CDQ no FIQ: Conheça a programação do nosso estande.

Por: Carol Cunha 21 de maio, 2024

Nossa escola – A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais (CDQ) – está preparando uma série de atividades especiais para a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH. O evento, que acontecerá de 22 a 26 de maio no Minascentro, localizado na Rua dos Guajajaras, 1.022, Centro, contará com oficinas gratuitas para todas as idades, lançamentos de esculturas 3D de personagens, sessões de autógrafos e muito mais.

Entre os destaques, o público poderá participar de oficinas gratuitas cujas inscrições estarão abertas até uma hora antes da aula. Se quiser saber mais sobre as nossas oficinas gratuitas, basta clicar AQUI.

Parceria e Atrações

Este ano, temos a honra de contar com um parceiro muito especial em nosso estande. A mini livraria da loja Pannini Comics do Shopping Cidade estará presente, representando a maior editora de super-heróis e mangás do mundo.

Eddie Vieira, Pipoca e Nanquim e muito mais

Além disso, teremos diversas atrações, incluindo demonstrações de desenhos ao vivo. Contaremos com a presença de convidados que trabalham em editoras nacionais e internacionais, como a Marvel e a DC Comics.

Entre eles teremos o escultor e professor da Casa Eddie Vieira que apresentará esculturas 3D de personagens como o mercenário meio elfo Syan, o comerciante Ogly, além de estatuetas licenciadas de ícones como, por exemplo, Mané Garrincha, Oscar Schmidt e Éder Jofre. Mas o grande destaque é o monstro da HQ “Ogiva”, da editora Pipoca e Nanquim, uma das mais renomadas do país. “Ogiva” está sendo adaptada para live action, graças a arrecadação no Catarse e uma das recompensas é a estátua feita pelo Eddie.

Carol Rossetti e Magali – MSP

Outra que marcará presença estará no estande da CDQ será a escritora e ilustradora Carol Rossetti. Ela irá promover sua graphic novel “Magali – Receita”, do selo Maurício de Sousa Produções, publicada pela editora Panini. Rossetti fará um desenho ao vivo enquanto apresenta a história aquarelada de Magali tentando reproduzir uma receita de sua bisavó com a ajuda dos amigos.

Nami Vianna e Val Armanelli

Nossa, professora, Nami Vianna, conhecida por suas artes fofinhas e bichinhos, conduzirá a atividade “Desenhando Criaturinhas ao Vivo”, parte do curso “Arte para Crianças” da Casa dos Quadrinhos. Já talentosa artista Val Armanelli oferecerá a oficina “Fabricando Zines” e lançará seu zine “Com Defeito”, que aborda o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Os fãs de quadrinhos terão ainda a oportunidade de adquirir o livro “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1” e obter autógrafos de dezenas de quadrinistas que contribuíram para essa obra, a qual reinterpreta em narrativa gráfica clássicos de músicos mineiros como Ary Barroso e Clube da Esquina. Participarão do evento artistas como Ana Paula Côrtes, Alexandre Tso, Gilson Ribeiro, Laura Jardim, Val Armanelli, João Belo, Daniel Bretas, Aline Cristine e Sunça.

Programação do estande da CDQ no FIQ BH 2024

22 de maio (quarta-feira)

A programação começa com Carol Rossetti, que estará no estande das 10h às 11h. Durante esse período, ela fará uma sessão de desenho ao vivo e divulgará sua graphic novel MSP “Magali – Receita”.

23 de maio (quinta-feira)

No segundo dia, das 11h às 12h, Nami Vianna conduzirá uma atividade interativa desenhando criaturinhas ao vivo, focada em arte para crianças. Mais tarde, das 13h às 14h, Ricardo , ganhador do Troféu HQ Mix. estará no estande realizando um desenho ao vivo e promovendo seu projeto “Zangyou” no Catarse.

24 de maio (sexta-feira)

A programação de sexta-feira inclui Lúcio Guimarães, que estará no estande das 16h às 17h para uma sessão de desenho ao vivo e divulgação do livro “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”. Em seguida, das 17h às 18h, Felipe Assunção, conhecido como “Sunça”, apresentará seu trabalho com um desenho ao vivo e promoverá a revista “Cartum Cartuns”.

25 de maio (sábado)

No sábado, Val Armanelli estará no estande das 15h às 16h para uma sessão de desenho ao vivo e o lançamento do zine “Com Defeito”. Das 16h às 17h, Sol Pimenta realizará um desenho ao vivo e venderá artes originais intituladas “Poesias Ilustradas”. Encerrando a programação, Daniel Bretas estará no estande das 17h às 18h, desenhando ao vivo e divulgando seu livro “Colorbar”, que também venceu o Troféu HQ Mix.

Conclusão

A programação do estande da CDQ no FIQ BH 2024 promete ser uma experiência rica e diversificada, oferecendo atividades para todos os gostos e idades. Portanto, não perca a oportunidade de se envolver com o universo dos quadrinhos e de interagir com artistas talentosos. Venha celebrar a arte e a cultura conosco no Minascentro!