Tecnologia no ensino das Artes
Tecnologia que ajuda no ensino das artes não é nenhuma novidade, pois o desenvolvimento da tecnologia sempre caminhou lado a lado com conceitos artísticos e mudou a forma como se cria e se compartilha a arte.
Tecnologia – Aliada das Artes
Em vez de olhar para a tecnologia como uma forma de substituir a arte tradicional, deve-se perguntar como usá-la para aprimorar o processo de criação artística.
Historicamente, desenho, pintura e escultura têm sido as disciplinas básicas na educação em artes visuais. Mas agora, temos aplicativos de tecnologia como o programa Clip Studio Paint, sistemas de renderização 3D e impressoras sendo os padrões no mercado artístico. Portanto, estes também são importantes para uma formação mais completa do aluno.
Alunos de todas as idades estão usando tablets e telefones para esboçar, desenhar e pintar. Desse modo, para os professores de arte, essa tecnologia está promovendo as habilidades de aprendizagem dos alunos. Em suma, está aumentando o envolvimento dos alunos em espaços de arte.
Dessa forma, usar essas ferramentas de tecnologia no ensino de artes para beneficiar os alunos educacionalmente pode ser uma maneira fantástica de envolvê-los em pesquisas para projetos de classe.
Em outras palavras, as ferramentas de tecnologia no ensino das artes podem oferecer aos alunos uma maneira de fazer arte com mais rapidez e eficácia. Portanto, combinar as artes com a tecnologia pode criar maneiras novas e empolgantes de manter o engajamento e a motivação dos alunos no processo de aprendizagem.
Desse modo, muitos alunos estão descobrindo que o uso de recursos tecnológicos é uma experiência tão gratificante quanto as práticas tradicionais. Portanto, os professores que conseguem integrar o uso da tecnologia no ensino das artes, tanto tradicional, quanto digital, estão ampliando os recursos com os quais os alunos passam se utilizar em suas produções.
Usos da Tecnologia no Ensino das Artes
Existem, enfim, diversas formas de usar a tecnologia para transformar obras de arte digitalmente. Uma delas é, por exemplo, a manipulação digital, na qual artistas utilizam técnicas e métodos para alterar uma obra de arte tradicional e alcançar novos resultados. Embora essa técnica seja frequente em manipulação de fotos, pode-se igualmente aplicá-la em desenhos ou pinturas que os alunos criaram.
Uma forma simples do uso da tecnologia em sala de aula pode ser o uso responsável do celular. Por exemplo, um exercício no qual os alunos fazem desenhos de natureza morta a lápis, para ajudá-los a interpretar visualmente objetos coloridos de natureza morta em gradações em preto e branco. Nele, os alunos podem tirar fotos em preto e branco com seus telefones para usar como referência.
Outra maneira simples de transformar uma obra de arte é dando vida a ela com animação. Usando técnicas básicas, os alunos podem criar animações a partir de qualquer pintura ou desenho. Do mesmo modo, eles podem se aprofundar no processo de técnicas de animação, dando vazão a sua criatividade.
Boas Ferramentas
As mesas de luz são uma tecnologia importante em animação, especialmente na animação tradicional em papel. Os alunos podem usar as mesas de luz para desenhar quadros adicionais que fazem parte de uma sequência de animação. A mesa de luz também ajuda a garantir que os desenhos sejam precisos e consistentes em toda a sequência de animação.
Do mesmo modo, as mesas de luz são uma ferramenta muito útil para artistas que desejam refinar seus desenhos e trabalhar nos detalhes. Elas são especialmente úteis para quem trabalha com mídias tradicionais, como lápis, canetas ou tintas. Isso torna mais fácil para o aluno ver o desenho original e, em seguida, desenhar ou pintar sobre ele em um novo pedaço de papel, criando uma versão melhor do desenho original.
O uso da tecnologia como ferramenta permite que os artistas movam objetos em uma criação digital para encontrar a melhor composição. Além de terem a vantagem de poder desfazer alterações caso o resultado não saia conforme se planejou.
A impressão 3D pode ser igualmente uma ferramenta interessante para explorar o design escultural. Portanto, usando essa tecnologia juntamente com materiais artísticos, os alunos podem transformar designs 2D em criações 3D.
Outra ferramenta tecnológica cada vez mais importante é a mesa digital. Ela é uma ferramenta mais confortável e precisa do que o mouse, desse modo permitindo maior controle sobre os traços e a inclinação da mão.
Além disso, a ilustração digital oferece uma variedade de opções para escolhas de cores, pincéis e sobreposição de camadas, tornando o trabalho mais fácil e rápido.
Uma mesa digital é igualmente uma excelente ajuda na modelagem tridimensional, oferecendo maior controle e precisão na criação de modelos 3D. Tanto no Blender quanto no ZBrush, ou em outro software de modelagem tridimensional. Com ela, é possível ajustar com mais precisão a forma e o tamanho dos elementos, tornando o processo mais prático e ligeiro.
Tecnologia na Casa dos Quadrinhos
Todas as salas da Casa dos Quadrinhos contam com computadores e telas como recurso de apoio áudio visual para os professores em as nossas aulas. Do mesmo modo, a escola possui duas salas com computadores para uso dos alunos.
A Casa dos Quadrinhos também possui outros recursos tecnológicos para auxiliar no ensino das artes, como, por exemplo, modelos anatômicos e esqueletos, além de mesas de luz modernas e resistentes.
No entanto, a escola se destaca por oferecer algo ainda mais avançado: mesas digitais com display (HUION) para cada aluno em seus cursos livres e técnico. Essa tecnologia está presente em todas as aulas de Pintura Digital, 3D/Blender, Animação e Modelagem Digital, proporcionando aos alunos uma experiência mais precisa e confortável durante o estudo.
Além disso, os cursos de Escultura Digital também oferecem aos alunos a oportunidade de imprimir suas peças com uma impressora 3D, abrindo um mundo de possibilidades para a criação e finalização de suas obras.
A Casa dos Quadrinhos tem o compromisso de oferecer aos seus alunos as ferramentas mais avançadas para o desenvolvimento de suas habilidades artísticas. Com mesas digitais com display e impressoras 3D, a escola está na vanguarda do uso da tecnologia no ensino das artes. Isso permite que seus alunos tenham uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e sejam capazes de criar obras de arte ainda mais impressionantes.