Empreender com desenho- Como artistas iniciantes ganham dinheiro?

Por: Carol Cunha 11 de março, 2022

Empreender com desenho é uma questão que sempre passa na cabeça de quem está iniciando no mundo das artes.

Como artista, existem muitos caminhos que podemos explorar para rentabilizar nosso talento, permitindo que possamos ser nossos seu próprios patrões e, consequentemente, passar seus dias fazendo aquilo que amamos.

Este texto pretende, portanto, listar algumas das possibilidades de se ganhar dinheiro sendo um artista.

Monte a sua loja virtual

empreender com desenho
Arte da ex-aluna Nami Vianna

Uma das maneiras mais diretas de empreender com desenho e ganhar dinheiro é com versões impressas de seus desenhos ou ilustrações.

Muitos pintores, ilustradores, designers, artistas gráficos podem, portanto, ganhar dinheiro vendendo impressões ou cópias de alta qualidade de seus trabalhos.

 Isso pode ser disponibilizado, por exemplo, na forma de pôsteres, prints, bottons ou postais. Contudo, você ser mais criativo e expandir seus produtos para coisas como cadernos, calendários, cards e outros itens.

Você pode, por exemplo, oferecer  sua arte para seus seguidores de mídia social ou crier uma loja online. Existem diversas plataformas em que você pode hospedar sua lojinha e personalizá-la do melhor jeito possível, como por exemplo, a Illuria, a Shopee, Loja Integrada ou a Shopify.

Impressão sob demanda

Redbubble

Do mesmo modo, você pode montar um espaço para você em sites de impressão sob demanda.

Essa categoria é, contudo, diferente da sua lojinha virtual, em que você precisa cuidar de todo o processo, desde a impressão até a entrega.

Um arranjo de impressão sob demanda permite que você envie seus desenhos e ilustrações para o site. A empresa então imprime sua arte em produtos, como, por exemplo,  camisas, canecas, bolsas, garrafas e capas de telefone.

A empresa se responsabiliza por todo o resto do processo, e você ganha uma parte do lucro sobre o produto.

Alguns exemplos de sites de impressão sob demanda são o Zazzle, o Redbubble, o CASETiFY e o CafePress.

Em suma, você apenas tem que esperar por sua comissão. A desvantagem é que o lucro é baixo. Entretanto, pode ser um bom começo para ganhar dinheiro com suas impressões personalizadas, pois o site já possui um tráfego e seguidores enormes.

Vender Obras de Arte Digital

Outra opção para se empreender com desenho está na prática de vender desenhos vetoriais. Ao oferecer designs diferentes e fazer upload de novos produtos regularmente, você pode, portanto, gerar um fluxo de renda passiva constante.

Existem vários sites para os quais você pode vender todos os tipos de obras de arte, como, por exemplo, ilustrações, designs de logotipos, pacotes de ícones, designs de personagens.

Os principais sites para vender desenhos e fotos vetoriais incluem o Shutterstock, o Adobe Stock  e o Sellfy. Esses sites são usados por um grande número de pessoas.

É um processo simples para vender para esses sites depois de criar uma conta de colaborador. Escolha as impressões de alta qualidade que deseja vender, carregue-as e pronto! Suas impressões serão adicionadas à galeria e você será pago quando os clientes comprarem e baixarem seu trabalho.

Faça trabalhos de comissions

Arte do Professor Eduardo Pansica

Comissões são, sem dúvidas, uma estratégia popular que muitos artistas e ilustradores iniciantes podem usar para ganhar dinheiro – tanto online quanto offline.

O melhor lugar para começar é apresentando seu trabalho em suas mídias sociais, como por exemplo, Twitter, Tik Tok ou Instagram.

Portanto, não se esqueça de mencionar em sua biografia que você aceita encomendas

Com alguma sorte, seus primeiros clientes espalharão a notícia e seus próximos clientes se aproximarão de você.

Contudo, existem também grupos no Reddit ou Telegram, em que você pode entrar em contato direto com clientes interessados em fazer commissions específicas.

Do mesmo modo, o  Twitch pode ser uma boa opção para divulgar seu trabalho e conseguir commissions. Esta plataforma interativa permite que os clientes se encontrem com você e assistam ao seu processo criativo.

Crie um canal no YouTube

empreender com desenho

Criar um canal de desenho no YouTube pode ser uma possibilidade de ganhar dinheiro e divulgar a sua arte.

No YouTube, você pode ganhar dinheiro por visualizações, contudo precisa ter mais de mil inscritos. Portanto, lembre-se de que você não ganhará muito no começo, mas conteúdo de qualidade, que resolva um problema ou forneça entretenimento, pode trazer mais espectadores.

Algumas maneiras de ganhar dinheiro no YouTube são, por exemplo, fazer conteúdos revisando cursos de arte online, filmar tutoriais de arte ou vídeos de speedpaint.

Os tutoriais em vídeo são, especialmente, muito procurados, pois as pessoas adoram o aprendizado visual.

Para se destacar no YouTube, existem alguns passos que você pode seguir, como, por exemplo, definir seu nicho e público-alvo,  pesquisar palavras-chave e carregar seus vídeos pelo menos duas vezes por semana, se não mais

Crie um Patreon

Os artistas podem ganhar dinheiro usando uma plataforma de crowdfunding como o Patreon. Aqui, os artistas podem começar a construir seus negócios de associação, onde podem desenvolver um relacionamento direto com seus fãs mais fiéis. Eles se tornam uma espécie de “padrinhos” dos artistas, e em contra partida, o artista produz conteúdos exclusivos para esse afiliados.

Existem, portanto, várias maneiras pelas quais os artistas podem gerar renda a partir deste site, o que inclui as taxas pagas pelos fãs, o potencial de obter obras de arte comissionadas e assim por diante.

Esta é uma possibilidade que geralmente dá mais resultado quando associada a outro tipo de atividade, como um canal de YouTube, por exemplo.

Vender em Artists’ Alleys

empreender com desenho

Os Artists’ Alley ou, igualmente, Feiras de Arte, podem ser uma boa opção para empreender com desenho e ganhar um bom dinheiro.

Atualmente existem festivais de quadrinhos e cultura pop, de tamanhos diversos, espalhados por todo o Brasil, sendo alguns bem famosos, como, por exemplo, a CCXP, o FIQ, a Poccon ou a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Contudo, a melhor maneira de começar seria procurar feiras de arte ou festivais locais em sua área.

A maioria desses evento cobra pela mesa do artista, portanto, existe um investimento inicial de sua parte.

Vender em feiras ou festivais dá a você a chance de mostrar sua arte e conhecer clientes cara a cara.

Há muitas pessoas nesses eventos e você certamente obterá algumas vendas ou exposição. Certifique-se de distribuir cartões de visita e folhetos para que os clientes em potencial possam encontrar suas contas de mídia social ou ter suas informações de contato caso queiram comprar de você a qualquer momento.

Nós já fizemos um artigo inteiro comentando como melhor se preparar para vender em um Artists’ Alley.

Conclusão

Vocês podem ver, portanto, que existem várias maneiras de empreender com desenho.  Agora é você escolher o melhor caminho para poder vender a sua arte.