Ensino Técnico de Desenho: Entenda as suas vantagens
Introdução
Ensino Técnico de Desenho é uma das opções de curso que a Casa dos Quadrinhos disponibiliza para quem se interessa em uma formação sólida para entrar no mercado artístico.
Nosso Curso Técnico Profissionalizante em Artes Visuais possui como objetivo principal formar profissionais com capacidade de produzir e desenvolver trabalhos nas mais diversas vertentes artísticas. Por exemplo, os mercados de quadrinhos, ilustração, animação editorial e games (jogos eletrônicos).
Para entender as vantagens do ensino técnico de desenho, primeiramente, devemos compreender as vantagens de um curso técnico.
Vantagens de um Curso Técnico

Diferente de um curso superior, que, antes de tudo, busca apresentar as disciplinas com fundamentação teórica mais ampla, o curso técnico propõe um estudo das disciplinas de maneira mais direta e prática.
Em outras palavras, o curso técnico possui como uma das suas principais propostas e vantagens uma formação de curta duração – cerca de dois anos, no caso da Casa. Isso, consequentemente, garante um ensino que direciona e foca na formação do aluno para que ele possa ser rapidamente entrar no mercado de trabalho.
Existe também a facilidade de se ingressar em um curso técnico ao se comparar com o ensino superior. Por exemplo, no caso do nosso curso profissionalizante, basta que o aluno esteja cursando o Ensino Médio ou tenha o certificado de conclusão do mesmo para poder se inscrever.
Isso permite que uma gama maior de pessoas com interesse possa entrar no curso técnico.
Quem ele pode atender

Existem alunos, por exemplo, que querem se profissionalizar enquanto ainda estão no Ensino Médio, com uma capacitação na sua área de interesse, no nosso caso, Artes Visuais. Alguns desses estudantes podem almejam entrar diretamente para o mercado de trabalho. Outros usam as bases do ensino técnico de desenho para chegar a uma universidade já com conhecimentos práticos.
Igualmente, muitas pessoas não possuem tempo e disponibilidade para se preparar para prestar um vestibular e, consequentemente, entrar na universidade. Ao entrar no curso técnico, elas podem, portanto, focar seu tempo e energia na absorção do conhecimento prático que realmente almejam.
Do mesmo modo, não podemos nos esquecer daqueles que buscam o curso técnico como uma oportunidade de mudar de área. Trocando o trabalho atual que não os satisfaz por aquele que almejam.
Nesses casos, a duração menor do curso técnico é mais prática e menos desgastante que os anos despendidos em um curso superior. Com uma carga horária menor, enfim, é mais fácil conciliar o ensino técnico com o trabalho. E o tempo menor de duração, igualmente, permite que esses alunos entrem mais rapidamente na sua nova área de formação.
Curso Técnico da Casa

MEC e Secretaria da Educação
O Ministério da Educação – MEC – analisa as instituições para validar os cursos técnicos através de normas pré-estabelecidas, como carga horária e até as matérias presentes na grade curricular.
A Casa dos Quadrinhos leva muito a sério o ensino técnico de desenho. Ela, portanto, tem o reconhecimento do Ministério de Educação como uma instituição que segue sua regulamentação e exigência de qualidade.
Nós, igualmente, adaptamos nossa estrutura física e pedagógica às exigências da Secretaria de Educação de Minas Gerais e do Conselho Estadual de Educação.
Enfim, quem optar pelo ensino técnico de desenho que a Casa dos Quadrinhos fornece pode se sentir seguro. Isso porque estará se capacitando em uma instituição séria e com compromisso com seus alunos.
Além disso, ao concluir o curso, o aluno receberá o DIPLOMA DE TÉCNICO EM ARTES VISUAIS, que possui registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208). Nosso diploma possui validade em todo território nacional.
Corpo Docente e Estrutura
Nosso corpo docente se constitui de profissionais atuantes no mercado nacional e internacional. Alguns, inclusive, desenham para grandes editoras como a Marvel e a DC Comics.
Isso traz uma série de diferenciais para nossos alunos, que, portanto, os beneficia de fato. Afinal, com professores imersos no mercado de trabalho, nossos estudantes ficam a par das tendências profissionais mundiais mais recentes.
Nossos com laboratórios e salas são preparados de modo a proporcionar o desenvolvimento de atividades práticas com material de qualidade. Do mesmo modo, adotamos softwares gráficos utilizados no mercado, como, por exemplo, o Blender e o Clip Paint Studio.
Focos do nosso Curso
Nosso Curso Técnico com Habilitação em Artes Visuais possui quatro focos, que se distribuem em quatro módulos com uma média de cinco a seis disciplinas por semestre letivo.
Estes focos são: Fundamentos do desenho. Ilustração e pintura tradicional e digital. Técnicas de animação. História em quadrinhos e narrativa visual. Modelagem e escultura manual e digital.
Nossos professores buscam, portanto, através desses focos, oferecer aulas conteúdos que vão preparar os alunos, de maneira concreta para as mais diversas atividades a serem desempenhadas na área.
Quem quiser saber um pouco mais sobre esses focos, temos um artigo em nosso blog que fala aprofundadamente de cada um deles.
Por que o Ensino Técnico de Desenho?

Por que investir no ensino técnico de desenho? Porque suas áreas de atuação são setores em crescimento contínuo, tanto no mercado nacional quanto internacional. Isso aumenta as possibilidades de contratação futura.
O crescimento da área de quadrinhos e ilustração é notável. O advento tecnológico tornou essa produção acessível aos leitores por meio de computadores, smartphones ou tablets. O que possibilitou tanto uma consolidação do mercado de autores independentes, quanto maior inclusão de artistas no âmbito internacional.
Podemos comprovar isso através da publicação de autores em sites de sucesso que disponibilizam séries online de HQs como o Tapas ou Webtoons. Do mesmo modo, os quadrinhos são a categoria que mais recebe apoio financeiro dentro da plataforma de financiamento coletivo Catarse. Igualmente, os Artist’s Allleys – espaço em eventos de cultura pop reservado aos artistas independentes e seus produtos – cresceram em tamanho e diversidade de trabalhos.
Simultaneamente, nos últimos anos, várias séries animadas brasileiras vêm ganhando espaço tanto em canais de TV quanto em plataformas de streaming. Alguns exemplos de séries animadas brasileiras bem recebidas pelo público são Sítio do Pica-pau Amarelo, Turma da Mônica, Peixonauta, Irmão do Jorel e O Show da Luna, entre vários.
Todos esses exemplos demonstram o potencial das séries animadas brasileiras, tanto junto ao público quanto à crítica. Além disso, o setor de animação publicitária vem aumentando também a sua demanda.
O mercado de jogos eletrônicos, cujo setor, segundo o jornal O Globo (2017), movimentou R$ 4,9 bilhões, sendo que o Brasil lidera o setor na América Latina, também é outro nicho promissor para nosso futuro profissional.
Conclusão
Nosso curso Técnico de Artes Visuais prepara, portanto, o aluno para trabalhar, com competência, dentro desses vários nichos. Já estamos com matrículas abertas e convidamos você a conhecê-lo.