Curso de desenho: A importância das formas geométricas

Por: Carol Cunha 25 de fevereiro, 2022

Uma das aulas mais importantes em um curso de desenho é aquela que mostra a importância das figuras geométricas na criação de ilustrações, e, em particular, personagens.

Em outras palavras, se você olhar para o mundo ao seu redor, verá que tudo – inclusive os humanos – pode ser dividido em diferentes formas geométricas.  Ou seja, tudo a nossa volta pode ser simplificado a partir de três formas básicas: o  círculo, o triângulo e o quadrado.

Por isso, um bom exercíco para descobrir como desenhar as coisas é pegarl algum personagem ou objeto e tentar redizi-lo a essas formas básicas. Desse modo, como formos reconstruir esse objeto ou personagem, vai ser bem mais fácil.

Um bom curso de desenho vai te mostrar como as formas geométricas e linhas simples podem ajudá-lo a desenhar uma variedade de pessoas, tanto em estilo cartoon – que é mais óbvio – quanto realista. Tudo isso através de um processo que chamamos de blocagem.

Podemos, portanto, utilizar círculos, quadrados e triângulos tanto para criar objetos e cenários quanto também dar personalidades distintas aos seus personagens.

Linguagem das Formas

curso de desenho

Alguns teóricos utlizam o termo linguagem das formas ou shape language para para comunicar significado com base nessas  formas com as quais estamos familiarizados.

Em  outras palavras, quando usamos no design de personagens, objetos e planos de fundo, essas formas podem contar uma história, mostrar personalidade e provocar uma resposta emocional no espectador sem usar palavras.

Existem, de forma inconsciente, certos significados que nos atribuímos a determinadas formas.

Por exemplo:

Círculo – Macio, mole, inofensivo, acessível, mutável.

Quadrado – Sólido, robusto, forte, suporte, confiável, inflexível.

Triângulo – afiado, sagaz, dinâmico, perigoso, imprevisível.

Portanto, no curso de desenho, o aluno aprende como aplicar esses significados tanto na construção quanto na criação de personagens,

Entretanto, na maioria das vezes, especialmente quando focamos no realismo, ao desenhar a cabeça e o corpo de uma figura, estamos combinando essas formas.

Círculos e Elipses

Círculos e elipse são bastante versáteis e uma das formas que mais podemos usar na criação de um personagem.

Por exemplo, colocando uma elipse dentro de um círculo, você pode criar um olho simples de desenho animado. Da mesma forma, uma elipse pode servir de base para uma cabeça voltada para a frente, ou uma elipse e um círculo juntos podem criar a forma de uma cabeça em vista de três quartos.

Em outras palavras,  círculos e ovais são ótimos para usar em rostos amigáveis. Do mesmo modo, você também pode tentar usá-los em diferentes partes do corpo, roupas e cabelos para mostrar o mesmo sentimento amigável.

Em suma, as formas arredondadas dão ao seu personagem uma aparência mais suave e comportamento.  Geralmente os desenhistas usam essas formas em personagens amigáveis, como, por exemplo, crianças e bichinhos.

Como os círculos são formas orgânicas e naturais, ao arredondar as bordas e adicionar curvas,  evocamos uma sensação calorosa e acolhedora.

Contudo, podem existir  personagens circulares e arredondados que são na verdade o antagonista. Você pode usar formas circulares de proposital e enganar o público sobre quem é o personagem.  Outra questão que o uso de círculos aos vilões pode implicar é que eles não precisam parecer perigosos para serem perigosos.

Um bom exemplo de personagem de vilão que usa formas redondas para enganar o público é o Lotso de Toy Story 3

Quadrados e Retângulos

Em um curso de desenho você vai aprender como quadrados e retângulos podem fazer com que um personagem parece mais forte e rígido.

As formas quadradas são particularmente úteis para criar formas sólidas como torsos, ombros, mandíbulas, pernas e mãos.

Um quadrado , por exemplo, é bastante semelhante ao formato da palma de uma pessoa, e os dedos podem ser simplificados para um retângulo. Assim, você pode criar uma mão estilizada anexando dedos retangulares e um polegar ao quadrado.

Da mesma forma, você pode fazer um punho dividindo um quadrado horizontalmente e seccionando o retângulo superior em quatro dedos. Em seguida, você pode adicionar um polegar ao lado, adicionando três retângulos unidos.

Se você usar essas formas para desenhar as cabeças e os rostos de seus personagens, verá que eles parecerão mais rígidos. É por isso que eles são, portanto, frequentemente usados para tipos mais severos de personagens.

Um exemplo bastante marcante nos últimos tempos é o personagem Samurai Jack, da série homônima, que possui o rosto quadrado. Combina perfeitamente com a sua personalidade focada nos preceitos austeros dos samurais e no senso de honra inabalável do personagem.

Triângulos

curso de desenho

Embora quadrados e círculos sejam suas formas usuais ao desenhar personagens, os triângulos também possuem seus usos. Por exemplo, eles podem ser narizes simples para seus personagens. Isso pode ser feito esboçando um triângulo e apagando um lado ou usando a forma inteira.

Do mesmo modo, nada impede que um personagem possa ter elementos triângulares em seu design. Os triângulos são afiados . Portanto, aplicar ou exagerar no tamanho e comprimento dessas formas pode aumentar o medo e transformar o quão ameaçador é o personagem.

A Disney costuma utilizar esse princípio de formas pontiagudas em seus vilões, como,  por exemplo, Jafar de Alladdin, Hades de Hércules ou Cruella De Vil de 101 Dalmatas.

Contudo, essas formas nem sempre significam que as coisas estão ruins. Muitas formas triangulares em um objeto podem aludir à sua força. Triângulos em um personagem nem sempre significam que ele é um vilão.

 Eles podem ter espinhos em suas roupas para proteção como um guerreiro, ou pontos em seus cabelos ou rosto porque são intelectualmente afiados . Por exemplo, a Pérola de Steve Universe é uma personagem que não é vilá e possuí formas triangulares sem ser uma vilã, mas por ser sagaz e inteligente.

Além disso, os triângulos são formas eficazes para criar pés ou sapatos de vários ângulos diferentes. Tente esboçar um triângulo isósceles e preenchê-lo com detalhes para torná-lo um tênis ou uma sapatilha.

Aplicações em conjunto

curso de desenho

Em um curso de desenho você vai aprender também a esboçar o corpo de uma pessoa, construindo através de diferentes formas. Como já mencionamos, a estratégia ajudaá você a entender as proporções em um nível fundamental e facilitará o ajuste antes que você esteja em uma etapa mais avançada.

Vários personagens são junções de várias formas. Por exemplo, Garnet, de Steven Universe, possui uma cabeça quadrada com bordas arredondadas, mas seu corpo é composto de formas circulares. Esse design demonstra a dualidade da personagem, que é séria e rígida, porém extramamente amorosa.

Outro bom exemplo de formas misturadas são os designs de Carl e Ellie Fredricksen da animação Up, da Pixar. Ele, com seu visual quadrado, remete à rigidez, introspecção. Já Ellie, com seus traços arredondados seria alguém mais suave e adaptável. Um acaba balanceando o outro, trazendo um equilíbrio, e os tornando um casal perfeito.

  Em suma, formas geométricas são importantes na aprendizagem de desenho. Pensando nisso, a Casa dos Quadrinhos trabalha com esses preceitos tanto no curso de Arte para Crianças quanto no curso de Desenho Artístico Completo e Curso Técnico.

Entre em contato conosco e conheça nossos cursos!