Gato de Botas 2: Referências e curiosidades

Por: Carol Cunha 10 de março, 2023

Gato de Botas: O Último Desejo, animação de 2022 da Dreamworks, traz de volta o carismático personagem que Antonio Banderas dublou. Ele está concorrendo ao Oscar de Melhor Animação em 2023.

No novo filme, o astuto bandido felino leva uma vida sem preocupações e cheia de aventuras, até que percebe que está em sua nona e última vida. Aflito para escapar da morte iminente, Gato deve enfrentar um caçador de recompensas implacável, semelhante ao Lobo Mau (Wagner Moura), e o mimado Jack Horner (John Mulaney).  Isso enquanto busca a lendária estrela dos desejos para prolongar sua vida. Mas tudo muda quando Gato se une à sua ex-namorada/ex-parceira, Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek), e encontra um novo aliado no alegre vira-lata Perrito (Harvey Guillén).  Para piorar os problemas do Gato, Cachinhos Dourados (Florence Pugh) e a família criminosa dos Três Ursos (Olivia Colman, Ray Winstone e Samson Kayo) também está atrás da estrela.

No filme é possível encontrar várias referências, tanto de contos de fadas quanto da cultura pop. Hoje vamos falar sobre elas.

Antes de tudo, vale lembrar que a partir daqui o texto tem spoilers.

Influências

Os cineastas por trás do filme tiveram Sergio Leone e Akira Kurosawa como inspiração. Eles empregaram técnicas cinematográficas clássicas para imitar esses mestres.

Sergio Leone

O filme apresenta o Lobo como um caçador de recompensas, como Clint Eastwood e seu poncho característico do faroeste spaghetti de Sérgio Leone.

A música apresenta um assovio sempre que o Lobo aparece, criando tensão. Esse prenúncio teve como inspiração a trilha de Era uma vez no oeste. Lá toda vez que o som da gaita surge, você sabe que algo está prestes a acontecer. A partir disso, criaram o apito do Lobo.

No primeiro embate com o Lobo, o Gato de Botas está semelhante a um pistoleiro, com a mão contorcida sobre a espada. Embora o público saiba que o Gato de Botas tem um florete, não uma pistola. A imagem é tomada diretamente de Três Homens em conflito de Leone.  Do mesmo modo, o duelo final com o close nos olhos dos personagens teve como inspiração esse filme.

A famosa cena de Três Homens em conflito que emoldura o personagem de Eli Wallach com uma corda, representando que ele vai morrer, inspirou outro enquadramento do Gato de Botas: O Último Desejo. Embora o público ainda não saiba que o Lobo é na verdade uma manifestação da Morte, o filme prenuncia isso ao ter a foice do Lobo tendo o mesmo tipo de enquadramento do filme de Leone.

Para o momento em que a lâmina do Lobo toca o Gato de Botas pela primeira vez, os cineastas buscaram inspiração em uma cena de Um Punhado de Dólares também de Leone. Nela uma sombra semelhante a uma foice divide o rosto de Eastwood.

Akira Kurosawa e outros

O personagem do Lobo foi fortemente inspirado pelo tipo de personagem que Akira Kurosawa retratava. Um personagem cheio de humanidade, honra e classe. Embora seja visto como um vilão, o Lobo é na verdade um personagem complexo. O ponto de vista falho do Gato sobre a vida faz com que a Morte o persiga. E isso leva a um confronto final entre o Gato e o Lobo que é construído no código do samurai. A entrada do Lobo no clímax do terceiro ato teve sua inspiração em Yojimbo. Enquanto o impasse final entre o Gato e o Lobo teve sua inspiração em Sanjuro.

Os cineastas também citaram a grande influência de Homem-Aranha no Aranhaverso na animação do filme. E também do pintor Frans Hals, que costumava deixar as pinceladas bem marcadas em seus quadros, do mesmo jeito que os animadores fizeram em Gato de Botas: O Último Desejo.

Referências a Shrek

Logo no início do filme, após um sino gigante esmagá-lo, o Gato de Botas vai ao médico e descobre que chegou ao fim de suas nove vidas. Isso desencadeia uma sequência de flashbacks das várias mortes do felino. Isso inclui uma em que um forno gigante incendeia tanto ele e quanto o Biscoito de Gengibre, personagem icônico de Shrek.

Além do Biscoito de Gengibre, outros personagens do universo de Shrek fazem aparições especiais no filme. Durante uma sequência em que Gato de Botas relembra sua vida, Shrek e Burro, aparecem brevemente em uma cena contra uma lua brilhante, no estilo “Hakuna Matata”. Pinóquio também aparece na história do vilão do filme, Jack Horner.

No momento final do filme, Gato de Botas, Kitty Pata-Mansa e seu novo amigo Perrito sequestram um navio. Eles partem para “ver alguns velhos amigos”. Uma das cenas finais mostra o navio à deriva em direção a Muito Muito Distante, a terra onde Shrek, Fiona, Burro e os outros personagens residem.

Outras referências

O Lobo/Morte esteve presente em todas as vidas anteriores do Gato, e até aparece no meio da multidão quando o Gato está lutando contra o gigante. No consultório médico, nos cartões que aparecem quando mostram cada uma das mortes do Gato, há uma pequena borda elegante. Ela é um ícone do Lobo com foices. Os cineastas plantaram essa imagem na frente do público, relacionando o prenúncio visual com o enredo da história. Em outro momento, o Lobo é enquadrado no centro de uma imagem que lembra uma caveiras.

Durante a batalha do Gato com o gigante, um sino toca oito vezes, representando o número de vezes que o Gato de Botas já morreu.

Contos de Fadas

Jack Horner é outro vilão principal do filme Gato de Botas: O Último Desejo, veio da canção de ninar, Little Jack Horner, pouco conhecida aqui no Brasil. A rima conta a história do menino Jack Horner, que gostava de comer uma torta de Natal. Em O Gato de Botas, vemos o “Pequeno” Jack Horner já adulto. Agora, ele é o “Grande” Jack Horner, um chef que se tornou notório senhor do crime.

Na sala de Jack Horner, há diversos itens de fábulas famosas, como, por exemplo, chifres de unicórnio, a Excalibur, o sapatinho de cristal da Cinderella, a Fênix, a flor de “A Bela e a Fera”, o tapete mágico de Aladdin, o chapéu de Merlin, um barco de Lilliput, a Mão de Midas, o gancho do Capitão Gancho e a abóbora da Cinderella que se transforma em uma carruagem ao estilo Mad Max – Estrada para a Fúria.

Jack possui um bolo com a mensagem “Coma-me” e uma garrafa com a mensagem “Beba-me”, que fazem crescer e encolher como as da personagem de “Alice no País das Maravilhas”.  Ele também tem uma bolsa mágica similar à de Mary Poppins e um guarda-chuva voador como o dela.

Outra referência inclui a paródia do personagem Grilo Falante, cujo nome era Inseto Ético.

Cultura pop

A cena da morte de Jack Horner é uma homenagem à morte do personagem principal do Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.

Perrito pergunta ao Gato de Botas se ele gosta de sextas-feiras, em uma referência indireta ao personagem Garfield.

Além disso, os pelos do Gato se arrepiam quando Morte está próximo, similar ao sentido aranha do Homem-Aranha.

Os Ursos lembram a família criminosa Fratelli de Os Goonies, com a mãe usando uma boina similar à Mama Fratelli, o pai usando um cachecol como o irmão mais velho, Jake, e o “Bebê” Urso tendo olhos azuis como o filho do meio, Francis.

Em um dos flashbacks, o Gato está jogando poker com cães, em uma referência ao quadro “Cães Jogando Poker”.

Conclusão

Todas essas referências enriquecem a narrativa do filme e trazem um apelo aos cinéfilos e amantes da sétima arte. Em suma, o resultado é uma animação que homenageia diversos elementos da cultura pop e do cinema, criando um universo rico e complexo para o público.

*As imagens deste artigo são do canal do YouTube Sessão Nerd