Takara Cards: Conheça esse empolgante jogo de batalha

Por: Carol Cunha 19 de maio, 2023

Takara Cards é, antes de tudo, um emocionante jogo que combina elementos de deckbuilding com RPG e combate tático. Tudo isso através do uso de cartas em um grid de 3 por 3.

Ele é uma produção do selo de games indie Post Mortem Pixels. Seus responsáveis são o ex-aluno e ex-professor da Casa dos Quadrinhos Filipe Dilly e do ex-professor Daniel Lima, atualmente professor do curso de Jogos Digitais da PUC Minas.

Takara Games na nossa exposição

Takara Cards é igualmente um dos destaques da exposição “Muito Além dos Quadrinhos”, que começa a partir do dia 23 de maio de 2023 (terça-feira), no espaço cultural da Casa dos Quadrinhos.

Com entrada franca, a mostra reunirá mais de 30 peças, como, por exemplo, artes originais, impressões inéditas, material histórico, esculturas e jogos que dialogam com os quadrinhos. Tudo feito por artistas com passagens pela escola.

Sobre o Jogo

Além de Dilly e Daniel Lima, a equipe de criação de Takara Cards conta com Keiko Kawati (direção de arte, pintura e concepts) e Bruno Ito (música).

 A temática do jogo envolve uma mistura de elementos de ficção científica, viagem espacial e fantasia medieval, com a presença de, por exemplo, anões, elfos, fadas, goblins, dragões..

No enredo, o jogador assume o papel de um cadete em uma missão para localizar e resgatar um objeto de valor que os dragões roubaram. Portanto, algo de extrema importância para a Federação.

A perseguição aos dragões pelo cosmos é uma tarefa desafiadora, na qual o jogador terá que enfrentar diversos obstáculos. Além de interagir com facções e eventos, aprender novas cartas de manobra, adquirir equipamentos para a nave, entre outros. Desse modo, cada aventura espacial oferece uma série de desafios e eventos únicos.

Com mais de 70 cartas e 34 unidades únicas disponíveis, os jogadores têm, portanto, uma variedade de opções tanto para personalizar seus baralhos quanto para aprimorar suas habilidades de combate.

Influências

O jogo teve inspiração nos animes dos anos 90, com a clássica dublagem da extinta e saudosa TV Manchete, como, por exemplo, do divertidíssimo YuYu Hakushô .

Ou seja, grande parte do humor, tom do texto e diálogos presentes no jogo são igualmente influenciados por essa época. Exatamente por isso, o texto e os diálogos foram feitos primeiramente em português, para apenas depois adaptarem para o inglês.  

Essas referências podem ser igualmente notadas na atmosfera das batalhas, nas poses dos personagens, no design das naves e na interface do jogo.

Tudo isso traz à tona memórias afetuosas para os jogadores que cresceram assistindo a essas séries.

Criação de Personagem e Karma

Uma das características mais interessantes do jogo é, sem dúvidas, a criação do personagem. Os jogadores têm a liberdade de escolher sua raça, aparência, suas cartas de manobra, atributos e reputações, moldando seu personagem de acordo com seu estilo de jogo preferido. Cada decisão influencia diretamente o desempenho do personagem e da nave, adicionando uma camada adicional de estratégia ao jogo.

O sistema de Karma Exotérico é outro aspecto inovador do jogo. O karma influencia tanto o personagem quanto a nave, alterando seus atributos e desencadeando eventos específicos. Portanto, os jogadores devem estar atentos às suas ações, pois cada escolha afetará seu destino e o rumo da história.

Essas reputações são responsáveis por atrair mais eventos, criando um ciclo em que cada decisão tomada pelo jogador tem suas consequências.

Combate

O loop de jogo consiste em navegar por duas telas principais: a cabine da nave e o combate tático. Na cabine, o jogador interage com eventos de diversas facções, ganha novas cartas e reputações, além de participar da economia do jogo coletando recursos no tabuleiro de combate. Por fim, o jogador escolhe um destino no painel de salto que o leva para o próximo combate.

O combate ocorre por turnos, onde o jogador utiliza suas cartas para destruir o maior número de inimigos possível. Sempre que todos os inimigos são derrotados, novos surgem. E quando o jogador não possui mais condições de agir, é a vez dos inimigos agirem. Um salto é concluído quando todos os inimigos são destruídos ou quando o número de turnos se esgota.

A progressão do jogo ocorre conforme o acúmulo de reputações, manobras e equipamentos, todos representados na forma de cartas. A cada salto realizado, o personagem se aproxima cada vez mais do chefe final do jogo, a “Nave Mãe dos Dragões”. O objetivo principal é obter o melhor desempenho possível no tabuleiro de combate.

Conclusão

Gostou? Pois venha ver Takara Cards em nossa exposição.

Além de Takara Cards, no espaço dedicado aos jogos digitais, o grupo de estudos da PUC Minas, junto com seu coordenador Daniel Lima, vai apresentar as múltiplas possibilidades criativas em games educativos, publicitários e comerciais para diferentes dispositivos (smartphones, tablets, computadores pessoais, web e consoles.

Para saber mais sobre nossa exposição, basta entrar em contato.

“Muito Além dos Quadrinhos” é a primeira de uma série de eventos que vão culminar na 6ª edição da
CDQ CON.

 E quem quiser conhecer mais de Takara Cards, é só visitar sua página na Steam.