O Desenho Artístico: Conheça sua importância
O Desenho Artístico sempre foi um dos cursos mais importantes para a Casa dos Quadrinhos. Desde a criação da escola, em 1999, nós sempre acreditamos que uma base sólida de desenho é extremamente fundamental para quem deseja se aventurar no mundo das artes.
Sem dúvidas, o desenho artístico é uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento de um artista, tanto do ponto de vista da técnica quanto do ponto de vista cognitivo e psicológico.
Em outras palavras, praticar uma atividade que se relaciona com a arte pode, por exemplo, na melhoria da concentração, da memória e da coordenação motora. Do mesmo modo, ela ajuda no controle da ansiedade, no desenvolvimento cognitivo e no bem-estar. Igualmente as artes visuais estimulam o potencial criativo, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais.
Por tudo isso, reconhecemos o quanto o curso de Desenho Artístico é imprescindível. E, desse modo, durante os nossos vinte e três anos de existência, fomos refinando o curso.
Durante um tempo, dividimos o desenho artístico em dois módulos, que chamamos de básico I e II. Neles já dávamos os conceitos de desenho de observação de objetos, composição e teoria da cor, perspectiva e desenho de figura humana.
Portanto, nós refletimos e percebemos que, pela lógica, era possível estruturar o Desenho Artístico em quatro disciplinas distintas.
É preciso observar

A primeira delas é o Desenho de Observação. Seu objetivo é que o aluno consiga desenvolver sua percepção visual e firmeza do traço para que seja capaz de entender, por exemplo, regras de proporção e técnicas de uso de diferentes materiais.
Para tanto, o aluno estuda tanto formas básicas quanto objetos complexos, com texturas variadas. Assim, ele é capaz de aplicar no seu desenho luz e sombra, sensação de profundidade e textura.
Do mesmo modo, os professores ensinam outros conceitos fundamentais, como escala tonal e noção de composição.
O aluno estuda técnicas de desenho com materiais como, por exemplo, grafite, carvão, bico de pena, pastel e sanguínea. A partir deles consegue construir desenhos de objetos que tenham volume, textura, luz e sombra.
Desse modo, o professor desperta no aluno um olhar crítico sobre os objetos e elementos que vão compor seu trabalho. Os alunos serão capazes de retratar objetos reais para representações tridimensionais.
Criação de Cenários

A segunda disciplina que nós consideramos essencial para a base de quem está aprendendo a desenhar é a Perspectiva, que ensina a composição de cenários.
O professor introduz ao aluno as noções básicas de como se construir cenários levando em consideração elementos como profundidade e plano.
Portanto, para conseguir atingir esse intuito, o professor inicialmente apresenta conceitos teóricos como, por exemplo, a história da perspectiva e sua importância na composição artística.
Do mesmo modo, o aluno realiza aulas práticas de observação externa de paisagens, para apurar sua percepção visual. Ele se torna capaz de reproduzir e criar cenários utilizando de conceitos importantes da perspectiva, como a linha do horizonte, utilização de pontos de fuga e de perspectiva linear.
A finalidade do estudo de perspectiva é capacitar o aluno a construir, cenários, objetos e personagens com profundidade e distância dando melhor consistência e realismo aos trabalhos que produzirem.
Compor e Pintar

Na próxima etapa do curso de Desenho Artístico, nós incluímos as disciplinas de Desenho de Figura Humana e Composição e Teoria da Cor, uma vez que as matérias anteriores são pré-requisitos para melhor aproveitamento do módulo avançado.
Composição e Teoria da Cor é uma introdução tanto ao universo da pintura quanto da importância do equilíbrio em uma composição para que ela funcione.
O aluno aprende como compor e construir peças gráficas através da utilização de conceitos como círculo cromático, regra dos terços ou proporção áurea.
Também utiliza técnicas e materiais, como, por exemplo, lápis de cor, nanquim, guache, aquarela, tintas densas e à base de água.
Desse modo, ao final do curso, o aluno está apto a aplicar conceitos de composição linear e teoria cromática, serão capazes de desenvolver escalas cromáticas e trabalhos utilizando as diferentes técnicas que seu professor apresentou.
A Figura Humana

Desenho de Figura Humana, por sua vez, aborda, de maneira artística, a construção da figura humana através do estudo de conceitos e técnicas que se relacionam com o estudo de anatomia.
A finalidade do curso é ensinar como se aplica a anatomia básica à arte, de maneira simples, prática e objetiva. Para tanto, o aluno aprende como fazer layouts, associação geométrica (blocagem) além de outras formas fluidas de construção da figura humana.
Ao término deste módulo o aluno conseguirá unir sua construção intuitiva da figura humana com as técnicas que ele aprendeu, de modo, a melhorar ainda mais sua percepção em relação à estrutura do corpo humano.
Conclusão
Em suma, nossos anos de experiência mostram quão significativo é, para o aluno, dar seus primeiros passos entrando em contato com essas disciplinas. Através dela ele será capaz de avançar com segurança e desenvoltura no estudo das Artes.
Quer saber mais sobre o nosso curso de Desenho Artístico, entre em contato conosco.