Vitor Cafaggi: Conheça sua trajetória

Por: Carol Cunha 22 de julho, 2022

Vitor Cafaggi é, sem dúvidas, um dos quadrinistas mais bem sucedidos da história das HQs brasileiras.

Ele também foi professor de Narrativa Visual e de Roteiro e Criação de Personagens na Casa dos Quadrinhos.

Vitor também ganhou várias vezes o troféu HQ Mix, maior prêmio de quadrinhos do Brasil, por sua excelência em arte em quadrinhos.

Ele se formou em desenho industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2002.

Puny Parker

Vitor começou sua carreira publicando uma série de tirinhas online no blog Puny Parker. Ele contava as aventuras de Peter Parker, também conhecemos como Homem-Aranha, nos seus tempos de criança. E contava igualmente com a participação de diversos personagens da Marvel, como, por exemplo, Mary Jane Watson, Gwen Stacy, Homem de Gelo, entre outros.

O blog, enfim. se tornou bastante popular e, pouco tempo depois, o convidaram para participar do especial Maurício 50 anos, no qual fez uma sensível e bela história que o Chico Bento estrelou.

Valente

Começou igualmente a escrever e desenhar as tirinhas para o jornal O Globo. Em um mundo antropomórfico, Valente trazia as desventuras amorosas do protagonista de mesmo nome da tira. O personagem era um adolescente passando por o período de transição entre o ensino médio e adolescência. Em suma, descobrindo novos amores, conhecendo novos amigos, jogando RPG e tentando encontrar o seu lugar no mundo.  

Valente foi transformado em jogo de tabuleiro e foi igualmente publicado no mercado americano com o nome de Vincent.

Em 2011, quando fazia parte do coletivo de quadrinhos Pandemônio, lançou no Festival Internacional de Quadrinhos a revista Duotone.

Turma da Mônica

Contudo Vitor ganhou grande notoriedade graças às suas versões da Turma da Mônica, no selo MSP, ao lado da sua irmã Lu Cafaggi.

Laços

A primeira delas, Laços, saiu em 2013, e teve seu lançamento em Belo Horizonte, feito no Espaço Cultural da Casa dos Quadrinhos.  Do mesmo modo, a Casa foi responsável por uma exposição Além de Laços, que contava com os originais dos artistas da graphic novel, mostrando, portanto, o processo de criação dos irmãos.

Laços traz as aventuras da turminha tentando encontrar o Floquinho, o cachorro do Cebolinha que desapareceu. Ela foi a segunda HQ que lançaram com o selo MSP, sendo recordista de vendas.

Lições

Dois anos depois, foi a vez de lançar a continuação, que batizaram com o nome de Lições, na qual a Mônica precisa se separar de seus amigos, e, portanto, mostra as consequências desse fato.

Do mesmo modo, o lançamento em Belo Horizonte se realizou na Casa dos Quadrinhos, sendo, enfim, um dos maiores números de visitantes de todos os eventos que a escola já organizou.

Lembranças

Em 2013, veio a sequência Lembranças, cuja história mostra como tanto a Mônica quanto o Cebolinha precisam aprender a lidar com o bullying de alguns de seus colegas.

A primeira mini-feira da Casa foi a ocasião na qual organizamos o lançamento de Lembranças em Belo Horizonte.

Cinema

Com o grande retorno do público, decidiram lançar as adaptações para o cinema tanto de Laços quanto de Lições. A Casa dos Quadrinhos também esteve presente na pré-estreia que contou com a participação do próprio Maurício de Sousa.

Recentemente Lições foi indicado ao CCXP Awards, premiação que reúne o que há de melhor na cultura pop e geek brasileira.

Franjinha

Agora, mais uma vez, a Casa dos Quadrinhos está junto com Vitor Cafaggi em mais um lançamento de uma graphic MSP, no sábado, 23 de julho, a partir das 14 horas.

Franjinha: Contato é o mais recente trabalho do autor. Ela é a 31ª Graphic MSP da Maurício de Sousa Produções. Uma história sobre amadurecimento e sobre como seguir seus próprios sonhos não significa se apegar à infância.

Convidamos todos para participar do evento, e, também, conhecer a nossa escola.