição estática e dinâmica;
  • Escala de valor tonal;
  • Estudos em guache transparente e opaco;
  • Luz, sombra e profundidade com cor;
  • Gestalt.

História da Arte

  • O que é Arte?
  • Idade da pedra e bronze;
  • Idade antiga;
  • Idade média;
  • Renascimento;
  • Idade moderna;
  • Idade contemporânea.

Módulo 2

Roteiro e Criação de Personagens

  • Criar e contar histórias;
  • Desenvolver técnicas e ferramentas criativas para facilitar expressões de ideias, impressões e sensações, em suportes como cinema, tv e quadrinhos;
  • Criar roteiros a partir de uma situação, de um personagem e de uma mensagem;
  • Desenvolver personagens (seu mundo, seu passado, antagonistas e coadjuvantes);
  • O papel do roteirista em HQs, filmes, peças de teatro etc.
  • Como contar uma história analisando obras dos estúdios Disney;
  • A desenvolver premissas, argumentos e roteiros;
  • Utilizar a jornada do herói e a jornada da heroína em seus roteiros;
  • Criar conflitos em suas histórias;
  • Gêneros literários e cinematográficos;
  • Tirinhas e páginas dominicais;
  • Trabalhar ritmo;
  • Os principais arquétipos;
  • Utilizar mapa de referências;
  • Desenvolver poses e expressões para seu personagem;
  • Como formatar o roteiro;

Elementos da Narrativa Visual

  • Narrativa visual dentro de algumas mídias: histórias em quadrinhos, cinema e animação;
  • Elementos básicos do storyboard;
  • Como desenvolver layouts de páginas de quadrinhos a partir de roteiros;
  • Desenvolver atuação de personagens e estudos de poses;
  • Estudo da forma;
  • Regra dos terços;
  • Composição e perspectiva;
  • Sentido de leitura;
  • Composição em triângulos;
  • Área de respiro;
  • Narrativa clássica ou narrativa por omissão;
  • Planos e enquadramentos de cinema;
  • Montagem paralela;
  • Transição entre sequências;
  • Planos e contra planos;
  • Narrativa expressiva e narrativa de impacto.

Técnicas e Materiais de Desenho

  • Utilizar de forma consciente materiais diversos na execução de trabalhos artísticos;
  • Nanquim;
  • Finalização de ilustrações;
  • Nanquim aguado;
  • Canetas nanquim;
  • Hachuras;
  • Pontilhismo;
  • Aquarela;
  • Lápis de cor;
  • Pastel seco.

Desenho da Figura Humana 2

  • Trabalhar eixos de movimento;
  • Estudos sobre corpo humano em perspectiva;
  • Luz e sombra no corpo humano;
  • Desenho dramático;
  • Blocagem do corpo humano;
  • Composição anatômica;
  • Anatomia em movimento;
  • Expressão facial;
  • Expressão corporal;
  • Desenho do corpo humano sem referência.

Ateliê I – Escultura e Modelagem

  • Técnicas de escultura e modelagem de personagem;
  • Escultura e modelagem utilizando materiais como massa Durepóxi e oil clay.
  • Estudo da figura humana;
  • Conceitos para criação;
  • Construção anatômica;
  • Proporções e medidas anatômicas baseadas no estudo clássico;
  • Proporções humanas no modelo idealizado;
  • Utilizar a cabeça como unidade de medida;
  • Utilizar um esqueleto de arame para criar percepção de movimento em uma escultura estática;
  • Leitura e expressão corporal;
  • Volumetria em escultura;
  • Estudo de placas musculares;
  • Analisar um corpo humano em movimento;
  • Como dar naturalidade a um movimento;
  • Construção do crânio, placas do rosto;
  • Expressão facial;

Módulo 3

História dos Quadrinhos e Composição de Páginas

  • História dos Quadrinhos de Super Heróis Americanos;
  • História dos Quadrinhos Japoneses;
  • História dos Quadrinhos Europeus;
  • História dos Quadrinhos Brasileiros;
  • História dos Quadrinhos Underground e Independentes Americanos;
  • História dos Quadrinhos Mineiros;
  • Ponto Focal, Contraste de Luz, Linhas Direcionais, Uso de Cores;
  • Expressão Facial e Linguagem Corporal;
  • Timing, Balões, Onomatopeias, Decupagem da História;
  • Clareza e Intensidade como elementos de Páginas.

História e Fundamentos da Animação

  • Origens e pioneiros nas primeiras experiências animadas;
  • História da Animação norte-americana (Walt Disney, Warner Bros., MGM-Cartoons, UPA, Hanna-Barbera etc.);
  • Persistência da Retina;
  • Quadros por segundo;
  • Ciclos de animação;
  • Movimentos Ondulatórios;
  • Temporização e espaçamento;
  • Desenho Cartum;
  • Antecipação;
  • Arcos;
  • Aceleração e desaceleração;
  • Comprimir e esticar;
  • Desenho/Animação 2D Digital;
  • Movimento de articulações;
  • Edição de animações e sons;
  • Animação pose a pose;
  • Planos e enquadramentos em animação;
  • Model Sheets, lineup, poses e expressões.

3D/Computação Gráfica

  • Principais ferramentas e conceitos da Computação Gráfica Tridimensional;
  • Interface, conceito e potencial do software 3D Blender;
  • Modelagem Inorgânica;
  • Enquadramento e Composição de Cena;
  • Ambientação;
  • Iluminação;
  • Materiais e Texturas Procedurais
  • Modificadores;
  • Workflow (Planejamento, Modelagem, Ambientação, Shaders, Texturas e Render).

Ilustração Digital 1

  • Fundamentos, conceitos, ferramentas e técnicas básicas da pintura digital.
  • Criação, manipulação e tratamento de imagens;
  • Iluminação, valor tonal, cor e temperatura;
  • Volumetria;
  • Concept e thumbnails na elaboração de projetos;
  • Técnica de pintura com manchas e pincéis texturizados;
  • Design de personagem (silhueta, contraste, prancha de referências);
  • Lineart;
  • Materiais (reflexibilidade, valor base, texturas);
  • Perspectiva atmosférica;
  • Fazer lineart (blocagem, luz e sombra, renderização);
  • Iluminação de 3 pontos;
  • Desenho em vetor;
  • Pintura de paisagem (Landscape);
  • Técnicas de guache, aquarela e óleo digital;
  • Flating color, mask e cliplayer;

Ateliê II – Pintura e Ilustração

  • Técnica de aplicação de cores;
  • Concepção de cenários e personagens;
  • Teoria de Pintura Renascentista e Impressionista;
  • Escala tonal com valorização de Luz e Sombra;
  • Ambientação com ponto de luz representando horários do dia;
  • Planos e profundidade;
  • Profundidade de campo, cenários com ambientações e horários do dia;
  • Representar reflexos;
  • Reflexos na água;
  • Desenho de pinup ou retrato;
  • Ponto de luz em diferentes épocas do ano.

Módulo 4

Narrativa Visual/Prática

  • O curso irá apresentar ao estudante as etapas e possibilidades de organização de projetos em diferentes áreas das artes visuais;
  • Variações em estruturas e formas narrativas;
  • Criação de Personagens;
  • Linguagem corporal e expressão facial;
  • Interações entre personagens;
  • Elaboração de texto;
  • Como trazer seu espectador para dentro de sua imagem;
  • Escolher técnicas e suportes para finalização;
  • Desenvolver seu próprio projeto utilizando narrativa visual.

Animação/Prática

  • Tipos de desenhos numa animação: Key Poses, Breakdowns, Intermeios;
  • Tipos de exposição: Animação “by one”, “by two”, “by three”;
  • Criar animatics;
  • Editar sons;
  • Processos de criação de uma cena animada: Pencil test, tie-down, clean-up e colorização;
  • Layout de cenas;
  • Utilizar color scripts e thumbnails;
  • Backgrounds;
  • Animar utilizando perspectiva;
  • Mudar de expressão, “cartum take”;
  • Smear frames, múltiplos frames e blur;
  • Sincronismo labial;
  • Princípios de seguir adiante e sobreposição;
  • Poses, linhas de movimentos;
  • Animar utilizando desenho sólido e com silhuetas;
  • Rotoscopia e uso de movimentos como referência;
  • Principais movimentos de câmera (Travelling, Panorâmica, Zoom in, Zoom out, etc.);
  • Animar efeitos como raios, chuvas, vento, dentre outros;
  • Criar, editar e montar um curta de animação em todas as suas fases.

Editoração Digital e Saída de Imagens

  • Utilizar a tipografia;
  • Trabalhar com briefing;- Diagramar;
  • A criar identidade visual;
  • Planejar um portfólio;
  • Gestalt (teoria da forma);
  • Dar saída de imagens a partir do computador;
  • Montar um portfólio;

Ilustração Digital 2

  • Técnicas e procedimentos avançados no raciocínio de pintura digital;
  • Design e Composição;
  • Matte Painting;
  • Colorir páginas de HQs;
  • Trabalhar esboços utilizando silhueta e apelo visual;
  • Criar concepts utilizando curvas;
  • Como pintar um retrato;
  • Retratar usando personalidade e humor;
  • Como utilizar a luz para guiar o olhar;
  • Utilizar luz secundária, sombras profundas e pontos luminosos;
  • Design com tridimensionalidade;
  • Conceitos de comprimir e esticar trabalhados no design de um personagem;
  • Exagero e caricatura;
  • Técnicas e finalizações;
  • Pintar utilizando escalas de cinza;
  • Pós-produção, tratamento e ajustes de imagem.

Ilustração Editorial e Publicitária

  • Melhorar a percepção em relação a estética e acabamento;
  • Concept de cenário para ambientar games, animação, quadrinhos e ilustração em geral;
  • Aquarela aguada e máscara liquida;
  • Escala tonal;
  • Aquarela aguada chapada;
  • Planos e profundidade;
  • Construir personagens;
  • Cores e temperatura corporal;
  • Círculo cromático;
  • Cores em diferentes épocas do ano;
  • Pinup de corpo inteiro;
  • Cor na sombra;
  • Usar cores para transmitir emoções (raiva, tristeza, etc.)

Mercado de Trabalho

  • Mercado para ilustradores e roteiristas no Brasil;
  • Montar e vender seu projeto utilizando sites como o Catarse;
  • Mercado de estátuas e colecionáveis;
  • Mercado de modelos e impressão 3D;
  • Quadrinhos na DC Comics;
  • Contínuo crescimento de portfólio;
  • Quadrinhos na Marvel;
  • Dos quadrinhos para a animação;
  • Mercados de games, animação, cinema e publicidade;
  • Ilustrar para cards, RPG e boards games;
  • Aprender sobre direito autoral, licenciamento e royalties;
  • Análise e dicas de portfólio.

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Dúvidas frequentes

Todos os nossos professores tem uma extensa qualificação artística, estão sempre em aprimoramento contínuo, além de possuírem grande experiência de mercado, incluindo trabalhos para grandes editoras nacionais e internacionais de quadrinhos como a Mauricio de Sousa Produções, Marvel e DC Comics, assim como animações e ilustrações premiadas em diversos festivais. 

Somos uma das mais tradicionais escolas de Animação, Quadrinhos, Ilustração, 3D, Escultura e Pintura Digital do país, com mais de 20 disciplinas refinadas ao longo de 20 anos de experiência. A Casa é referência no ensino de técnicas artísticas, nos destacamos pela didática diferenciada, aliando o ensino de artes visuais com as novidades desse mercado para a próxima década. A Casa possui um corpo docente bem estruturado e altamente qualificado, além de uma avançada metodologia de ensino que reflete as principais tendências das escolas de artes no mundo.

Acreditamos que sim. Mas, caso deseje, nossa equipe está disponível para conversar e tirar todas as suas dúvidas. Assim você fará a melhor escolha. Basta entrar em ‘Contato’.

Ao concluir o curso Técnico, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Artes Visuais. Ao concluir os demais cursos o aluno recebe o Certificado de Conclusão.

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Nossos cursos abarcam a possibilidade de trabalho dentro de vários nichos como, por exemplo, os mercados editorial, de ilustração, de quadrinhos, animação e games (jogos eletrônicos). São setores em crescimento contínuo, tanto no mercado nacional quanto internacional, potencializando possibilidades na futura carreira do profissional de Artes Visuais.  A aplicação específica depende do curso escolhido.

Cursos em destaques

Cursos regulares

Ilustração Digital e Digitalização de Imagens

Aprenda técnicas digitais do básico até o avançado

Duração

1 semestre letivo

Pré-Requisitos

Nenhum
Parcelas a partir de:

R$233,77

R$299,90

Cursos para crianças

Arte para Crianças

Introdução ao Desenho Artístico para o público infantil

Duração

30 horas semestrais

Pré-Requisitos

Nenhum
Parcelas a partir de:

R$175,00

R$199,90

Cursos regulares

Escultura e Modelagem

Aprenda passo a passo as técnicas de produção

Duração

1 semestre letivo

Pré-Requisitos

Nenhum
Parcelas a partir de:

R$229,75

R$249,90

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