Dica de desenhos para fazer nas férias

Por: Carol Cunha 14 de janeiro, 2022

Para quem realmente aprecia o fazer artístico, uma dica é usar seus desenhos de férias para apreender melhor a experiência de uma viagem. Assim poderá guardá-la com carinho na memória, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades.

Escolhendo o material

O primeiro desafio para quem quer aproveitar as férias para fazer desenhos ou criar um diário de viagem é, sem dúvidas, a escolha do material para usar. Quanto mais coisas você tiver, mais difícil será, portanto, carregar, montar e desmontar rapidamente sua bagagem de material de artes.

Em outras palavras, é necessário escolher um material que possa tanto ser leve e prático quanto possibilitar uma mistura boa de cores em suas obras durante a viagem.  Em suma, pense com cuidado nos materiais que você está levando na mala.

Alguns artistas sugerem um pequeno kit de viagem com, por exemplo, lápis grafite, canetas pretas com tinta à prova d’água, lápis de cor, apontador de lápis e um caderno de rascunhos.

Lápis e Pincéis

Para iniciantes, a dica para desenhos de férias é utilizar um lápis grafite 2B, uma vez que se você usar um lápis muito macio em seu diário, como, por exemplo, um 8B, ele borra. Por outro lado, se você usar um lápis muito duro, não conseguirá ver seu desenho com clareza.

Outra boa opção é, sem dúvidas, um conjunto de aquarelas para viagem, pois, geralmente eles vêm tanto com um pincel pequeno e extensível quanto com uma paleta para misturar suas cores. Outra opção prática é uma caixa de lápis aquarelável. Você pode usar eles “secos” como lápis de cor. Ou, você pode mergulhar a ponta na água e o lápis se comportará mais como uma aquarela.

Igualmente, pincéis que contêm água no cabo são ideais para pintar em movimento. Do mesmo modo, existem também pequenos pincéis de viagem com alças removíveis ou retráteis que mantêm as cerdas intactas durante a viagem. 

Sketchbook

A dica para seus desenhos de férias ficarem organizados e, ao mesmo tempo, práticos de serem feitos, é comprar um caderno de desenho para ser seu diário de viagem.

Uma sugestão, segundo alguns artistas, é comprar um caderno de desenho encadernado em brochura e grampeado, por ser completamente plano e muito leve para embalar.  Do mesmo modo, outra vantagem é que as páginas são grossas o suficiente para que você possa pintar dos dois lados. 

Contudo, a escolha do caderno pode ser influenciada tanto pelo material que planeja usar em seus trabalhos quanto pelo espaço que terá disponível para transportá-lo. Aquarelas demandam cadernos com folhas especiais, enquanto lápis de cor e grafite podem ter folhas mais finas como suporte.  Se você se dispõe a usar mochilas, um caderno maior é bem vindo, mas nada impede que em caminhadas mais descontraídas, você carregue um caderno de bolso para pequenos esboços rápidos.

Escolha a sua paleta de cores

Caso queira se dedicar a um escopo diferenciado de uma paleta de cores, ao invés de se focar nas cores do estojo básico de aquarela ou guache, você pode pensar em criar uma paleta personalizada.

Em outras palavras, é uma boa ideia para escolher uma paleta de cores antes de ir uma vez que irá permitir que você foque no material de arte que você realmente precisa levar. 

 Por exemplo, se você sabe que vai a algum lugar com casas barrocas com venezianas azuis e paisagens verdejantes como no interior de Minas Gerais, separe as tintas que mais vai precisar. Um bom verde, tons de marrom, além de branco e azul.

Em outras palavras, pense sobre o lugar que você está indo e as cores que são mais propensas a usar. 

Contudo, se montar a paleta personalizada não for possível e  você estiver com pouco espaço, uma boa dica de artistas experientes é  levar um conjunto de aquarelas e um tubo de guache branco.  Dessa forma, você pode misturar o pigmento das aquarelas com o branco da paleta para fazer guache de cores diferentes. 

Aproveite as oportunidades

Uma boa dica para fazer desenhos durante as férias é saber, enfim, aproveitar oportunidades que surgirem, mas, ao mesmo tempo, conseguir criar suas próprias oportunidades para encaixar a arte em sua viagem.

Você pode aproveitar ao máximo o tempo livre que você tem, sejam cinco minutos enquanto espera por seus companheiros de viagem, uma escala de trinta minutos no aeroporto ou uma hora em seu hotel no final do dia.

Ao mesmo tempo, você pode se programar durante suas férias exclusivamente para desenhar algum ponto turístico específico que tenha desejado desde antes da viagem. Para tanto, caso não esteja viajando sozinho, basta combinar com seus colegas de viagem para que eles se ocupem de outros divertimentos, enquanto você se debruça sobre seus esboços.

Enfim, planeje momentos em que você provavelmente será capaz de pintar e leve sempre seu caderno de desenho com você. 

Deixe-se inspirar

Mesmo que você não faça um desenho completamente finalizado, não deixe de registrar algo que tenha gostado.

Em outras palavras, se você vir algo que o impressiona, comece, mesmo que não consiga terminar.

Você tem duas opções, ambas igualmente válidas para treinar o seu desenho de férias. Você pode fazer esboços mais soltos e inacabados, apenas para captar a sensação do momento. Ou seja, pode registrar partes divertidas, interessantes e memoráveis ​​de sua viagem sem a pressão de fazer uma obra-prima. Em suma, trabalhe menor se isso ajudar.

Por outro lado, se algo chamar a sua atenção a ponto de desejar fazer um trabalho mais elaborado, nada impede que você possa tirar uma foto para referência.  Você pode começar a desenhar ao vivo durante o tempo que tiver.  Mas, do mesmo modo, pode voltar e terminar mais tarde, usando a foto para refinar os detalhes que não conseguiu ao vivo. 

Busque variedade

A vantagem de uma viagem de férias é que você se abre a um escopo enorme de possibilidades de temas para treinar os seus desenhos. Não fiquei preso a uma única temática, deixe, portanto, que o ambiente inspire você.

 Se você está inspirado por um pequeno detalhe do que você pode ver, como uma pessoa em particular, uma bela árvore, ou um cão bonito, apenas desenhe!

Você pode esboçar uma variedade de assuntos, por exemplo, paisagens, objetos, comida… Um diário de viagem é algo pessoal, portanto, quanto mais variadas forem suas páginas, mais você capturará a essência daquela sua viagem para você. Seus esboços podem não ser perfeitos, mas transmitirão uma sensação de diversão, descoberta e emoção de sua viagem. 

Divirta-se no processo

O principal motivo de um diário de viagem é se divertir no processo ao mesmo tempo em que treina e aprimora a sua arte.

Não se preocupe em criar uma obra-prima ou um lindo caderno de desenho. A dica mais importante para um desenho de férias é se concentrar na experiência, não apenas no resultado final. .

Desenhar e pintar enquanto viaja é, sem dúvidas, uma ótima maneira de se forçar a desacelerar e realmente absorver o ambiente ao seu redor.  Portanto, aproveite o momento.

Contudo, caso você não tenha consiga viajar nessas férias, mas deseja aprimorar suas habilidades artísticas, por que não entrar em contato conosco e conhecer nossos cursos? A Casa dos Quadrinhos está pronta para te ajudar a desenhar o seu caminho.

*Artes pelo Professor Jean Paulo Lopes/ Fotos por Igor Clem