Dicas de Arte para Criança: Saiba como incentivá-la

Por: Carol Cunha 6 de agosto, 2021

Introdução

Dicas de Arte para Criança são um pouco diferentes daquelas que costumamos dar para os mais velhos. Os pequenos estão ainda desenvolvendo sua coordenação motora assim como sua cognição e inteligência emocional.

Crianças, em geral, gostam de desenhar e criar suas próprias representações artísticas. Especialmente se considerarmos que o desenho é a primeira forma como elas conseguem se expressar graficamente no mundo.

Em outro texto, já falamos como o ensino das Artes pode ajudar no desenvolvimento intelectual, psíquico e emocional de uma criança. No presente artigo, o intuito é dar dicas de Arte para Criança. De modo que ela continue se engajando nessa atividade que traz tantos benefícios para ela.

Diversão

dica de arte para criança

Para os pequenos, existe um forte componente lúdico na criação de suas artes, portanto, o primeiro passo para que elas se envolvam com a aprendizagem é escolher assuntos divertidos e que as verdadeiramente interessem.

Portanto, tanto os professores quanto os pais que querem incentivar as crianças é preciso buscar atividades que elas possam considerar divertidas e ter uma atitude positiva diante das mesmas.

Algumas delas são, por exemplo, desenhar seus personagens preferidos ou criar novos personagens. Assim como tentar descobrir como funciona mistura de cores ou criar suas próprias histórias usando os desenhos.

Conhecer os gostos das crianças, e, igualmente, aquilo que elas curtem reproduzir através de seus desenhos é importante para desenvolver tais exercícios.

Consequentemente, isso leva a um desenvolvimento e melhoria natural das habilidades artísticas.

Espaço de Trabalho

dica de arte para criança

Embora a criação artística seja uma atividade que necessita de um aspecto divertido e lúdico, ela precisa de certa organização. É bom para a criança que ela tenha um espaço de trabalho próprio para que possa desenhar e criar.

Educadores e psicólogos recomendam que, em casa, os pais selecionem um espaço para que a criança possa fazer sua arte. Por exemplo, uma mesa que possa ser coberta e protegida para possibilitar que ela possa trabalhar e experimentar sua criatividade artística.

Da mesma forma, também é recomendável que o material de arte esteja perto desse espaço de trabalho ou em outro local de fácil acesso.

Materiais Adequados

dica de arte para criança

Igualmente, os pais devem incentivar o uso de materiais diversos para que a criança possa descobrir várias formas distintas de se expressar artisticamente. Cada material possui uma particularidade. Alguns lápis são mais duros, pastel oleoso é mais macio, tintas com aquarela se comportam de forma específica em contato com o papel. Isso estimula não apenas a criatividade, mas também aspectos diferentes da cognição, da percepção visual e da coordenação motora fina.

Alguns materiais básicos para se ter em casa são lápis de cor, giz de cera, marcadores, pastéis oleosos, aquarelas, tesouras, cola. Igualmente, os cadernos e blocos de desenho são um grande estímulo para a criação de novas obras pelos pequenos. Do mesmo modo, é importante investir em materiais de boa qualidade que costumam durar mais e trazer resultados mais satisfatórios.

Aprendendo com o erro

Evitar o uso de borrachas e incentivando a criança a tentar refazer aquilo que não gostou ou errou no desenho pode ser uma forma de ela desenvolver sua percepção visual e sua coordenação motora.

Essa repetição pode ser uma maneira de demonstrar que todo mundo pode errar e melhorar, diminuindo a ansiedade de algumas crianças diante das próprias limitações iniciais. Essa é uma das mais valiosas dicas de Arte para criança!

Alguns educadores, inclusive, utilizam técnicas específicas para fazer com que as crianças percebam que errar faz parte do processo. Uma delas é os próprios professores – ou quem esteja trabalhando a atividade artística com os pequenos – realizar um desenho com erros. Desse modo, eles mostram onde erraram, de maneira suave e lúdica, e demonstram como corrigir a falha.

Entre outras importantes dicas de arte para criança que podemos mencionar está o ato de estimular que a criança fale de sua própria arte e como foi o processo de elaboração da mesma. Ao invés de perguntar “O que é isso?”, peça para que a criança lhe diga o que deseja expressar ou quais as técnicas que ela usou. Dessa maneira, ela será capaz de compreender como funciona seu próprio processo criativo e poderá progredir cada vez mais.

Conhecendo Artistas

Também é importante que a criança possa ter contato com obras de artes. Tal contato faz, portanto, com que ela possa tanto aumentar seu repertório de imagens quanto perceber que existem diversas maneiras bem diferentes entre si de se expressar graficamente.

Você pode apresentar artistas e estilos de diferentes culturas e períodos históricos. Para tanto, existem algumas opções divertidas e interessantes.

A mais óbvia de todas é, sem dúvidas, levar a criança a museus e galerias para ver as obras de artes. Contudo, ao invés de apenas um contato contemplativo, você pode aproveitar para perguntar a opinião da criança sobre aquilo que ela vê, sobre o que ela sente ou percebe da obra. É importante lembrar que a resposta da criança é válida e merece crédito. Não a iniba, apenas acrescente aspectos que possa enriquecer o conhecimento dela.

Referências

Outra possibilidade seria colecionar reproduções de obras famosas em tamanho de cartão-postal ou também através de livros de artes especificamente para o público infantil.

Existem alguns bons exemplares que podem ser facilmente adquiridos, como, por exemplo, Histórias em Quadrões com a Turma da Mônica. Esse livro traz algumas das principais obras da História da Arte refeitas com os personagens do Maurício de Sousa. Ao lado de cada uma delas, o livro mostra a obra original e um pouco do contexto de sua criação.

Inclusive, esse livro está disponível na seção infantil da Biblioteca da Casa dos Quadrinhos.

Outra forma de estimular as crianças a conhecer novos artistas e movimentos artísticos é o exercício “Master Copying” que basicamente é tentar reproduzir uma obra famosa.

Em suma, copiar obras-primas pode ser uma maneira incrível para as crianças melhorarem suas próprias obras de arte posteriormente. Elas podem tentar recriar a Mona Lisa ou Os Girassóis de Van Gogh. Através dessas reproduções, elas não apenas terão contato com grandes mestres e estilos diferentes quanto vão desenvolver uma visão crítica e positiva da arte em geral e de seu próprio trabalho.

Valorizar a obra da criança

Outra coisa importante para fazer com que a criança queira se envolver cada vez mais nas suas produções artísticas é valorizar e mostrar o trabalho dela.

Se ela fez uma obra que considera especial, é válido que esta seja exposta em algum lugar da casa, ou mesmo tenha um espaço exclusivo no quarto da criança para que ela possa colocar seus trabalhos, como, por exemplo, um quadro de avisos ou um “fio da arte”, onde seus desenhos possam ser presos com pregadores ou clipes.

Também escanear ou fotografar o trabalho da criança para que ela mesma possa acompanhar seu progresso posteriormente, e, igualmente, ter um registro permanente.

Exatamente por compreender que as crianças gostam de ter seus trabalhos valorizados ao serem expostos, algo que faz com que seu envolvimento com o processo criativo cresça, é que a Casa dos Quadrinhos costuma realizar todo fim de semestre uma vernissage das turmas do curso infantil.

Curso de Arte para Crianças

Outra dica de Arte para Criança importante, e, que pode parecer óbvia, é matriculá-la em um curso específico para o público infantil. O ensino de Arte para Crianças possui certas particularidades que professores especializados conseguem trabalhar com mais facilidade, promovendo um desenvolvimento técnico próprio para a faixa etária.

A Casa dos Quadrinhos possui ampla experiência para atender às demandas do público infantil no nosso Curso de Arte para Crianças. As matrículas estão abertas para o segundo semestre de 2021. Entre em contato para conhecer e tirar suas dúvidas!