Troféu HQ Mix: Contos da Calango

Por: Carol Cunha 11 de outubro, 2022

O Troféu HQ Mix é, sem dúvidas, um dos prêmios mais importantes no que diz respeito ao cenário dos quadrinhos brasileiros. O Troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e afins.

Com o tempo foi crescendo e se tornando a grande referência que é atualmente. Professores e ex-alunos da Casa foram, inclusive, indicados e/ou premiados, como, por exemplo, Fabiana Signorini – que concorre este ano como colorista por Escafandro: Z – A Marca da Liberdade.

Este ano foi a vez do nosso diretor, Cristiano Seixas, junto com a maravilhosa equipe de Contos da Calango, receber a indicação para Publicação Independente em Edição Única.

Abaixo, Cris Seixas fala sobre o Troféu HQ Mix e todo o processo de produção da obra.

*Como está sendo para você ter uma indicação para o Troféu HQ Mix?

Antes de tudo, para mim, é mais que um sonho uma indicação para o Troféu HQ Mix, pois eu sempre acompanhei a história do Troféu, desde que era fã de quadrinhos e sonhava trabalhar com isto desde a adolescência, quando fazia fanzines.
Depois, ao entrar neste mercado, sempre via amigos e profissionais com indicações  ou ganhando um troféu. Contudo como eu sempre trabalhei muito nos bastidores dos quadrinhos, para mim era algo distante do meu dia a dia, e, portanto, o meu nome estar diretamente envolvido nas indicações foi estranho, mas é ótimo, ainda mais que é uma indicação na verdade coletiva, né?

Desse modo, apesar de constar como co-criador e editor, e roteirista de quatro das cinco histórias, é muito legal por saber que são, enfim, vários artistas indicados dentro desta edição da Contos da Calango. 

*Como foi o processo de criação de Contos da Calango?

O processo de criação de Contos da Calango veio desde a ideia do game para celular, quando a gente ganhou o prêmio KOHQ2 do SP Cine e fomos co-vencedores.

Portanto, nos vimos na obrigação de desenvolver de forma mais consistente o universo dos personagens que a gente não tinha.

Desse modo, nesse universo, para ser feito para o game precisou de uma expansão, a gente foi achando cada vez mais interessante as possibilidades de background. Especialmente devido à enorme pesquisa, e suas referências. Sendo assim, foi ficando um universo bem brasileiro. Portanto, a gente viu que queria fazer uma revista que não fosse só a história da nossa protagonista, mas igualmente de histórias paralelas que também teriam muita força e valeria a pena que contássemos.

Da mesma maneira, nas histórias de Contos da Calango, a gente também achou que outras vozes poderiam ajudar a contar essas histórias.  Portanto, surgiu a ideia de convidar outros artistas para contar histórias dentro deste universo brasileiro de ficção realista, como gosto de descrever.

*Como você acha que cada artista contribuiu para o conjunto geral da obra?

Nós escolhemos seis artistas para contarem cinco histórias junto comigo (Alexandre Tso, Acir Piragibe, Igor Cicarini, Guilherme Balbi). Sendo que foram duas mulheres (Jane Carmen, Monica Toledo) que fizeram a história de fechamento da edição, e a única com a protagonista principal.

Antes de tudo, a ideia foi escolher cada artista com perfil bem distinto para se encaixar em regiões diferentes do universo da Calango, onde desenvolvi os roteiros abertos, no estilo clássico do Stan Lee. Posteriormente conversei de cada um roteiro com cada artista que desenvolvia o quadrinho comigo e, desse modo, depois a gente voltava no final e refinava história. Finalmente eu fechava os textos e balonamento, para poder cada uma tem uma característica bem especial e diferente uma da outra.

*Qual a importância do Troféu HQ Mix para o cenário das HQs brasileiras, especialmente as independentes?

Eu acho que o troféu HQ Mix ele é essencial para que os quadrinistas brasileiros. E não só para firmarem as nossas HQ como uma produção grande, extensa e significativa no cenário Mundial, mas igualmente para auto afirmação dos nossos artistas. Em outras palavras, para eles saberem que tem essa qualidade de nível Internacional e que é uma produção contínua e crescente.

E é legal que agora também tem outras premiações, né? Enfim, a gente tem pelo menos mais duas premiações grandes e espero que elas cresçam.

Em suma, essas ações são importantes não só pelo reconhecimento, mas elas ajudam igualmente os artistas a terem mais motivação para continuidade de seu trabalho, que vão além do público e além do financeiro. Enquanto isso, vamos comemorando a indicação e produzindo mais.