Retrospectiva 2022 Casa dos Quadrinhos

Por: Carol Cunha 22 de dezembro, 2022

A retrospectiva 2022 da Casa dos Quadrinhos está chegando para que você possa, portanto, curtir conosco alguns dos melhores momentos do ano para a nossa escola!

Aulas e Palestras Inaugurais

Começamos o ano com um dia, sem dúvidas, especial. Com aulas abertas para todos que quiseram conhecer um pouco do mundo das Artes e do nosso trabalho!

Antes de tudo, na parte da manhã do dia 05 de fevereiro, tivemos aula prática para crianças de 7 a 12 anos, para que, desse modo, eles pudessem aprender um pouco sobre os fundamentos do desenho artístico!

Na parte da tarde, a programação foi voltada para o público jovem e adulto. No hall de entrada o professor de Escultura e Modelagem, Eddie Vieira, organizou uma ação interativa de criação e modelagem de um personagem até sua impressão em 3D, em conjunto com a 3D LAB.

Também tivemos palestras sobre, por exemplo:

 Quadrinhos e Narrativa Visual, contando como funciona o processo de criação das páginas de HQs, desde o roteiro até a finalização.

 Técnicas de Animação, falando um pouco da história da animação, e quais são o passa a passo utilizado na criação de desenhos animados.

Design de Personagem 3D, com dicas e exemplos de como criar um personagem marcante usando técnicas de 3D.

Além disso, nós também organizamos oficinas práticas com temas como Pintura Digital, que apresentou aos alunos os principais fundamentos, conceitos, ferramentas e técnicas básicas de Pintura Digital. Do mesmo modo, a oficina Figura Humana e Retrato ajudou a desenvolver percepção visual e habilidade de reproduzir pessoas. E, igualmente, na oficina de Aquarela, mostramos uma iniciação à linguagem da pintura em aquarela, através do desenvolvimento prático das técnicas tradicionais.

Lançamento Juquinha e Alienaldo

Também retomamos à nossa tradição de trazer para o nosso Espaço Cultural, os lançamentos de alguns dos melhores quadrinhos do Brasil. Abrimos, portanto, com chave de ouro, em abril. Tivemos a dobradinha dos lançamentos das HQs Juquinha – O solitário acidente da matéria, de Max Andrade, e Alienaldo, de Gabriel Infante.

Os dois autores, que se consolidaram como grandes nomes dos quadrinhos nacionais, receberam o carinho de seus fãs. Do mesmo modo, trocaram ideias com artistas locais, como, por exemplo, Vitor Cafaggi e Alexandre Tso. Enfim, compartilharam suas experiências com os presentes.

Max é ganhador do Troféu HQ Mix por The Hype e realizou a Graphic MSP com a releitura de Anjinho. Enquanto Gabriel Infante é tanto quadrinista quanto animador. Ele participou como cenarista e supervisor de arte da série Irmão do Jorel do Cartoon Network.

Feira Mineira de Quadrinhos

Ainda em abril, foi a vez de participarmos da Feira Mineira de Quadrinhos na Biblioteca Estadual de Minas Gerais.  A Feira foi um evento criado para divulgar o trabalho de quadrinistas e ilustradores mineiros independentes. Estiveram na Feira os artistas que foram selecionados no Edital N°21/2020 “Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos” da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Nosso diretor, Cristiano Seixas, esteve presente. Além de lançar sua HQ Contos da Calango, ele participou igualmente da palestra Mercado de Quadrinhos no Brasil.

Aproveitando o lançamento de Contos da Calango na Feira, não podemos nos esquecer que a publicação foi uma das finalistas do Troféu HQ Mix 2022.

A Feira Mineira de Quadrinhos contou também com a presença de professores e ex-alunos da Casa dos Quadrinhos.

Exposição Quadrinistas Mineiros

A Casa dos Quadrinhos e a Biblioteca Estadual de Minas Gerais apresentaram a exposição Quadrinistas Mineiros no Brasil e no Mundo, entre os dias 18 de abril e 31 de maio de 2022.

A exposição se propôs a fazer um apanhado de vários artistas mineiros fantásticos e como sua arte impactou as histórias em quadrinhos tanto no Brasil quanto no Mundo. Ela contou com, por exemplo, artes originais, impressões inéditas, material histórico e quadrinhos. 

Na exposição, foi possível encontrar desde artistas dos anos 60 e 70, como o bem-humorado e sarcástico Henfil. Passando por quadrinistas do cenário independentes dos anos 80, 90 e 2000, como Wellington Srbek, o pessoal da Graffiti e os primórdios do Big Jack Studio. Até os anos de 2010 e os dias atuais.

Lançamento Franjinha – Contato

Na nossa retrospectiva 2022 não pode faltar o lançamento oficial de Franjinha – Contato que aconteceu no Espaço Cultura da Casa dos Quadrinhos, no dia 23 de julho.  O autor, Vitor Cafaggi, esteve presente para trocar ideias com os fãs, dar autógrafos.  E também vender algumas de suas obras para o público que estava no local.

Muitas pessoas foram prestigiar o trabalho do Vitor com a sua primeira graphic novel solo no Selo MSP. Uma vez que tanto Laços quanto Lições e Lembranças foram feitas em parceria com a sua irmã, Lu Cafaggi.

A diretora da Casa dos Quadrinhos, Doroti Seixas, também foi prestigiar o lançamento de Franjinha – Contato. A Casa dos Quadrinhos se orgulha dessa parceria de longa data com Vitor Cafaggi. Ele também já foi nosso professor de Roteiro e Criação de Personagem e de Narrativa Visual.

FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos

Em agosto foi a vez de marcarmos presença em um dos maiores eventos de quadrinhos tanto do Brasil quanto da América Latina: o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, parte essencial da nossa retrospectiva 2022.

Foram mais de 300 artistas convidados, expondo seus trabalhos em 189 mesas, e, também, vendendo suas produções diretamente para o público.

A escola, que foi uma dos apoiadores do FIQ, participou ativamente do evento, tanto através de oficinas de formação sobre Cenários, Criação de Personagens, Layout de Páginas, Roteiro e Tirinhas, quanto pelas atrações exclusivas no nosso estande.

Passaram por lá autores como o premiado Jefferson Costa (Jeremias – MSP), o roteirista da MSP, João Marcos, os internacionais Eddy Barrows (DC Comics), Cris Bolson, Eduardo Pansica (Esquadrão Suicida), Guilherme Balbi (Alien, Avatar) e Júlio Ferreira (DC Comics).

 Assim como artistas de grande destaque tanto do cenário mineiro quanto brasileiro como, por exemplo: Vitor Caffagi (Franjinha – MSP), Fabiano Barroso (Santelmo Enfeitiçado) , Aline Lemos (Professora),  Guilherme Infante (Capirotinho), Valdo Alves (Fazendo meu filme), Erick Azevedo, Daniel Werneck (Shogum dos Mortos), Acir Piragibe (D’artangnan Negro) e Lucas Libânio (Hans Grotz).

Muitos dos alunos e ex-alunos da Casa, hoje em dia profissionais da área, atuando tanto no mercado nacional quanto internacional, marcaram presença: Eduardo Pansica (DC Comis),  Ig Guará, Julia Cabral, Elisa C. Barros (Miria), Pati Garcia, Nami Viana (Patinhas), Carol Cunha (Catrinomicon), Senhoritas de Patins (Gibi de Menininha) , Jane Carmen, Laura Jardim (Oblivion) Alexandre Tso.  Todos eles com mesa do Artists’ Alley do FIQ. E alguns deles também professores da Casa.

Também recebemos a visita de Fernanda Takai e do John, do Patu Fu. A filha deles, Nina, foi nossa aluna. E o professor Eddie Viera foi entrevistado pela rede Globo.

Outros destaques

Do mesmo modo, em setembro, participamos do evento Rede Literária, com oficinas voltadas tanto para o público infantil – Aprenda a desenhar Pokémons com Nami Vianna – quanto para o jovem-adulto – Como escrever roteiros para quadrinhos com Carol Cunha.  Também estivemos no primeiro iGamer, com oficinas, curadoria de artistas, estande e muito mais.

Também não podemos nos esquecer na nossa retrospectiva 2022 do nosso primeiro curso de Desenhos para Tatuagem, em outubro, com a professora Carina Dot, tatuadora experiente e atuante na área desde 2015, com trabalhos em Barcelona, Lisboa, São Paulo e Goiânia.

E, não seria uma retrospectiva completa, se não nos lembrarmos da presença da Casa dos Quadrinhos em alguns dos maiores lançamentos do cinema de 2022, como, por exemplo, Uncharted, The Batman, Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore, Jurassic World Dominion e Adão Negro!

5ª Feira de Quadrinhos da Casa

Contudo, sem dúvidas, o grande destaque da nossa retrospectiva de 2022 foi a 5ª Feira de Quadrinhos da Casa – CDQ Con, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de dezembro, marcando a reinauguração do Anexo da Biblioteca Pública Estadual.

A tradicional feira que acontece desde 2017, ocorreu em formato híbrido, tanto com atividades online quanto presenciais. Na sexta feira, dia 16, aconteceram as atividades virtuais, como oficinas, exibição de animações e entrevistas e painéis contando com a participação de quadrinistas atuantes tanto no mercado mineiro e brasileiro quanto internacional. Além de oficinas presenciais na Escola de Design da UEMG.

No sábado e domingo, as atividades incluíram oficinas, entrevistas e painéis gratuitos, além da inauguração do Espaço Geek da Biblioteca, com jogos como, por exemplo, RPG, board game e card games. Do mesmo modo, os presentes puderam acompanhar o Concurso de Cosplay ou participar do Flash Tatoo.

Além disso, a Feira teve como destaque o Artist’s Alley, uma área que contou, em suma, com a presença de mais de 30 artistas, permitindo que o público pudesse conhecer e comprar direto dos próprios autores.

A edição contou como convidado homenageado, o quadrinista paulistano Jefferson Costa, autor (junto com Rafael Calça) dos dois volumes de Jeremias da Graphic MSP e de trabalhos autorais como Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias, entre outros. 

A 5ª Feira de Quadrinhos da Casa – CDQ Con foi uma realização da Casa de Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais com recursos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

Em suma, 2022 foi um ano de grandes conquistas para a Casa dos Quadrinhos, e, agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram nessa jornada. Esperamos que 2023 chegue com mais novidades e novos desafios.