Conheça dicas importantes para desenhar Mangá!
A princípio, aprender a desenhar mangá pode parecer uma tarefa difícil. Isso por ele possuir um estilo muito distinto e característico. Contudo, à medida que você lê muitos mangás, começa a perceber as diferenças sutis que tornam cada um de seus artistas favoritos únicos e, portanto, pode começar a desenvolver seu próprio estilo de desenho de mangá.
Neste texto vamos falar de algumas dicas de mangá essenciais e práticas para ser um artista melhor, e, igualmente, evitar erros de iniciantes.
O Estilo Mangá

Alguns estilos podem parecer semelhantes ao mangá, mas não são exatamente a mesma coisa. Mesmo artistas profissionais ou semiprofissionais costumam cometer esse erro e desenhar personagens que mais se parecem com cartoon que exatamente com o estilo japonês característico.
Existem, portanto, um conjunto muito específico de características definidoras daquilo que usualmente chamamos de “estilo mangá”.
Por exemplo: olhos grandes com cílios pontiagudos grossos, nariz altamente mais simples, boca pequena (geralmente sem lábios ou lábios pouco definidos), queixos pequenos quase pontudos.
Quando estamos reunindo essas características estamos pensando principalmente no estilo de arte que abrange a maioria das produções japonesas, e que também se popularizou fora deste país.
Contudo, sabemos que existem exceções a essas “regras”. Muitos artistas, especialmente aqueles com foco em um público mais adulto como, por exemplo, Takehiko Inoue (Vagabond) ou Junji Ito (Uzumaki) tendem a ter um traço mais realista.
Entretanto, se você quiser que seu desenho mantenha um visual clássico de mangá, é bom, portanto, estar atento às características de maior destaque desse estilo.
Olhos

Os olhos grandes são, sem dúvidas, uma das características mais marcantes desse estilo, portanto, uma das dicas de mangá mais valiosas é prestar especial atenção a essa parte da fisionomia.
Os olhos de mangá são geralmente muito maiores e mais largos do que os olhos reais; portanto, se quer ilustrar nesse estilo, é assim que deve desenhá-los. Usualmente, esses olhos são feitos de modo que devem estar longe o suficiente para que você possa encaixar um terceiro olho no meio.
Uma grande diferença entre desenhar expressões oculares realistas é que no mangá o tamanho tanto da pupila quanto dos olhos como um todo pode ser alterado para criar uma expressão mais dramática.
Em outras palavras, os japoneses utilizam os olhos para transparecer a personalidade e/ou o estado de espírito dos personagens. Crianças usualmente têm olhos maiores para refletir sua inocência.
E, em alguns caos, o mesmo personagem pode ter tamanhos de olhos diferentes, dependendo da situação. Por exemplo, Kenshin Himura (Samurai X/Rurouni Kenshin) e Kirika Yuumura (Noir) variam o tamanho de seus olhos: grande e gentis em situações normais, estreitos e menores durante cenas de batalha
Contudo, uma característica se mantém uniforme na maioria das caracterizações: os olhos de anime e mangá são feitos de maneira bastante simplificada, onde muitos detalhes são omitidos. Em suma, os olhos de mangá tendem a consistir em partes mínimas, como os cílios superiores e inferiores, a íris e a pupila.
Em vez de desenhar cílios individuais, os cílios dos olhos de anime geralmente são feitos como uma forma inteira ou com apenas uma sugestão de alguns cílios.
Estude Anatomia

Uma das dicas mais importante para quem quer aprender a desenhar mangá é se debruçar por algum tempo estudando anatomia real. Em outras palavras, você precisa saber como um corpo real se estrutura e como ele funciona. Conhecer as proporções e o posicionamento das diferentes partes do corpo o ajudará a evitar erros ao desenhar.
Depois de conseguir essa segurança na construção correta do corpo humano, você será capaz de empregar de maneira natural e estética as formas e proporções com exagero em seus personagens de mangá como muitos autores como Eiichiro Oda (One Piece) ou o Clamp (Sakura Card Captors) costumam fazer.
Contudo, mesmo que no mangá certas proporções sejam com certo exagero, lembre-se de que seus personagens gerais ainda são baseados em anatomia real.
Desenhe diferentes tipos de personagens

Encontramos alguns tipo de personagens usuais dentro do estilo mangá, como, por exemplo, a garota bonita (bishoujo), o rapaz bonito (bishonen), o robô gigante (mecha) ou o estilo chibi (que é uma caricatura super deformada e geralmente fofa de um personagem).
Todos nós acabamos criando certa preferência por alguns desses personagens e acaba se tornando mais fácil – até de maneira inconsciente – desenharmos essas vertentes mais constantemente. É confortável desenharmos aquilo que nos traz segurança.
Contudo, para se tornar um artista completo, à medida que você pratica seus desenhos de mangá, é importante ramificar e desenhar todos os tipos de pessoas e personagens. Isso, sem dúvidas, vai melhorar muito seus desenhos em geral.
Linhas Claras e Definidas

Se você olhar para a maioria dos mangás de boa qualidade, eles tendem a ter desenhos de linhas muito claros e bem definidos. Portanto, se você quer melhorar no desenho de mangá, você deve fazer o que os profissionais fazem. Em outras palavras, tente desenhar com linhas longas e firmes e evite rabiscos desnecessários.
Contudo, isso demanda muito tempo e prática, por isso você precisa fazer continuamente exercícios de tracejo de linhas para se aprimorar.
Uma das dicas importantes para um mangá claro e bem definido é saber usar não apenas a mão para desenhar. Por exemplo, para fazer linhas muito longas, é uma boa ideia desenhar a partir do ombro em vez de desenhar a partir do pulso.
Em outras palavras, em vez de mover o pulso ao desenhar essas linhas, mova a parte do ombro/cotovelo do braço. Contudo, se quiser desenhar detalhes menores, desenhar com pulso é muito melhor.
Master Copy e Referências

Nós não estamos em momento algum falando em plagiar o trabalho de ninguém. O que estamos dizendo é que para praticar, apenas como estudo, não há mal algum em recriar o trabalho de algum artista que você admira. Essa recriação permite que você perceba como seu mangaká favorito solucionou algumas questões no desenho que você talvez não tivesse percebido.
Em outras palavras, você pode escolher um personagem ou cena de um de seus mangás favoritos e tentar para recriá-los. Isso comumente é chamado de master copy. Esse é o primeiro passo de seu estudo.
Quando você se sentir mais confortável e seguro, você pode voltar naquela cena ou personagem e começar a pensar no que faria diferente. Adicione alguns de seus próprios elementos, por exemplo, um plano de fundo diferente; um personagem diferente em uma pose semelhante; ou um novo personagem. Traga alguma coisa para dar-lhe o seu próprio toque.
Desenvolva seu estilo

Como dissemos antes, copiar o trabalho de seu mangaká favorito é ótimo para praticar. Contudo, para se tornar um profissional, você precisa descobrir um estilo que funcione melhor para você.
Contudo, isso leva tempo, muita prática e paciência. Antes de tudo, você deve experimentar. Quem sabe até mesmo misturar coisas que gosta de vários artistas até encontrar o que lhe agrada? Com o tempo, o seu jeito de desenhar vai naturalmente aparecer e você será reconhecido facilmente pelo público.
Conclusão
Se depois de todas essas dicas sobre desenho de mangá, você ainda tem dúvidas sobre como começar? Não tem problema! Entre em contato conosco e conheça nosso curso específico para desenho em estilo Mangá!