Mercado e Desenho: Você conhece essas profissões alternativas?
Introdução sobre mercado e desenho
O mercado de trabalho envolvendo desenho é mais amplo do que podemos imaginar. Existem possibilidades profissionais para variados gostos. Embora algumas carreiras pareçam bastante óbvias, como, por exemplo, Ilustrador, Quadrinhista, Arquiteto ou Animador, dentro das Artes Visuais, entretanto, se apresentam outras opções profissionais. Neste texto, mencionaremos algumas outras alternativas.
Game designer
Um mercado que cresce

Os designers de jogos são responsáveis pela concepção, criação, programação e produção de games online, para computadores, consoles, telefones celulares e tablets. São também uma opção que cresce no mercado de trabalho envolvendo desenho.
A elaboração de um jogo envolve várias etapas distintas. Como, por exemplo, a criação, concepção, animação de personagens, design de áudio, teste e produção.
Alguns desenvolvedores, especialmente no segmento de jogos indies, conseguem abarcar várias funções durante a criação dos games. Entretanto, o mais comum é que mais profissionais estejam envolvidos no projeto, se aplicando em partes distintas.
O artista de concepts, que citaremos posteriormente, pode ser um deles. Outros envolvidos relacionados com a parte de Artes Visuais se responsabilizam, por exemplo, pelo design dos menus de ferramentas ou pela animação. Alguns trabalham com ilustrações que servem como “protetor de tela” enquanto uma nova fase do jogo carrega.
Artista de Storyboard
Desenho que conta histórias

Quando pensamos em animações, a figura principal que nos vêm à mente é a do animador; contudo, vários outros profissionais estão envolvidos no projeto, como os artistas de storyboard. Estes são parte essencial no mercado de trabalho de desenho animado.
Eles são responsáveis por criar uma representação visual da narrativa, antes de outros realizarem o processo de animação. Em outras palavras, os artistas de storyboard traduzem o roteiro em imagens.
Para isso, os artistas criam uma série de painéis de imagens para planejar os enquadramentos, de modo a garantir a continuidade entre eles.
Os storyboards são a base visual para o processo de animação, e quanto mais detalhados e bem estruturados, mais eles auxiliam no processo. Isso reduz o tempo de produção e também evita custos e gastos desnecessários na execução dos projetos.
Muitos animadores utilizam, inclusive, as poses desenhadas nos storyboards como poses chaves iniciais no processo de animação. Esse tipo de recurso é bastante comum em grandes estúdios como o Cartoon Network, que costuma enviar painéis ao exterior para serem animados.
Artistas de storyboard geralmente trabalham internamente, no estúdio de animação.
Um bom artista de storyboard deve ter excelentes habilidades de desenho e ser capaz de produzir obras de arte em uma variedade de estilos, além de conseguir comunicar bem uma narrativa. Do mesmo modo, outros requisitos importantes são um bom entendimento de layout, composição, desenho sequencial, edição e enquadramento.
Tatuador
Mercado e desenho para todos os gostos

Um tatuador trabalha diretamente com seus clientes, para desenhar e projetar sua ideia da tatuagem desejada. Em seguida, ele usa agulhas para gravar sua arte permanentemente na pele de quem o contratou.
O tatuador pode ter um portfólio de seus trabalhos para que o cliente possa escolher, ou pode ser necessário que o artista crie uma tatuagem inteiramente nova, de acordo com o que o contratante tem em mente. Neste último caso, o profissional precisará se reunir com o cliente diversas vezes, antes do momento da tatuagem, para criar a ilustração ideal.
Os tatuadores utilizam suas habilidades artísticas para discutir com o cliente o design, a forma, o tamanho, a cor e o melhor posicionamento de uma tatuagem. Um bom profissional de tatuagem, portanto, precisa ter uma sólida formação em desenho, especialmente em razão da permanência do seu trabalho na pele da pessoa.
Um tatuador pode, ainda, se especializar em um determinado estilo artístico com o qual mais se identifica.
Designer de joias
Mercado e Desenho de requinte

Muitas pessoas não pensam em joias como obras de arte, mas elas são, de fato. Uma das razões é o fato de que um profissional precisa, de início, desenhar a ideia original, que posteriormente ele mesmo ou outro artista transformará na peça física.
O papel de um designer de joias é criar padrões harmônicos, esteticamente agradáveis e criativos, que possam ser materializados em, por exemplo, ouro, prata, platina e pedras preciosas.
Em suma, esses profissionais projetam artefatos decorativos que tanto podem ter um significado sentimental, ou simbólico para um cliente único, quanto lojas os venderão em larga escala. Para isso, designers de joias podem então optar por trabalharem como freelancer ou em empresas especializadas.
Embora não seja um requisito obrigatório, muitos designers de joias desenvolvem outras habilidades além do desenho. Podem aprender modelagem em 3D, assim como obter treinamento em áreas como forja de prata, ourivesaria, metalurgia, fixação, gravura, esmaltação, corte e entalhe de pedras preciosas.
Artistas de Concept
Desenho que cria mundos

Os profissionais que trabalham nessa área são responsáveis por desenvolver os conceitos visuais de diversos projetos, tais como filmes, videogames, histórias em quadrinhos, livros de histórias e filmes animados.
Dessa forma, este artista precisa ter habilidades para trazer à tona as expressões e características desses novos mundos, conforme seus criadores conceberam essas ideias.
Os concepts precisam ser traduzidos em imagens com detalhes precisos, visualmente atraentes, elegantes e interessantes, que capturem a sensação do lugar e dos personagens inventados.
O artista de concepts precisa trabalhar em estreita colaboração com outros membros da equipe, incluindo o diretor de arte, os roteiristas e os desenvolvedores, para que a visão do projeto seja unificada e consistente com aquilo que o responsável principal originalmente imaginou.
Designer de moda
Desenho com estilo

Para quem gosta do mundo fashion, se tornar designer de moda ou estilista pode ser uma das opções. Seu trabalho principal é desenhar roupas em geral. Como, por exemplo vestidos, casacos, roupas íntimas, roupas de rua, assim como sapatos e acessórios.
Os designers de moda desenvolvem as suas peças pensando no equilíbrio entre desempenho, conforto e estilo. Além de serem bons desenhistas, eles precisam estar atualizados sobre as últimas tendências da moda, ter um senso aguçado de detalhes, e também conhecer os padrões e materiais de construção de vestuário. Eles escolhem, inclusive, as cores e os tecidos usados em suas criações.
Alguns designers conseguem gerenciar seu próprio ateliê. Entretanto, a maioria trabalha para empresas de vestuário que produzem roupas em massa.
Designer têxtil
Mercado e Desenho para estampas

Outro profissional ligado ao mundo da moda é o designer têxtil. Ele trabalha especificamente com ilustrações que serão aplicadas em tecidos.
Esses designs criados são, posteriormente, tecidos, impressos ou tricotados na metragem do tecido. Dessa forma, são aplicados em roupas, ou podem ainda ser utilizados na área de decoração, em cortinas ou estofamento de móveis.
Esses profissionais costumam trabalhar como freelancers, mas um fabricantes de tecidos ou marcas de roupas podem contratá-los. Os designers têxteis também são responsáveis por pesquisar e prever tendências para sua especialidade de produto.
Figurinista
Roupas que contam histórias

Para quem gosta de roupas, uma outra opção seria se tornar figurinista. Este perfil de trabalho está, de certa forma, relacionado com design de moda, uma vez que esses profissionais precisam ter noção sólida de Teoria da Cor para encontrar a combinação certa de cor e textura do tecido para se adequar ao traje que vão desenhar.
Contudo, um figurinista trabalha em um nicho diferente do designer de moda. Ele desenha os figurinos para os personagens de diversas produções audiovisuais. Algumas são, por exemplo, peças de teatro, programas de televisão, performances de palco ou filmes. Os figurinistas precisam traduzir visualmente o período histórico, ocupação, personalidade, status social e idade dos envolvidos na narrativa.
Portanto, dependendo do roteiro e da época em que os personagens se baseiam, o figurinista precisa realizar pesquisas sobre os estilos de roupa usados naquele período. Caso a história se passe em um futuro, ou em um mundo de fantasia, ele terá que usar a sua imaginação e seu senso estético para criar algo marcante.
Um figurinista trabalha geralmente em parceria com outros membros da equipe, com destaque para o diretor de arte, o diretor e o coreógrafo (no caso dos espetáculos de dança).
Além das habilidades em desenho para criar esboços, cujas conversões em em fantasias serão então feitas após as aprovações, o ideal é que os figurinistas também tenham experiência em costura.
Conclusão
Esses são apenas alguns exemplos dentre as variadas profissões que possuem o desenho como base primordial. Os cursos oferecidos pela Casa dos Quadrinhos, tanto regulares quanto o Técnico profissionalizante, podem te dar as ferramentas necessárias para seguir alguma dessas carreiras, ou qualquer outra que você sonhar dentro da área artística.