FIQ BH: Conheça nossas oficinas e atrações!

Por: Carol Cunha 17 de maio, 2024

O FIQ BH é indiscutivelmente um dos eventos mais estabelecidos e tradicionais não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. E a Casa dos Quadrinhos tem sido parte integrante dessa jornada desde o início. Desde a sua primeira edição, realizada em 1999 no Centro Cultural da UFMG, nós marcamos presença no FIQ, contribuindo para sua história e seu impacto no cenário dos quadrinhos.

E agora, em 2024, estaremos novamente participando mais uma vez deste evento icônico! 

O Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ BH acontecerá de 22 a 26 de maio, no Minascentro (Rua dos Guajajaras, 1.022, Centro).

O Estande da Casa

Este ano contamos com um parceiro muito especial em nosso estande. Teremos uma mini livraria da loja da Pannini Comics do Shopping Cidade, representante da maior editora de super-heróis e mangás do mundo.

 E, do mesmo modo, contamos com diversas atrações, como, por exemplo, demonstrações de desenhos ao vivo. Tudo isso com convidados que trabalham tanto em editora nacionais quanto internacioais, como a Marvel e a DC Comics.

Além disso, todos os dias, você poderá se maravilhar com criações de escultura e impressão 3D de seus personagens favoritos dos quadrinhos.

Nossas Oficinas

Sem dúvidas, outra grande atração que a Casa dos Quadrinhos vai proporcionar no evento, em parceria com a sua organização, são oficinas gratuitas que estaremos ministrando.

Você sempre sonhou em criar tirinhas engraçadas ou com críticas sociais? Quer desenhar seu próprio super-herói ou inventar um vilão para suas histórias? Ou talvez tenha interesse em desenhar no estilo adorável do chibi? Não importa qual seja sua paixão no universo dos quadrinhos, nossos professores vão para guiá-lo através de técnicas e metodologias próprias, proporcionando-lhe, portanto, as habilidades necessárias para dar vida às suas ideias.

Os professores

Entre os professores que estarão compartilhando seu conhecimento, destaca-se Ricardo Tokumoto, criador da webtira Ryot IRAS e vencedor do troféu HQ Mix de melhor webquadrinho em 2016. Val Armanelli, que lançará seu zine sobre TDAH, “Com Defeito”, e já ilustrou a música “Bença” do rapper Djonga no projeto “Quadrinhos Sonoros, Vol. 1”. Valdo Alves, ilustrador dos best sellers infantojuvenis “Fazendo meu filme em quadrinhos, volumes 1, 2 e 3”, da autora Paula Pimenta. Jean Paulo, artista plástico e professor da Casa dos Quadrinhos há 19 anos. E não poderíamos esquecer de Lúcio Guimarães, membro do coletivo de quadrinhos inspirado em mangás, “Carrapato Estrela”.

Tirinhas para Todos  com Ricardo Tokumoto

Antes de tudo, essa oficina oferecerá uma introdução acessível e dinâmica ao mundo das tirinhas. Portanto, sob a orientação de Ricardo Tokumoto, os participantes mergulharão no processo de criação dessas histórias curtas, explorando tanto narrativas simples quanto técnicas de desenho.

Datas e Locais:

23/05 (quinta-feira), das 9h às 10h – Sala Roberto Negreiros

24/05 (sexta-feira), das 14 às 15h – Sala Ykenga

25/05 (sábado), das 12h às 13h – Sala Ykenga

Como criar bons personagens? com Val Armanelli

Para quem quer descobrir as bases de um bom personagem, esta é, sem dúvidas, a oficina ideal. Ela é um workshop imperdível de introdução à teoria e construção de personagens que oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar os fundamentos de forma, cor e composição.

Datas e Local:
22/05 (quarta), de 14 a 15 horas, Sala Ykenga

23/04 (quinta), de 9 a 10 horas, Sala Ykenga

24/05 (sexta), de 15 a 16 horas, Sala Ykenga

Criando Cenários Fantásticos com Jean Paulo

Para os entusiastas dos cenários fantásticos, essa oficina, sem dúvidas, é a escolha ideal. Jean Paulo guiará os participantes em uma jornada de imaginação, revelando igualmente segredos para criar paisagens deslumbrantes e cheias de vida, mesmo para aqueles com conhecimento básico em desenho.

Datas e Locais:

Dia 22/05 (quarta-feira), das 9h às 10 – Sala Roberto Negreiros

Dia 23/05 (quinta-feira), das 15h às 16h – Sala Ykenga

A Vida em Tirinhas com Lúcio Guimarães

Os participantes descobrirão como a arte pode ser a ferramenta perfeita para retratar o cotidiano. Desse modo, Lúcio Guimarães compartilhará insights sobre como transmitir emoções e narrativas significativas através do desenho, oferecendo, portanto, uma visão única do mundo das tirinhas.

Datas e Local:

22/05 (quarta-feira), das 15h às 16h – Sala Ykenga

26/05 (domingo), das 11h às 12h – Sala Ykenga

Chibi – A Técnica Kawaii de Desenhar com Valdo Alves

Antes de tudo, um toque de fofura japonesa é o que promete a oficina “Chibi – A Técnica Kawaii de Desenhar” com Valdo Alves”. Sendo assim, o professor ensinará técnicas práticas e divertidas para transformar qualquer personagem em uma versão miniaturizada e adorável, introduzindo, desse modo, os participantes ao mundo encantador dos chibis.

Datas e Locais:

22/05 (quarta-feira), das 9h às 10h – Sala Ykenga

23/05 (quinta-feira), das 14h às 15h – Sala Ykenga

24/05 (sexta-feira), das 9h às 10h – Sala Roberto Negreiros

26/05 (sábado), das 12h às 13h, Sala Roberto Negreiros

Crie o Seu Primeiro Personagem com Jean Paulo

Aqueles que desejam criar seu próprio universo de personagens poderão se inscrever em “Crie o Seu Primeiro Personagem com Jean Paulo”. Nesta oficina, nosso professor orientará os participantes através dos conceitos básicos de criação de personagens, permitindo, portanto, que suas imaginações ganhem vida.

Data e Local:

26/05 (domingo), das 15h às 16h – Sala Roberto Negreiros

Fabricando Zines com Val Armanelli

Finalmente, “Fabricando Zines com Val Armanelli” oferece uma experiência prática para todas as idades. Sendo assim, os particpantes vão descobrir o emocionante mundo da criação de zines, trabalhando em conjunto para desenvolver um zine único que poderão levar para casa e compartilhar com amigos e familiares.

Datas e Local:

24/05 (sexta-feira), das 9h às 10h, Sala Ykenga

25/05 (sábado), das 11h às 12, sala Ykenga

26/05 (domingo), das 16h às 17h, Sala Ykenga

Todas as oficinas são classificação livre e as inscrições devem ser feitas uma hora antes da oficina na recepção do FIQ BH.

Conclusão

Não perca a oportunidade de explorar sua criatividade e aprimorar suas habilidades artísticas em um ambiente inspirador e cheio de energia! Venha se juntar a nós no FIQ BH e embarque em uma jornada emocionante pelo mundo dos quadrinhos!