Retrospectiva Casa dos Quadrinhos 2021

Por: Carol Cunha 27 de dezembro, 2021

Entre eventos, parcerias, projetos e feiras, para a Casa dos Quadrinhos, 2021 trouxe excelentes surpresas. Neste texto vamos fazer uma retrospectiva dos melhores momentos que vivemos neste último ano.

Feira de Quadrinhos

Uma das grandes conquistas da Casa foi a versão online da nossa tradicional Feira de Quadrinhos. Além de termos uma gama de artistas fantásticos no nosso Artists’ Alley, o Palco CDQ com a apresentação de Jay Nerd e Kenshin, trouxe diversos painéis imperdíveis para quem gosta de cultura pop e concurso de cosplay.  E, nos palcos paralelos, tivemos outras atrações interativas. Por exemplo, mesas virtuais de RPG, painéis sobre Tokusatsu e flash tatoo. Além disso, ofertamos diversas oficinas gratuitas.

Nossos Painéis

Tivemos painéis de temas variados, como, por exemplo, Terror, Furry, Mulheres nos Quadrinhos, Cultura Geek, Animação e Ficção Científica.  Do mesmo modo, contamos com uma presença em peso de artistas de calibre nacional e internacional.

Pessoas como, por exemplo, os ex-alunos Senhoritas de Patins, Angelo Mokutan e Carol Rosseti. Artistas premiadas como Germana Viana e Caroline Fravet. Igualmente contamos com a presença de artistas do mercado de quadrinhos de super-heróis americano, como Bräo, Rodney Buchemi, Guilherme Balbi, Cris Seixas, Eduardo Pansica, Julio Ferreira e o pessoal da Chiascuro. Do mesmo modo, Vitor Cafaggi, Petra Leão e Rebeca Prado falaram das suas experiências trabalhando na Maurício de Sousa Produções.

Para quem gosta de RPG, tivemos, portanto a presença do pessoal do Dark Dices, RPGirls e Ordem dos Contos Errantes.  Além disso, canais de destaque na internet, como Load, Mundo Gonzo, Pão Geekeijo, Garagem do Nerd, Newton Nitro, Li Reli e Fora do Plástico.

Régis Luiz (Dia do Quadrinho Nacional), Afonso Andrade (FIQ- Festival Internacional de Quadrinhos) e Ado Viana (Nerd Experience) falaram sobre o eventos de quadrinhos e cultura pop.  Enquanto Keto Pagano, Nami Vianna, Klefus Albuquerque debateram sobre o mercado de desenhos furry.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi com nosso convidado internacional AJ Dungo, autor de Nas Ondas, lançado no Brasil pela Editora Nemo. Ele contou sobre sua obra autobiográfica, que narra seu amor por surf e sobre a falecida companheira.

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer do No Abraço do Tamanduá com a presença de Arnaud Vin – Editora Nemo, Bruno Honda – ROBOTO, Cristiano Cuty – Editora Conclave, analisando projetos de HQs.

Mas, apesar de marcante, não é apenas da Feira de Quadrinhos da Casa que nossa retrospectiva vai falar.

Nossas  Redes

A Casa dos Quadrinhos abraçou, enfim, sua vocação em se tornar cada vez mais uma referência na produção de conteúdo para as redes sociais. Além do crescimento do nosso canal no YouTube, tanto nosso Instagram quanto nosso TikTok ganharam uma quantidade significativa de seguidores.

Portanto, nosso compromisso em melhorar cada vez mais a qualidade de nossos conteúdos também aumentou. Nosso CDQ News se tornou um dos nossos carros-chefes no YouTube, trazendo sempre notícias importantes e relevantes da cultura pop.

Igualmente, passamos a produzir shorts YouTube, reels no Instagram e vídeos do TikTok tanto com speed draws de tópicos do momento quanto com dicas de desenho para quem se interessa pela área.

Do mesmo modo, nos empenhamos no nosso Papo CDQ. Trouxemos bate-papos interessantes com artistas e profissionais da área, como por exemplo: Leandro Saioneti, responsável pela parte de quadrinhos do Catarse, em suma, o maior site de financiamento coletivo do Brasil. Outro destaque foi Ivan Costa, um dos organizadores da CCXP – Comicon Experience, o maior evento de cultura geek da América Latina. Assim como o mestre da aquarela e ilustrador premiado Marcelo Lelis, que demonstrou todo sua técnica e expertise ao vivo para a gente.

Contudo, isso foi apenas uma pequena amostra das grandes participações que tivemos este ano e vocês podem conferir todos esse conteúdo e muito mais no nosso canal do YouTube.

InCasaTober

Outra coisa que não pode faltar na nossa retrospectiva foi a nossa campanha InCasatober.

Este ano a Casa dos Quadrinhos fez, durante o mês de Outubro, uma ação especial:  um Inktober temático sobre animais em perigo da fauna brasileira.

Nosso intuito foi, além de chamar atenção para esse tema tão importante, montar um pack de postais com trinta e uma lindas artes exclusivas, feitas por artistas fantásticos.

Todo lucro da venda desse pack será encaminhado para a ONG Asas e Amigos, com foco no resgate, tratamento, recuperação, reinserção ou lar definitivo de animais silvestres oriundos do tráfico de animais e maus tratos. Você pode conhecer o trabalho da ONG aqui

Parceria Staedtler/Port

Outro grande acontecimento para a Casa dos Quadrinhos em 2021 foi a parceria que firmamos com a PORT Informática e a Staedtler em sua Campanha Design Journey.  Através dessa parceria, usando o material fantástico da Staedtler,  criamos um conteúdo interessante para quem quer aprender mais sobre técnicas e materiais, através de lives, vídeos e muito mais. Nossos convidados e a nossa equipe fizeram demonstrações com as diversas possibilidades que o material da campanha pode proporcionar tanto para artistas profissionais quanto iniciantes. Alguns dos participantes foram os artistas Fred Viggiano, Aline Usagi, Pati Garcia, Nami Vianna, Bruna Aquino e Débora Aquino.

Conclusão

A Casa dos Quadrinhos, igualmente, esteve presente nas pré-estreias de cinema do ano. Por exemplo: Venon, Duna, Homem-Aranha e Matrix Resurrections.

Em suma, 2021 foi um ano memorável para a Casa dos Quadrinhos, e, agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram a desenhar este caminho maravilhoso. E que venha 2022 com mais novidades e conquistas.