FIQ BH: Conheça o Festival

Por: Carol Cunha 10 de junho, 2022

O FIQ em BH é, sem dúvidas, um dos mais longevos e tradicionais festivais de quadrinhos tanto do Brasil quanto da América Latina.  A Casa dos Quadrinhos faz parte dessa história. Participamos do Festival Internacional de Quadrinhos desde sua primeira edição em 1999, no Centro Cultural da UFMG.

Um pouco da história

O Festival Internacional de Quadrinhos substituiu a Bienal Internacional de Quadrinhos. A última edição da Bienal aconteceu também em Belo Horizonte em 1997.

O evento já passou por diversos estabelecimentos, como, por exemplo, a casa de show Matriz (2001), a  Casa do Conde (2003 e 2005), a Serraria Sousa Pinto (2007, 2011, 2013 e 2018) e o Palácio das Artes (2009). O próximo FIQ – BH vai acontecer no Minas Centro, também na região central da capital.

O FIQ tem como um dos seus principais objetivos valorizar a produção de quadrinhos tanto no âmbito nacional quanto local, através de exposições, oficinas, homenagens a profissionais de destaque na área. E, mais recentemente, através da criação do Artist’s Alley, um espaço em que quadrinistas podem interagir com o público e vender suas produções, como,  por exemplo, quadrinhos, pôsteres e postais.

Alguns dos quadrinistas que receberam homenagens no FIQ  foram Angeli, Mozart Couto, Jô Oliveira, Lourenço Mutarelli, Julio Shimamoto, Renato Canini, Maurício de Sousa, Laerte Coutinho, Antônio Cedraz e Érica Awano.

Participação da Casa

A Casa dos Quadrinhos participou do evento tanto através do seu estande quanto através de realização de oficinas de desenho diversas, abertas para o público visitante.

Vinda de Artistas

Do mesmo modo, a Casa também ajudou a patrocinar a presença de artistas de renome internacional no evento. Por exemplo, em 2015, graças a parceria da escola com a organização do evento, foi possível que os artistas Babs Tarr e Howard Chaykin.  Babs Tarr ganhou destaque por seu trabalho para a DC Comics no título da Batgirl. Por outro lado, Howard Chaykin é veterano no mundo das HQs, criador do título Cult American Flagg!

O espaço do estande da Casa dos Quadrinhos no FIQ foi concebido para estar em sintonia com a proposta do evento. Mais do que apresentar a estrutura e os cursos da escola para os visitantes, o estande busca incentivar o interesse pela produção cultural de quadrinhos.

Exposições

A cada FIQ, procuramos renovar a apresentação do estande, trazendo exposições com os trabalhos de nossos alunos e professores. Por exemplo, em 2013, realizamos no nosso espaço a exposição temática Laerte sobre tela, uma homenagem dos nossos alunos à brilhante quadrinista Laerte Coutinho.  Inclusive, a própria esteve no espaço para conferir as obras.

Demonstrações e Lançamentos

Do mesmo modo, nós proporcionamos demonstrações ao vivo de pintura digital, escultura, pintura manual, desenhos, para incentivar a curiosidade do público sobre o processo de criação artística.

Também o estande da Casa se tornou o local de lançamento de trabalhos de quadrinistas, tanto estreantes quanto aqueles de grande destaque no cenário nacional.  Artistas como, por exemplo, Vitor Cafaggi com Valente, Flávio Luiz, com O Cabra, Tikinho Ramon, com Três Patetas Surdos, entre vários outros, participaram de sessões de autógrafos no nosso estande.

Avaliação de portfólios

Além disso, a Casa dos Quadrinhos também proporcionou durante as edições do FIQ, avaliações de portfólios para aqueles que desejam entrar no mercado internacional. A realização das avaliações veio de uma parceria da escola com a empresa de agenciamento de artistas Glass House.

Cosplay

Babs Tarr e Batgirl

Outra atração do estande da Casa no FIQ – BH que fez muito sucesso foi o concurso de cosplay que realizamos no FIQ em 2015. A presença de cosplayers com fantasias ricas em detalhes trouxe ainda mais alegria para o evento. Além disso, nós proporcionamos o encontro entre a artista Babs Tarr com nossa mascote daquele FIQ, a Batgirl.

Visitas Ilustres

George Perez

Também tivemos várias visitas ilustres no nosso estante, como, por exemplo, a do editor das Graphic MSP Sidney Gusman.

Mas, sem dúvidas, uma das visitas mais emocionantes que recebemos foi a do saudoso desenhista e roteirista, George Perez, que faleceu recentemente. Ele foi o desenhista responsável pela criação da versão moderna dos Novos Titãs ao lado de Marv Wolfman, e, do mesmo modo, revitalizou a Mulher-Maravilha com seus roteiros nos anos 80. Além disso, foi o responsável pela maxissérie Crise nas Infinitas Terras, um marco da história das HQs.  Ele era uma lenda do mundo dos quadrinhos.

Perez esteve conosco no FIQ de 2013, conhecendo nosso espaço, interagindo com nossos alunos e professores e autografando o pôster da Crise das Infinitas Terras que atualmente se encontra em exposição no Espaço Cultural da Casa dos Quadrinhos.

Conclusão

O FIQ – BH é, sem dúvidas, parte importante da trajetória da Casa dos Quadrinhos e estamos animados para conferir a edição de 2022. E, claro, estaremos participando do evento. Esperamos encontrar com vocês lá.