Super Mario Bros – O Filme e sua ambientação

Por: Carol Cunha 17 de abril, 2023

Super Mario Bros – O Filme estreou nos cinemas já superando positivamente todas as previsões de bilheteria, alcançando, portanto, um lucro maior do que se esperava.

A história da animação traz os encanadores Mario (Chris Pratt) e Luigi (Charlie Day) que se separam quando, por acaso, vão parar em um reino mágico. Mario cai no fantástico Reino Cogumelo (Mushroom Kingdom), cuja regente é a Princesa Peach (Anna Taylor-Joy), enquanto Luigi aterrissa no Mundo das Sombras, do terrível rei Bowser (Jack Black).

A ambientação de Super Mario Bros – O filme foi completamente feita para transmitir a atmosfera dos jogos para a tela grande. Desde a escolha da paleta de cores até os mínimos detalhes nos cenários, tudo foi pensado não somente para imitar os jogos mais recentes, mas para igualmente prestar homenagem aos jogos mais antigos. Portanto, como resultado, foi criado um mundo extremamente rico e crível, especialmente para os fãs mais apaixonados da franquia.

Atenção: O texto contém alguns spoilers de Super Mario Bros – O filme.

Brooklyn

Ao início do filme Super Mario Bros., Mario e Luigi ainda moram no Brooklyn e não têm conhecimento da existência de um reino mágico habitado por cogumelos vivos, gorilas falantes, pinguins raivosos e tartarugas aterrorizantes. Contudo, isso não significa que essa parte do filme não tenha em seus cenários o mesmo cuidado dos demais ambientes do filme, uma vez que a influência da Nintendo é evidente em cada canto que se olha.

Desde a pizzaria que recebeu o nome do jogo Punch-Out, passando por o quadro do pato de Duck Hunt até um fliperama Jump Man, que é o nome original do Mario no jogo Donkey Kong de 1981.

Do mesmo modo, no comercial que os irmãos encanadores fizeram para TV, eles aparecem com capas, como aquelas que vimos no Super Mario World de 1990, onde pegar um Power-up Feather que dá ao jogador habilidades de planeio.

Posteriormente, saindo da pizzaria, podemos ver uma lanchonete com a forma dos castelos de Super Mario Bros de 1985. Além disso, toda a sequência em que Luigi e Mario atravessam um canteiro de obras para ir para a casa de uma cliente se assemelha ao primeiro estágio do mesmo jogo.

Na casa de Mario e Luigi, os realizadores do filme igualmente incluíram vários detalhes interessantes no ambiente. Por exemplo, em um dado momento, Mario está jogando o antigo jogo Kid Icarus, de 1986, que se baseia em mitologia grega. Do mesmo modo, no quarto podemos ver tanto uma maquete da nave da franquia Star Fox quanto um pôster do Falcon, herói de F-Zero.

Reino Cogumelo

Em seguida, durante um passeio pelas ruas do Mushroom Kingdom, Mario se depara com uma Crazy Cap Store, que surgiu em Super Mario Odyssey. Além disso, há uma loja de antiguidades que exibe alguns itens notáveis, como, por exemplo, a Boomerang Flower de Super Mario 3D Land de 2011, a Music Box de Super Mario Bros. 3 de 1988 e o icônico martelo de pixels que o personagem usava em Donkey Kong de 1981.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Logo depois, quando Mario chega ao castelo da princesa do Reino dos Cogumelos, percebemos que o lugar é uma réplica da versão que surgiu no Super Mario 64, de 1996.  Assim como, dentro dele, os quadros que estão na parede representam as fases desse mesmo game.

A montagem do treinamento que Mario se submete para poder, portanto, auxiliar a princesa Peach contra o vilão Bowser tem o design dos jogos mais antigos da franquia. E serve igualmente para mostrar o Super Shroom, um cogumelo vermelho que faz Mario crescer e ficar mais fortes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ilha Yoshi

Por fim, na viagem de Mario, Luigi e Toad à Ilha Kong, eles fazem uma parada na Ilha de Yoshi, onde avistam um rebanho dos pequenos dinossauros Yoshis em todas as cores. Além disso, eles atravessam o Sand Kingdom, um dos níveis mais extensos de Super Mario Odyssey. Durante essa jornada, Peach demonstra os poderes do power-up Fire Flower, que tem sido, enfim, um elemento fundamental da franquia desde o primeiro Super Mario Bros.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mansão do Luigi

Quando Luigi acorda nas terras sombrias, toda a ambientação, até mesmo a lanterna defeituosa que ele usa, se inspirou em Luigi’s Mansion, a franquia de terror suave em que ele é o protagonista. Do mesmo modo, a tenebrosa fortaleza flutuante de Bowser vem do jogo Paper Mario de 2000.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ilha Kong

Em Super Mario Bros – o Filme aparece também a Ilha de Kong, onde Donkey Kong (Seth Rogen), o primeiro adversário do Mario no jogo de 1981, mora. A casa de DK é uma cabana que modelaram tendo, portanto, como inspiração a cabana de Donkey Kong Country.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Durante a batalha na Kong Island Arena, o filme apresenta dois novos power-ups. Primeiramente o Mini Mushroom, que apareceu pela em Mario Party 4 de 2002 e faz o usuário encolher. Em seguida é a vez do Cat Suit, de Super Mario 3D World de 2013 e que se ativa ao coletar um Sino de Ouro.

Rainbow Road

Logo depois, quando Mario, Peach e Toad precisam decidir como construir seus carrinhos para ir com os Kongs de volta ao Reino Cogumelo para enfrentar Bowser e seu exército, as ferramentas de seleção de peças lembram a tela de seleção do Mario Kart 8 de 2014. Além disso, a sequência de perseguição mostra o uso das rodas antigravitacionais do Mario Kart 8, enquanto o planador surgiu em Mario Kart 7 de 2011. E,finalmente, para a alegria dos fãs, a maioria das cenas de kart acontece na lendária Rainbow Road, um nível que aparece em todos os jogos Mario Kart.

Super Mario Bros – O Filme

Fortaleza do Bowser

Posteriormente, quase no final do filme quando Bowser quer obrigar Peach a se casar com ele, novos Power ups aparecem. Primeiramente, Peach usa a Ice Flower, que apareceu de maneira peculiar no Volume 5 de 1992 da série de mangá Super Mario-kun. Em seguida, Mario obtém um Tanooki Suit, permitindo-lhe voar ao pegar uma Super Leaf, recurso que apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros. 3

De volta ao Brooklyn

Logo depois, de volta ao Brooklyn, o último power-up que Mario e Luigi utilizam é a Estrela da Invencibilidade, que lhes permite enfrentar, enfim, o exército de Bowser . O golpe final contra Bowser é dado quando primeiramente eles agarram o rabo do vilão, logo em seguida giram o corpo e finalmente o arremessam para longe, movimento famoso nas batalhas de chefes em Super Mario 64.

Conclusão

Em suma, a ambientação de Super Mario Bros – O Filme é um verdadeiro triunfo da construção de mundo. Ao transportar o universo dos jogos para as telonas, a equipe de produção conseguiu criar um mundo esteticamente unificado, que ao mesmo tempo enriqueceu o lore da franquia e, portanto, criou algo único para o filme.

Ao mesmo tempo, a equipe de produção soube aproveitar o que existia de melhor nos jogos. Eles juntaram todas as referências, desde os power-ups até os personagens, e criaram uma narrativa coesa e envolvente que expandiu o universo da franquia.

Em outras palavras, esse trabalho cuidadoso resultou, portanto, em um mundo coeso, cheio de particularidades próprias, que se tornaram uma verdadeira celebração dos mais de quarenta anos de existência do Mario.