Dicas de Desenho para Crianças: Saiba mais!

As crianças costumam usar o desenho como uma forma de se expressar no mundo antes de aprenderem a escrever. E muitas delas mostram interesse de continuar desenvolvendo o fazer artístico. Conheça, enfim, algumas dicas de desenho para ajudá-las a se tornarem artistas!
Embora algumas pessoas possuam uma afinidade maior com a criação artística, desenhar é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo. Portanto, mesmo as crianças mostrando afinidade para o desenho, não podemos esperar que ela desenhe uma imagem perfeita na primeira tentativa.
Estágio de Desenho Infantil
Existem diferentes estágios de desenho pelos quais as crianças costumam passar para aprender a melhorar as suas habilidades artisticas. Por isso, é importante saber quais as dicas de desenho para as crianças são adequadas para cada idade.
Antes de uma criança aprender a desenhar, ela aprende a reconhecer formas e imagens. Isso é importante, pois essas formas básicas serão usadas em desenhos futuros para criar casas, famílias, animais de estimação e muito mais.
À medida que a criança fica mais velha, ela começa a criar formas e imagens que aprenderam. Durante este estágio, as crianças usam círculos, quadrados e linhas para criar seus desenhos, como, por exemplo, bonecos e casas. Quanto mais velha a criança fica, mais intrincados esses desenhos vão se tornando..
Após as etapas de reconhecimento e criação, a criança começará a aperfeiçoar seus desenhos. Esta é a fase em que desejam que tudo seja perfeito. Eles vão analisar seus desenhos e decidir se é a imagem que pretendem fazer. Ajustes serão feitos para corrigir quaisquer erros. Eles usarão sombreamento para criar desenhos dimensionais e mais realistas.
As crianças terão um nível de habilidade diferente, muitas vezes devido a fatores como habilidade motora fina e interesse em desenhar.
Pensando na Prática

Independentemente da habilidade, você pode se concentrar na prontidão de desenho apropriada para a idade para ensiná-los. Por exemplo, se você está trabalhando no desenho da forma humana, algumas crianças serão capazes de fazer isso de forma mais realista do que outras. Embora o nível de habilidade varie, cada criança ainda estará trabalhando no desenho da forma humana.
Existem alguns exercícios e dicas de desenho que pode ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades manuais no que diz respeito a melhorar suas habilidades artísticas.
Rabiscos
Fazer rabiscos pode ser um primeiro passo para ajudar a criança a melhorar sua coordenação motora fina. E pode ser também uma forma de incentivar elas a soltarem a sua imaginação. Rabisco aparentemente aleatórios podem, posteriormente, serem transformados em seres e objetos novos.
Referências
Usar referências, como por exemplo, uma foto ou uma imagem, pode ser uma boa base para o treino de desenho. Esse tipo de material fornece informações visuais e tentar reproduzi-los é um modo tanto de ajudar a treinar as habilidades motoras quanto ajudar a criar um repertório mental, permitindo que a criança, posteriormente consiga desenhar de memória.
Desenho de Observação
O desenho de observação de objetos também é uma opção para ajudar no desenvolvimento da percepção visual e da construção do repertório visual da criança. Esse tipo de exercício ajuda a treinar os olhos para se conectar com a mão, o que, em outras palavras, só acontece com prática e paciência.
Uma forma de montar este tipo de exercício é montar composições com os brinquedos e bichinhos de pelúcia das crianças para criar uma identificação inicial. Você pode dividir os objetos em formas e linhas simplificadas para ajudá-las a praticar e perceber melhor essas formas.
Marcação
Às vezes, dar o passo inicial pode ser difícil para a criança. Um exercício para soltar a imaginação e fazer com que a criança se solte é deixar uma marca ou um tracejado inicial no papel e pedir para que ela comece seu desenho a partir daí.
Pode ser, por exemplo, pontilhados, uma linha ondulada ou respingos de tinta. Todos esses elementos ajudam a quebrar o “silêncio” do papel e a fornecer um contexto, que, portanto, torna mais fácil pensar criativamente dentro dos parâmetros fornecido.
Desenho Guiado
Um exercício divertido e criativo é o desenho guiado. Geralmente as crianças ficam muito animadas com esse tipo de exercício. Você pode descrever aquilo que elas precisam desenhar e elas vão transcrevendo as orientações no papel. O mais interessante do exercício é ver que mesmo quando todos seguem as mesmas orientações básicas, cada criança terá um produto acabado diferente.
História em Quadrinhos
Outra dica de desenho para estimular as crianças a se envolverem com o fazer artístico é trabalhar com histórias em quadrinhos. Ela vai trabalhar com o equilíbrio entre desenho e escrita, praticar a ideia de criar uma sequência de eventos e poder expressar seus próprios pensamentos.
Conclusão

Em suma, para ensinar as crianças como desenhar, além de todas essas dicas de desenho que sugerimos, o principal é mostrar-lhes que a prática dá-lhe confiança e de confiança traz empoderamento. Quanto mais ela praticar, melhor ela vai ficar.
A Casa dos Quadrinhos tem um curso de Arte para Crianças, com um plano de ensino sólido, exatamente para fazer com que esses pequenos artistas aflorem suas habilidades. Entre em contato conosco para conhecer.