Dicas de Desenho para a Prova da UFMG

Por: Carol Cunha 3 de dezembro, 2021

Em poucos meses a prova de Habilidades de Percepção Visual da UFMG estará sendo aplicada, portanto, para quem quer se dar bem nela, recomendamos se preparar desde já.  Vamos, neste texto, dar algumas dicas de desenho para quem quer ser aprovado na UFMG.

Pratique!

Uma das principais dicas de desenho para a prova da UFMG é aquela que vale para qualquer pessoa que deseja consolidar seu caminho no mercado artístico: praticar!

Contudo, nesse caso específico, o ideal é tentar simular as condições que a prova da UFMG exige.  Para isso, sugerimos que os candidatos possam, por exemplo, pegar as provas de concursos anteriores para compreender como funcionam as questões.

Treine o tempo da prova!

Não apenas isso. Ao se utilizar das provas de concursos anteriores, você também estará se preparando para um fator que pode ser  diferencial para a sua aprovação: treinar o tempo de prova!

A prova de Percepção Visual possui um tempo específico de duração, e, portanto, muitas vezes os candidatos acabam se debruçando mais detalhadamente sobre uma questão, deixando pouco tempo para as demais.

O gerenciamento de tempo é essencial para o sucesso. Para conseguir fazer isso de maneira prática e equilibrada, recomendamos que você leia a prova toda antes de fazer alguma questão.  Desse modo, você pode começar pelas questões que possui mais domínio e são mais fáceis e rápidas de fazer. Sendo assim, ganha o tempo necessário para se debruçar com mais calma sobre aquelas mais trabalhosas.

Tente não deixar uma nenhuma questão em branco, pois, mesmo que esteja inseguro sobre o resultado final, ele será avaliado e lhe contará alguns pontos extras, que, certamente, lhe ajudarão a alcançar uma melhor colocação.

Fique atento!

Fique atento aos materiais que você pode usar durante a prova, que são: borracha; caneta esferográfica escrita fina (cor preta); lápis nas cores vermelha, azul e amarela; lápis preto 2B; tesoura com ponta arredondada e cola. Não esqueça nenhum deles no dia da prova!

Sempre use todos eles durante o seu treino, alterando entre desenhos de observação e criação. Igualmente, tente mesclar os materiais entre si, para ver quais são os resultados possíveis, para não ser pego de surpresa durante a prova.

Também mantenha seus lápis bem apontados, porque muitas vezes não se pode usar apontador. Além disso, fique atento aos materiais permitidos a cada questão para que não faça nenhuma com o material errado e perca seu tempo escasso e precioso. 

Preste especialmente atenção ao uso da borracha, e, se possível, evite usá-la porque o uso dela não é possível de acordo com as regras da cada questão.

Fique atento tanto à composição dos desenhos quanto à finalização dos desenhos na prova.  Uma composição equilibrada e agradável aos olhos, e, igualmente bem finalizada, garantirá uma boa pontuação.

Observação e Criação

Uma parte importante da prova é o desenho de observação. Montar composições com objetos da sua casa, e, reproduzi-los é um treino tanto para suas habilidades motoras quanto para refinar sua percepção visual.  Isso o deixará preparado para as questões com as quais irá se deparar.

Outra parte da prova é o desenho de criação e uma das maneiras mais comuns de cobrarem esse tipo de aptidão é a interpretação poética.  Por isso, para treinar para a prova, uma boa atividade é fazer ilustrações baseadas em textos mais literários e imaginativos como poemas, músicas e prosas poéticas.

Uma das dicas de desenho mais importantes para a prova de habilidades da UFMG é desenhe do seu jeito! Confie na sua criatividade, ela é a sua principal arma.

Nosso curso

Agora, se deseja se preparar realmente bem, recomendamos um bom curso Preparatório para o Vestibular.  A Casa dos Quadrinhos, já há alguns anos, prepara estudantes para as Provas de Percepção Visual com excelentes resultados!

A proposta do nosso curso é, em suma, trazer um panorama focado nas pautas exigidas nas avaliações práticas. Sendo assim, ele engloba a totalidade do conteúdo programado exigido para o concurso. Dessa forma, seu conteúdo se propõe a capacitar os candidatos aos cursos universitários a compreender a aplicação e o uso das cores. Assim como serem capazes de, através do desenho de observação, apreender e representar objetos. Seja tanto através da visualização quanto pela memória.

O curso Preparatório para o Vestibular também visa passar noções essenciais de construção de cenário.  Bem como,  esclarecer o estudo de noções de perspectiva, de escala e proporção, refinando a percepção e o raciocínio espacial.

Através dessa prática direcionada, o aluno, como resultado, melhorará cada vez mais suas habilidades de desenho de memória e à mão livre.

Cada um desses elementos é, enfim, um diferencial para a aprovação na Prova de Percepção Visual.

Nossos professores também são experientes em lecionar no preparatório, sendo também atuantes no mercado nacional e internacional.

O curso, inclusive, abarca o conteúdo de Desenho Procedural e Raciocínio Lógico exigido, especificamente para o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais. 

Conclusão

Capacitamos o aluno tecnicamente e estimulamos sua habilidade criativa pensando não apenas no seu sucesso no concurso vestibular. Nosso propósito também é que nossos alunos tenham uma formação que os ajudem a se ajustar com facilidade à vida universitária. Dando-lhes uma base sólida para o melhor aproveitamento de seu curso superior.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso curso Preparatório para o Vestibular!