Preparatório para a UFMG: Venha estudar conosco!
O nosso Preparatório para a UFMG tem como principal propósito ensinar e preparar todos aqueles que estão interessando em realizar a prova de Percepção Visual, necessária para a aprovação nos cursos de Artes Visuais, Desenho de Moda e Cinema de Animação da Escola de Belas Artes.
Portanto, a proposta do nosso curso Preparatório para a UFMG é, em suma, apresentar ao aluno o panorama geral das pautas que esse concurso exige. Desse modo, nosso plano de ensino engloba todos os itens do conteúdo programático.
A Prova de Percepção Visual

A Prova de Percepção Visual pede que o estudante tenha a capacidade de observar tanto objetos quanto retratos ou obras e seja capaz de representá-los graficamente. E, do mesmo modo, possam interpretar um texto e conseguirem igualmente criar seus próprios desenhos a partir daquilo que leram.
Portanto, cobra-se dos alunos alguns itens importantes nesse tipo de exame, como, por exemplo, criatividade, memória, interpretação de texto, uso de luz e sombra, perspectiva, composição e teoria da cor. E, no caso específico daqueles que desejam fazer o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, ainda há o tópico de desenho procedural e raciocínio lógico.
O objetivo da prova de Percepção Visual da UFMG é comprovar se o aluno que deseja entrar na Escola de Belas Artes tem a capacidade de se expressar graficamente com orientação espacial suficiente para que seus desenhos sejam bons o bastante para demonstrarem as ideias que ele deseja passar.
Nosso Curso

Dessa forma, o nosso curso Preparatório para UFMG busca ensinar os princípios fundamentais do desenho, para que os alunos possam refinar essa habilidade, uma vez que com ela os candidatos serão capazes de se expressar graficamente com mais naturalidade e desenvoltura. E, igualmente, aumentando suas chances de aprovação.
Um dos elementos que os examinadores valorizam na prova de Percepção é justamente o raciocínio espacial, uma habilidade que possibilita às pessoas a compreender as relações que existem entre os objetos e o espaço de forma racional.
Exercícios Práticos

Nossos professores ensinam, de maneira didática e prática, como desenvolver seu raciocínio espacial através de exercícios que eles elaboraram exatamente com esse propósito.
Esses exercícios, portanto, englobam tanto a observação e a perspectiva quanto a criação de composições de modo que os candidatos sejam capazes de organizar os elementos no papel de maneira equilibrada.
Sabemos que a qualidade do desenho é um dos critérios de avaliação mais importantes, contudo, ele se apoia em outros elementos que os alunos aprendem a desenvolver no nosso curso Preparatório. Por exemplo, qualidade da linha, luz e sombra, projeções, representação de texturas diferentes, entre outros.
Do mesmo modo, trabalhamos igualmente com as bases de criação de figuras humanas através do estudo das bases anatômicas em associação com o estudo de poses que possam ajudar na resolução das questões de percepção visual.
Simulados

Nossos professores compreendem que é interessante buscar provas anteriores para praticar e entender a lógica que está por trás da elaboração da prova de Percepção Visual. Dessa forma, em nosso curso os alunos fazem tanto exercícios elaborados pelos professores que se baseiam em provas da UFMG quanto aqueles de concursos anteriores.
Fazer a provas de edições antigas das avaliações disponíveis no site da UFMG ajuda os candidatos a se familiarizarem com a forma como os enunciados são feitos e quais as técnicas que os examinadores mais cobram. Desse modo, os alunos se sentem mais confortáveis e mais confiantes diante da prova a que se submeterão.
Conclusão
Em suma, através dessa prática que exigimos no nosso curso Preparatório para a UFMG, o aluno, como resultado, ficará cada vez melhor em suas habilidades de desenho.
Portanto, cada um dos elementos que abordamos em nosso curso é um diferencial para a aprovação na Prova de Percepção Visual.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso curso de Desenho Preparatório para o Vestibular e veja como ele é capaz de aumentar suas chances de se tornar um aluno universitário.