Guilherme Balbi, desenhista de Avatar fala sobre sua carreira
Guilherme Balbi, desenhista de Avatar e nosso professor, possui uma vasta carreira no mercado internacional de quadrinhos, mais conhecido por seu trabalho na adaptação para quadrinhos do roteiro original do filme Alien, para a Dark Horse Comics, em parceria com nosso diretor Cristiano Seixas, responsável pelo roteiro.
Ele trabalhou para várias editoras americanas como a IDW e a DC Comics e em produções de filmes e animações em Hollywood, como a animação Spartacus: Blood and Sand – Motion Comic. Do mesmo modo, trabalhou em Depois da Terra com Will Smith e fez o design para personagem no novo filme de Avatar.
Além do design do filme, em 2021, a Dark Horse Comics lançou uma mini-série da franquia Avatar, de James Cameron, que contava com a arte de Balbi nas capas.
Guilherme Balbi trabalhou novamente com Avatar em uma nova minissérie da Dark Horse: The High Ground, que se passa entre o primeiro e segundo filme da franquia. Em outras palavras, um prequel do filme que os fãs mais esperam este ano.
Nós entrevistamos o professor Guilherme Balbi sobre esse novo trabalho com a franquia Avatar e sobre sua carreira.

Fale um pouco sobre sua carreira: como começou, com quantos anos, onde estudou, quais os primeiros trabalhos
Primeiramente, eu comecei estudando em Belo Horizonte na Casa dos Quadrinhos em 2002, se eu não engano seria a segunda ou terceira turma a se formar na Casa, eu tinha por volta de 19 anos quando entrei. Além disso, me formei na UEMG em 2009 e logo depois entrei para uma pequena editora americana, a Scream Factory, a mesma que detinha os diretos de franquias de terror famosas como Sexta Feira 13 e Freddy Kruger. Em dois anos, eu estava da Dark Horse Comics, ilustrando Predador. Posteriomente, trabalhei nos Novos 52 na DC Comics em Super Boy. Então, em 2015, publiquei “JackPot Universo”, pela plataforma do Catarse. Do mesmo modo, já trabalhei com as franquias Alien, Avatar e agora meu mais novo trabalho na Imagem: “Metal Society”
Como conseguiu participar do projeto Avatar e como foi o processo de criação, especialmente considerando que a anatomia dos Na’vi é diferente da humana.
Avatar foi literalmente uma surpresa para mim. Na época, eu estava trabalhando em um título independente e, logo depois, um e-mail chegou sobre Avatar. Eu realmente achava que seria o artista de “Avatar – a Lenda de Aang”, pois não havia nenhuma menção. Depois de assinar o contrato que eu percebi que era “James Cameron”. Portanto, tudo foi uma surpresa pra mim.
A anatomia N’avi é “alongada”, enfim, realmente complicado não voltar à parte humana. Portanto, foi difícil adaptar, contudo me mandaram muitas referências boas para fazer o processo.
Como foi desenhar personagens tão icônicos na ficção cientifica como o Predador, Alien e os Na’vi.
Fui um dos poucos brasileiros a desenhar as três grandes franquias da editora, senão o único… Enfim, foi um sonho de criança realizado…Além disso, é espetacular criar o Alien novo com Cris Seixas, recriar filmes que eu amo, foi voar alto com os pés no chão.
