Educação Artística Infantil: Como ela ajuda a enfrentar a Pandemia!
Introdução

A Educação Artística Infantil pode ser utilizada como um mecanismo de apoio positivo tanto para as crianças quanto para os pais durante a pandemia.
O alastramento do COVID-19 trouxe regulamentações governamentais sobre distanciamento social, pedidos de isolamento em casa e fechamento de escolas. Como resultado, tais medidas modificaram as vidas de milhões de famílias no mundo inteiro.
Mudança na Dinâmica Familiar
Uma das consequências foi, enfim, o aumento do tempo de convivência de pais e/ou responsáveis e crianças, juntos em espaços privados. Como resultado, os adultos precisaram alterar drasticamente a sua rotina. Buscaram, portanto, encontrar estratégias para equilibrar as suas responsabilidades entre as demandas do trabalho e da vida doméstica. Entre as necessidades dos seus empregadores, os cuidados com as crianças, sejam nas atenções diárias ou no auxílio nas tarefas do ensino remoto.
É verdade que houve, ocasionalmente, algumas flexibilizações nessa rotina. E, juntamente com isso, finalmente, o surgimento das vacinas. Entretanto, ainda estamos todos sob uma imensa fonte de estresse e pressão que estas gerações nunca haviam experimentado anteriormente.
Saúde Mental Infantil
Esse tipo de situação causada pela pandemia afeta seriamente aos adultos, igualmente os pequenos também não passam incólumes ao atual momento de crise. Elas também estão confinadas em casa, com interação humana restrita e conseguem apreender a ansiedade generalizada que as rodeia durante a atual pandemia.
Em outras palavras, todas essas modificações extremas em suas rotinas diárias são gatilhos de estresse que resultam em sofrimento psíquico. Elas foram privadas de suas atividades em grupo, tanto na escola quanto de seus companheiros de brincadeiras. Do mesmo modo, não podem se dedicar às atividades extracurriculares que ocupavam grande parte de seu tempo livre.
Dessa forma, vários pesquisadores estão monitorando, sobretudo, um crescimento dos sintomas de ansiedade e depressão entre crianças durante o momento histórico presente.
Sendo assim, estudos concluíram que a pandemia resulta tanto no agravamento de questões de saúde mental pré-existentes quanto no surgimento de novos casos. Os fatores que estão correlacionados a esse panorama são, em suma, crise de saúde pública, isolamento social e recessão econômica.
Educação Artística Infantil como Cura

Pesquisas retratam como os pequenos processam, enfim, a atual realidade problemática. Constantemente confinados, principalmente, em casa, longe da escola e dos amigos, tendo como pano de fundo uma pandemia global. Contudo, simultaneamente, outros estudos adicionais apontam atividades que poderiam ser benéficas e, até mesmo, terapêuticas para as crianças lidarem com essa situação complexa e difícil. Como aprender e trabalhar com Arte.
Até mesmo blogs e sites de paternidade recomendam a educação artística infantil como uma excelente opção para estimular e tranquilizar os pequenos durante a pandemia. A arte auxilia a revelar e extravasar emoções confusas, através da criatividade e do processo de catarse.
De acordo com estudos, apesar da pandemia de COVID-19 causar traumas nos pequenos, a participação em atividades artísticas ajuda na melhoria da saúde mental. Nesse sentido, a arte auxilia na criação de estratégias de enfrentamento de experiências adversas, tais como o isolamento social que estão enfrentando.
Em outras palavras, estimular o estudo artístico e o desenvolvimento da criatividade enquanto estão em casa é um modo de mantê-las engajadas no ensino online. Sendo também uma maneira saudável para lhes dar ferramentas que permitam expressar suas emoções e aliviar o estresse. Além disso, a arte também é benéfica para a construção de um senso de resiliência no enfrentamento de problemas, assim como o desenvolvimento do autoconceito positivo.
A capacidade das crianças se expressarem através da criação artística é comprovadamente um processo de cura. Ainda mais, que a arte possibilita que elas consigam se comunicar de maneira que talvez não lhes fosse possível fazer verbalmente.
O aprendizado e a criação das artes desses pequenos podem ser benéficos também para os pais. Nesse sentido, a sinceridade e inocência dessas obras servem como um remédio nesses tempos complexos e um lembrete da promessa de um futuro melhor.
Educação Artística Infantil e Laços Afetivos

Simultaneamente, traz um resgate de um senso de comunidade para essas crianças, e, indiretamente para seus pais. Isso se dá através dos laços que elas vão conseguir criar com seus companheiros de fazer artístico. Pavimentando, assim, juntos, a descoberta de um novo mundo de possibilidades. Mesmo que este seja feito através de aulas online em plataformas digitais ao vivo.
As crianças, ao relatarem aos pais, suas experiências nesse ambiente, os incluem nessa comunidade, diminuindo o sentimento de isolamento e solidão. Pais e filhos podem descobrir juntos novos artistas através de visitas online a museus nacionais, como o MASP, ou internacionais como o Louvre.
Conclusão

A disponibilidade de atividades culturais e cursos de arte online cresceram durante a pandemia. Simultaneamente, pais e responsáveis, com acesso à internet, aumentaram sua busca por atividades remotas de educação artística infantil e de qualidade para os filhos.
Como resultado, as instituições passaram a oferecer oportunidades virtuais, como é o caso da Casa dos Quadrinhos. A escola mantém há alguns anos, desde antes da pandemia, um curso voltado para o público infantil. Com as mudanças atuais, tal curso se tornou online, porém mantendo o mesmo compromisso de qualidade e foco no aluno. Marca registrada dos vinte anos de existência da escola.
Convidamos, portanto, a todos a conhecerem nosso curso.
Texto pela Professora Carol Cunha – formada em Cinema de Animação e Mestre em Psicologia, ambos pela UFMG.