Quando começamos a desenhar?

Por: Carol Cunha 3 de junho, 2022

Quando começamos a desenhar?  Essa é uma pergunta que estudiosos do desenvolvimento infantil observaram durante muitos anos, encontrando respostas fascinantes.

O desenho de uma criança reflete o desenvolvimento de suas habilidades motoras finas e coordenação olho-mão . 

Seus desenhos amadurecem à medida que desenvolvem a compreensão do lápis e aprendem a controlar o movimento de lápis, giz de cera, marcadores e pincéis.

Entre 12 e 15 meses

A maioria das crianças está pronta para começar seus primeiros rabiscos entre 12 e 15 meses. 

Quando a criança tiver dominado a  pegada de pinça, ou seja, consegue segurar objetos com o polegar e o indicador, ela provavelmente estará pronta e disposta a pegar um giz de cera bem o suficiente para fazer marcas com ele. Do mesmo modo, ela já é capaz de se sentar sem ajuda, pegar um objeto e movê-lo sobre uma superfície. 

Nessa época, as crianças vão usar giz de cera principalmente para grandes arcos aleatórios, bolhas e rabiscos não intencionais. É um processo de descoberta e diversão descompromissada.

Entre 15 e 18 meses

Entre os 15 e 18 meses,  os rabiscos e as cores da provavelmente se transformarão em uma interpretação expressiva. Começam a surgir blocos de cores, marcas e padrões mais definitivos. 

Durante esses meses iniciais de desenvolvimento do desenho, os movimentos da criança virão do ombro ou cotovelo com muito pouca precisão. Contudo, à medida que ela move o giz de cera para frente e para trás, ela começará a perceber que está fazendo com que as marcas apareçam e esta descoberta traz grande alegria.

Aos dois anos

Por volta dos dois anos, a criança começará a passar de rabiscos aleatórios para controlados.  Em outras palavras, suas habilidades motoras finas (movimentos de pulsos / mãos / dedos) melhorarão. É o momento quando começamos a desenhar com mais segurança. Portanto, é uma boa oportunidade para adicionar mais cores à sua seleção.  As crianças dessa idade adoram mostrar sua autonomia escolhendo qual cor usar em seguida. 

Do mesmo modo,  a criança vai se ramificar de movimentos de esquerda/direita , semelhantes a um pêndulo, para eventualmente incluir movimentos circulares, linhas, ziguezagues, pontos e cruzes.

 Entretanto, é pouco provável que ela esteja tentando desenhar um objeto em particular, ele pode ocasionalmente notar que um rabisco o lembra de algo. Do mesmo  o modo como enxergamos formas de animais nas nuvens.

Aos três anos

Aos três anos, o desenho pode mudar de uma simples marcação para uma tentativa de representar algo. 

Portanto, nessa idade, cada traço de giz de cera representa algo para o pequeno artista. Em outras palavras, ela pode associar esses rabiscos ainda pouco definidos como, por exemplo, seu pai ou sua mãe. 

Um círculo com duas linhas retas para pernas geralmente significa uma pessoa. Às vezes, as crianças também adicionam braços ou até olhos.

Nesta fase, muitas crianças falam consigo mesmas ou com os outros enquanto desenham. Por outro lado, alguns começarão a nomear suas imagens. 

Neste estágio, é provável que um jovem artista ainda escolha cores aleatoriamente, como, por exemplo, fazer um céu verde. Do mesmo modo,  os objetos serão colocados aleatoriamente. 

Contudo, algumas figuras serão deliberadamente aumentadas para mostrar sua importância, como, por exemplo, um dos pais ou um animal de estimação. 

Do mesmo modo, ela tenderá a desenhar os itens mais complexos no “estilo de raio-x”. Ou seja, você verá o interior de uma “casa” do lado de fora. Ela pode igualmente começar a contar histórias com seus desenhos.

Aos quatro anos

Por volta dos quatro anos, as crianças adicionam aos desenhos de figuras humanas braços com dedos nas pontas, rostos mais elaborados e, às vezes, os troncos dos corpos.

Durante este período pré-simbólico, as cabeças são tipicamente muito maiores do que outras partes do corpo. A razão disso é que muitas das coisas centrais que as crianças experimentam estão relacionadas à cabeça, como, por exemplo, comer, beber, ouvir, cheirar, ver, falar, chorar e rir. 

Aos cinco anos

Aos cinco anos, as crianças normalmente adicionam ainda mais detalhes aos seus desenhos de pessoas, como, por exemplo, cabelos, mãos com dedos, troncos de corpos e pés com dedos dos pés. 

Esta é muitas vezes uma época de muitos autorretratos, em que as crianças exploram suas auto-imagens. Por volta dessa idade, as crianças também começam a prestar mais atenção nas cores que usam em seus desenhos.

Aos seis e sete anos

Entre as idades de seis e sete anos, as crianças costumam começar a desenhar grupos de pessoas, como famílias. Contudo, todos os corpos parecem iguais. Entretanto, podem ter diferenças de cabelo e roupas para expressar gênero. 

Durante esta fase esquemática, as crianças começam a preencher os membros, passando por meros bonecos de palito. É quando começamos a desenhar as pessoas em ação, mostrando-as usando seus membros para realizar trabalho e diversão.

A partir dos sete anos, o desenho começa a se consolidar, é quando começamos a desenhar pensando nos detalhes da nossa obra.

Portanto, se for desejo da criança, a partir dos sete anos já está apta para começar um curso de desenho. A Casa dos Quadrinhos oferece um curso de Arte para Criança, para que seu pequeno artista possa aprender a se expressar.

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