Dicas de Desenho: Aprimore seu traço!
Dicas de desenho para você que mora em BH é o que não vai faltar neste nosso texto. Aliás, elas são válidas para todos aqueles que estão entrando no universo artístico e desejam se aprimorar.
Antes de tudo, é importante experimentar e descobrir o que funciona melhor para você. Tanto para complementar quanto para aprimorar seu estilo.
Existem muitas dicas e técnicas de desenho para ajudá-lo a obter diferentes estilos e efeitos.
Conheça seus lápis

Ter o lápis certo para começar a desenhar seu esboço é uma das dicas mais essenciais. A dureza do grafite está escrita na lateral do lápis: lápis ‘B’ são mais macios, ‘H’ são mais duros e ‘HB’ fica no meio. Portanto, há uma grande diferença entre, por exemplo, um 4H e um 4B.
Desse modo, como prática de estudo, recomendamos começar uma escala tonal com algum lápis H como base, ir aos poucos aumentando a maciez do grafite, até terminar com a escala B mais escura.
Quando você está aprendendo a desenhar, vale igualmente a pena considerar usar lapiseiras junto com os lápis tradicionais. Elas geralmente são mais adequadas para precisão, enquanto os lápis tradicionais são ótimos para estabelecer grandes áreas de textura.
A maioria das lapiseiras vem com HB pré-inserido, o que oferece, enfim, apenas a faixa intermediária para trabalhar.
Assuma o controle do seu lápis

Do mesmo modo, a forma como seguramos o lápis pode influenciar no resultado final do nosso desenho. Por exemplo, se você posicionar a mão mais perto da ponta do lápis terá mais controle e precisão, porém traços mais pesados, ou seja, marcas mais escuras.
Por outro lado, agarrar o lápis mais para cima lhe dará menos controle e precisão, mas traços mais leves, ou, em outras palavras, marcas mais claras.
Experimente diferentes traços

Use linhas com variações, pois nem todas as linhas são iguais. Portanto, mudanças sutis na largura e pressão de suas linhas criarão um desenho mais dinâmico e, consequentemente, visualmente mais interessante.
Controlar o tipo de traço que você coloca pode ser complexo no começo, contudo com a prática você poderá criar uma variedade de traços que trabalham juntos para criar uma imagem coesa.
Tente, enfim, experimentar com diferentes graus de lápis, por exemplo, de 4H a 8B, e segure o lápis em diferentes ângulos.
Evite manchas
Outra dica para ajudar no seu desenho é que, ao sombrear, use um pedaço de papel extra embaixo da mão. Isso minimizará a quantidade de manchas de sua mão em suas linhas de lápis. Se você for destro, comece a sombrear da esquerda para a direita; se você for canhoto, comece pela direita e vá para a esquerda.
Não há nada mais frustrante do que tentar fazer um desenho limpo que perde seu brilho e valor graças ao borrar. Em vez disso, use borrar a seu favor de vez em quando para suavizar o sombreamento. Você pode fazer isso com várias ferramentas, como, por exemplo, papel de seda.
Faça um pouco assimétrico

Desenhos simétricos, muitas vezes, podem parecer chatos. Portanto, uma boa maneira de evitar isso é adicionar algumas mudanças sutis e apenas manter as linhas gerais simétricas em vez de espelhar cada pequena parte.
Em suma, manter alguns elementos assimétricos ajuda a evitar repetições tediosas.
Diferencie suas texturas

Para mostrar texturas diferentes em seu esboço, você precisa ajustar sua técnica. Nós não sombreamos a pele da mesma forma que sombreamos metais ou madeiras. Em outras palavras, cada um deles tem propriedades únicas.
Um bom ponto de partida é considerar, por exemplo, se a textura é áspera ou lisa e depois se absorve ou reflete a luz. Uma textura refletiva e suave, como o metal, geralmente, tem contrastes mais altos e destaques proeminentes, enquanto uma textura absorvente e áspera como o algodão tem contrastes baixos e pouco ou nenhum destaque presente.
Conclusão
Contudo, a melhor de todas as dicas de desenho quem mora em BH e região é conhecer os cursos da Casa dos Quadrinhos. Entre em contato e saiba mais.