Inktober: Conheça o popular desafio de desenho!

Por: Carol Cunha 7 de outubro, 2021

O Inktober já se tornou uma tradição nas mais diversas redes sociais. Já fazem pouco mais de dez anos que artistas ao redor do mundo pegam seus materiais e se dispõem a passar o mês de Outubro seguindo esse desafio artístico.

O que é?

Lobo Guará – Nami Vianna

Tudo começou em 2009 quando Jake Parker, quadrinista, ilustrador e animador, decidiu que era, hora de melhorar suas habilidades de desenho e tinta, mais especificamente nanquim. Ele criou, então, um desafio para si mesmo, de fazer um desenho por dia no mês de Outubro. Daí vem, portanto, o nome: “Ink” de nanquim/tinta e “tober” de October (Outubro) em inglês.

Dentre os diversos desafios de desenho que surgiram pela internet, especialmente no Instagram, o Inktober se tornou o mais popular, viralizando rapidamente e se mantendo entre os trendings até os dias de hoje.

O que fazemos no Inktober?

Besouro – Cleber Santos

Qualquer pessoa que deseja melhorar suas habilidades artísticas pode participar do Inktober, não existe, portanto, necessidade de ser um profissional, basta apenas seguir as regras do desafio dentro das suas possibilidades.

Regras de Inktober

1) Faça um desenho a tinta por dia

2) Publique online

3) Usa as hashtags #inktober e # inktober2021

Todos os anos, o site oficial lança uma lista oficial de tópicos.

O Propósito do Inktober

Tatu Canastra – Salomão Hubner

Inktober é, sem sombras de dúvidas, um compromisso, contudo, seu principal propósito é motivar os artistas a criar bons hábitos de desenho e se divertirem no processo. Enquanto muitas pessoas optam por fazer desenhos, enquanto outras decidem em dias alternados ou mesmo uma vez por semana.

O próprio criador do desafio afirma que “O que quer que você decida, apenas seja consistente com isso. Acima de tudo, Inktober significa ser consistente e melhorar com a prática.”.

Materiais

Gato Maracajá – Régis Luiz

Embora o nome Inktober esteja relacionado com tintas, e obviamente muitos artistas usem algum tipo de tinta para seus desenhos de outubro, nada impede que se usem outros materiais ou mesmo técnicas de pintura digital.

Esse é um ótimo momento para experimentar alguns novos materiais de arte. Já que parte do Inktober é toda voltada para o aprendizado.

Você pode testar canetas, marcadores, lápis de cor, entre diversas opções. O importante é focar no seu propósito no desafio, seja ele experimentar novos materiais ou melhorar em alguma técnica específica.

Entre diversas opções no mercado, recomendamos a marca Staedtler. É uma linha de materiais de arte que foram feitos para qualquer tipo de artista. Tanto iniciantes quanto profissionais conseguem um resultado bem interessante com eles.

Caso queira saber mais sobre opções de materiais, temos um post no nosso blog apenas sobre esse assunto.

Fazer uma grande leva de desenhos, como o Inktober propõe, pode ser, enfim, uma ótima maneira de expandir o seu conhecimento acerca de vários materiais ou aprofundar naquele que mais lhe agrada.

Algumas Dicas

Tamanduá – Kyron Laube

Algumas dicas podem tornar a sua experiência no Inktober tanto mais agradável como mais produtiva.

Planejamento

Uma delas é, se você deseja maximizar suas chances de terminar o desafio, planeje seu mês com antecedência. 

Desenhar todos os dias pode ser difícil – especialmente se você ainda não está acostumado.  Portanto, se você realmente optar por fazer os trinta e um desenhos durante os dias de Outubro, é bom se organizar de forma a contornar imprevisto.  

Por exemplo, embora o desafio diga tecnicamente para fazer um desenho todos os dias, nada impede que, em um dia mais tranquilo do mês você possa adiantar um ou dois desenhos. Dessa forma, você terá um desenho para compartilhar todos os dias.

Simplicidade x Complexidade

Outra dica a se levar em conta é manter a complexidade do desenho proporcional ao tempo que você tem durante o mês para se dedicar ao Inktober.

Criar trinta e uma ilustrações complexas é, sem dúvidas, muito demorado e exaustivo. Portanto, para manter um ritmo de produção diária, mantenha as coisas simples.

O foco principal do Inktober é praticar e criar um bom hábito de desenho, dessa forma, trinta e um desenho mais simples além de serem mais fáceis de concluir.

Por outro lado, nada impede que você se debruce sobre ilustrações mais complexas. Caso esse seja o seu desejo, planeje seu Inktober com menos desenhos para que possa entregar o trabalho com a qualidade que almeja sem se pressionar para tanto.

Independente da sua opção, criar miniaturas ou fazer esboços a lápis pode ajudá-lo a ter desenvolver melhor a ideia em que está trabalhando antes de fazer a versão final.

Organização também é imprescindível em um desafio do porte do Inktober, portanto, mantenha seus desenhos e esboços salvos. Organize os originais em uma pasta, preferencialmente na ordem em que você os desenhou. E, do mesmo modo, tire fotos ou escaneie assim que puder para facilitar a postagem.

Escolha uma lista

Embora, como mencionamos, exista uma lista oficial de desenhos para o Inktober, caso você não goste dele, existem na internet diversas outras listas que pessoas que estão participando do desafio montaram. Ou, se você preferir, você pode montar a sua própria lista pessoal, com um tema que seja do seu interesse.

Ter uma lista para te guiar é uma boa estratégia, pois, desenhar é muito mais fácil quando já sabemos o que queremos ilustrar. Listas evitam que enfrentemos bloqueios criativos e ajudam a criar um trabalho mais consistente. 

Caso esteja em dúvida sobre qual lista usar, convidamos você a conhecer nosso “InCasaTober”.

InCasatober

Aproveitando o Inktober, a Casa dos Quadrinhos planejou uma ação especial, fizemos uma lista temática sobre Animais em Perigo da Fauna Brasileira. Nosso intuito é chamar atenção para esse tema importante.

Você pode fazer sua versão da nossa lista, usar a hashtag InCasatober e nos marcar no Instagram.

As nossas artes oficiais, que estão sendo diariamente postadas no nosso Instagram, estão sendo feitas por artistas convidados. Seus desenhos depois vão ser transformados em um pack de postais para serem vendidos para o público. E todo lucro irá para a ONG Asas e Amigos, com foco no resgate, tratamento, recuperação, reinserção ou lar definitivo de animais silvestres oriundos do tráfico de animais e maus tratos.