Dicas de Arte para o Halloween: Conheça algumas!

Por: Carol Cunha 15 de outubro, 2021

Introdução

Quer dicas de arte para o Halloween? Você veio ao lugar certo! Para quem gosta de temas de terror e afins, a chegada do Halloween é uma oportunidade perfeita para criar um projeto de desenhos com a temática.

Você pode fazer isso para si mesmo, para treinar as suas habilidades artísticas, ou, se tiver crianças em casa, pode ser uma oportunidade de estimulá-las a soltar a sua imaginação e criatividade.

Para Crianças

Para os pequenos, existem vários livros de atividades que ensinam o passo a passo os desenhos para que elas possam acompanhar o processo e se divertir tentando reproduzir as ilustrações.

dicas de arte para o Halloween

Infelizmente, as opções estão em sua maioria em inglês. Contudo, estão em uma linguagem simples e fácil de traduzir. E com boas dicas de arte para o Halloween.

Em sites de vendas de livros é possível encontrar alguns desses exemplares com bastante facilidade. Dentre esses livros, um que nos chamou a atenção foi How to draw monster for kids

dicas de arte Halloween

Este livro em questão prima pela criatividade em mesclar monstros clássicos como, por exemplo, Drácula, Frankenstein, Múmias e Lobisomens, com criações originais, de formas variadas e diferentes.

Para os mais velhos

Embora os livros mencionados sejam voltados para os pequenos, adolescentes e adultos podem se inspirar nessas atividades para desenhar esses monstros no seu próprio estilo, subvertendo um pouco a ideia original de fazer uma simples cópia.

Ainda assim não sabe o que desenhar com a temática do Halloween? Podemos dar algumas sugestões de temas que você pode utilizar para desenvolver sua criatividade e habilidades artísticas.

A grande vantagem para dicas de arte para o Halloween é que a temática pode fazer com que você explore tanto desenhos absurdamente assustadores quanto ilustrações fofas. Qualquer estilo de ilustração cabe no tema!

Para quem quer fazer desenhos mais macabros, o site Pose Emporium possui uma galeria de imagens dedicada ao tema.

Bruxa

Arte por Pedro Chelles

Bruxas é o tipo de ilustração mais clássico para o Halloween. Você pode se debruçar sobre a bruxa tradicional, com seu chapéu pontiagudo, dentes podres, cabelo espetado e verrugas. 

Outra possibilidade é uma bruxa amigável e fofinha, puxando o estilo da sua arte para um traço que evoque ilustrações para livros infantis.

Existem algumas dicas interessantes para tornar seu desenho mais fofo, como colocar tanto a cabeça maior em comparação com o corpo. Olhos grandes, que lembrem filhotes, também ajudam a aumentar o coeficiente de fofura de seu desenho.

Contudo, existe outro modo de focar o desenho de bruxas: as pin ups. Existe toda uma tradição de ilustrações envolvendo representações de feiticeiras nesse estilo. Para quem não conhece, pin up é uma estilo de ilustração que foi muito popular nos anos 40 e 50, em que as modelos eram representadas de modo sensual.

Gato 

Arte por Flávia Carvalho

Gatos pretos é, igualmente, um tema recorrente dentro do universo do Halloween.

Inclusive, você pode se inspirar em um conto de Edgar Allan Poe, um dos mais renomados autores de terror de todos os tempos, para criar sua ilustração.

O conto “Gato Preto” conta a história de um assassinato e um desaparecimento, envolvendo o gato do título. Com um plot twist chocante, ele pode te levar a criar uma ilustração absurdamente assustadora.

É, enfim, um bom desafio para quem quer trabalhar com arte, pegar histórias clássicas e tentar fazer uma releitura pessoal de como ela poderia ser ilustrada. Do mesmo modo, pesquisar como outros artistas também representaram aquela história, e, assim, descobrir novas técnicas e outras soluções gráficas além daquela que você se debruçou.

Claro que, do mesmo modo como as bruxas, gatos podem inspirar desenhos fofos, até mesmo combinados com elas, afinal, bruxas e gatos são um par constante em desenhos nesse tema.

Para quem gosta de gatos mais estilizados, representados em estilo cartoon, e deseja referências de poses diferentes, recomendamos o site Daily Cat Drawing.

Abóbora 

Arte por Carol Cunha

Abóboras é um item básico para qualquer lista de arte inspirada pelo Halloween. Aparentemente simples, elas podem se tornar um desafio interessante, pois podem ser usadas tanto sozinhas quanto como elementos de cenários e personagens.

Por que não tentar fazer um espantalho com cabeça de abóbora? Ou quem sabe fazer o assustador Cavaleiro sem cabeça segurando uma abóbora?

Contudo, um ponto interessante em se usar as tradicionais lanternas de abóbora em uma ilustração é fazer um estudo de luz e sombra em sua pintura.  A luz que vem das velas dentro das abóboras é uma luz difusa, e se comporta de forma diferente da luz natural ou de uma luz direta.

Observando fotos e desenhos dessas lanternas de abóbora e reproduzindo as nuances em sua ilustração pode ser uma excelente forma de se aprender, e, aplicar, posteriormente, em outras ilustrações.

Zumbi 

Arte por Salomão Hubner

Desenhar zumbis pode ser uma excelente forma de se aprimorar seu desenho de gestual humano.

Esses mortos vivos são, usualmente, representados em poses muito diferentes daquelas que estamos acostumados quando nos debruçamos sobre o estudo de figura humana.

Eles, por exemplo, andam tortos ou se arrastando, em poses nada naturais para uma pessoa viva. Enfim, existe uma infinidade de poses que podemos testar com os zumbis, fazendo com que a gente saia do lugar comum.

Isso faz com que tanto nosso cérebro se esforce para apreender uma nova pose, ampliando nossa biblioteca de imagens mentais, quanto auxilia a refinar nossas habilidades motoras ao treinarmos algo que não estamos acostumados.  

Casa Assombrada e Cemitérios

Arte por Carol Cunha

Desenhar casas mal-assombradas e cemitérios pode ser uma maneira interessante de se estudar perspectiva.

Você pode fazer tanto uma casa assombrada tradicional quanto variações diversas. Afinal, qualquer tipo de construção pode ser assombrado.

Portanto, tente sair do conceito tradicional de casas mal-assombradas e desenhe, por exemplo, uma escola ou prédio de apartamentos mal-assombrados.

Caso deseje se atar ao clássico, você pode também brincar com as formas dos edifícios e lápides para que eles possam ser mais assustadores. Telhados pontiagudos e lápides tortas podem reforçar a sensação de pesadelo ao cenário.

Nossa sugestão é, por exemplo, estudar cenários de filmes e quadrinhos de terror para se inspirar. Um movimento cinematográfico interessante como fonte de referência é o expressionismo alemão. Seus cenários não são realistas e refletem o perturbado mundo interior dos personagens. É uma ótima chance de sair do lugar comum no que diz respeito à perspectiva.

Vampiros e Lobisomens

Arte por Flávia Carvalho

Desenhar vampiros e lobisomens é uma oportunidade perfeita para que você possa se debruçar sobre o estudo de antropomorfismo. No antropomorfismo, nós atribuímos características humanas a animais e objetos. 

No caso de lobisomens, isso é bastante óbvio, afinal, o próprio nome indica que ele é uma mistura de lobos e homens.  Ainda assim, você pode representá-los de diversas formas diferentes, aproximando mais do seu lado humano ou mais do seu lado lobo. Tudo depende do quão monstruoso você deseja torná-lo.

Já, no caso dos vampiros, embora tradicionalmente na cultura pop em geral eles sejam apenas humanos com presas pontiagudas, nada impede que você faça versões mais animalescas deles. Por que não estudar modos de misturar as características de um morcego em um humano?

Inclusive, se você pesquisar, poderá encontrar várias referências de vampiros que saem do aspecto clássico do Drácula e sua capa de cetim.

Por exemplo, a versão do vampiro que chamamos de Nosferatu, por causa do filme de mesmo nome, possui características bastante animalescas, especialmente na representação de seu rosto. Outro caso é da recém-lançada série da Netflix, Missa da Meia Noite, que traz um vampiro que possui características de morcego proeminentes, inclusive suas asas.

Esperamos que essas dicas de arte para o Halloween possam te ajudar a criar desenhos e ilustrações fantásticos.

E, para quem, enfim, quer aprofundar no Desenho Artístico, convidamos você a conhecer nosso curso!