Dica de Arte: Desenhe personagens do Cartoon Network

Por: Carol Cunha 22 de outubro, 2021

Para quem gosta tanto de dica de arte quanto do Cartoon Network, preparamos um artigo cheio de referências legais.

História do Cartoon Network

O Cartoon Network é, sem dúvidas, um dos canais mais populares entre as crianças na atualidade. Do mesmo modo, muitos adultos e adolescentes são igualmente fãs dos desenhos que eles disponibilizam. Pode-se dizer, portanto, que o canal formou uma base sólida de fãs nas mais diversas gerações.

O canal foi oficialmente ao ar no dia primeiro de outubro de 1992. A proposta, até então inédita, era, em suma, disponibilizar desenhos durante vinte e quatro horas para os fãs do gênero. Inicialmente o Cartoon Network exibia desenhos de estúdios como a MGM e a Hanna Barbera. Clássicos como, por exemplo, Flintstones, Scooby Doo, Popeye e Tom e Jerry faziam parte da programação.

Contudo, a partir de 1994, o canal começou a produzir material original e exclusivo para, enfim, tentar ampliar seu público e consolidar o Cartoon Network também como um produtor de conteúdo em longo prazo.

Desenhos originais

Um dos primeiros desenhos originais a serem produzidos foi Space Ghost Coast to Coast, que usava o personagem da Hannah Barbera dos anos 60 como um entrevistador de talk show com convidados vindos de outros desenhos clássicos. O show fez tanto sucesso com o público adulto que deu origem ao segmento Adult Swim,  que aqui no Brasil passa no canal da Warner.

Ao mesmo tempo, o show What a Cartoon!  trazia a estreia de personagens próprios, e testava as ideias para descobrir, portanto, aqueles que eram mais populares entre o público. Muitas séries originais acabaram, enfim, saindo desse show, como, por exemplo, As Meninas Super Poderosas e O Laboratório de Dexter.

Em outras palavras, foi a partir daí que tivemos a criação da fórmula que tornou o Cartoon Network tão famoso. Desenhos com traços estilizados, histórias com camadas que possuem apelo tanto para crianças quanto para adultos e personagens marcantes e reconhecíveis.

Dessa forma, por seu apelo entre as diferentes gerações, pelos traços estilizados e simplificados, desenhar os personagens do Cartoon Network pode ser, em suma, uma forma tanto para adultos criarem fanarts interessantes quanto para crianças serem estimuladas a adentrarem nas práticas artísticas de forma lúdica e divertida.

Dicas e Exercícios

Reunimos, portanto, aqui, exercícios e vídeos com dica de arte dos personagens do Cartoon Network para que você possa treinar por si mesmo ou até mesmo desenhar junto com seus filhos.

Com esses tutoriais e amostras, você pode, enfim, aprender tanto a reproduzir as características únicas desses personagens quanto, posteriormente, criar suas próprias versões deles.

As imagens que utilizamos neste texto são exercícios que os nossos professores costumam passar em sala de aula no nosso Curso de Arte para Crianças, mas nada impede que um adulto também se inspire nela como um exercício prático.

Estudo de Formas

Nesta primeira imagem, o professor Geraldo Araújo reuniu alguns dos personagens de diversas gerações diferentes do Cartoon Network. Temos, por exemplo, Blu, da Mansão Foster para Amigos Imaginários. Puro Osso, de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy. Dexter, de O Laboratório de Dexter. Finn, de Hora de Aventura. E Pikachu, de Pokémon.

Embora Pokémon não seja um desenho original do Cartoon Network, o canal o transmite já faz alguns anos, sendo ele um dos animes mais assistidos e cultuados do canal. 

A proposta deste exercício é perceber as formas básicas dos personagens e como muitas delas podem ser reduzidas a elementos geométricos simples.  Você pode, portanto, fazer esse exercício de duas maneiras distintas. A primeira delas é imprimir o desenho, contornar essas formas básicas e completar com os detalhes. O segundo é tentar reproduzir do zero os personagens, começando pelas formas básicas assinaladas.

Para quem gosta, igualmente, de Pokémon, nós também preparamos um tutorial que ensina a fazer passo a passo o rosto do Pikachu e que você pode conferir abaixo.

Estrutura e Gestual

Outro exemplo de exercício que você pode testar é o proposto abaixo com os personagens Rigby e Mordecai da série Apenas um show. Para quem não conhece este desenho, ele traz as aventuras dos personagens que mencionamos. Ambos trabalham em um parque, contudo, seu cotidiano é cheio de situações nonsense e várias referências à cultura pop.

No exercício em questão, o principal foco é mostrar tanto a estrutura física dos personagens quanto o seu gestual. Com destaque para os pontos de articulação, que deixam claro onde aplicar o movimento de forma suave. Essa é uma dica de arte importante não apenas para personagens do Cartoon Network como para desenhos gestuais em geral.

Passo a passo

O próximo exercício é um passo a passo do personagem Gumball, de O Incrível Mundo de Gumball.  A proposta do exercício é prestar atenção em todos os pequenos detalhes que compõem o personagem.

A animação em questão traz o personagem principal, um gato azul, ao lado de seu irmão adotivo, Darwin, um peixe dourado com pernas, no seu dia a dia. Eles convivem com a família, composta pelo pai Ricardo (um coelho), a mãe Nicole (uma gata) e a irmã caçula, Anais (uma coelhinha). Além deles Gumball e Darwin convivem com amigos das mais variadas formas, desde bananas falantes até dinossauros.

Pela variedade de traços e estilos, O Incrível Mundo de Gumball pode ser uma ótima fonte de inspiração para treinos de desenhos diversos.  

Speed Paint

No vídeo que selecionamos abaixo vocês também podem conferir um speed paint de uma das personagens de Hora de Aventura: Marceline, a Rainha Vampira.

@casadosquadrinhos

ansiosos pelo spin-off Fiona e Cake? Arte por @nami_vi #adventuretime #cartoon #cartoonnetwork #marceline #sketch #sketching #sketchbook #speedpaint

♬ Monster (feat. Olivia Olson & Half Shy) – Adventure Time

Hora de Aventura traz as histórias de Finn e Jake no mundo pós-apocaliptico de Ooo. Marceline é uma das personagens mais importantes do desenho a ponto de ganhar, inclusive, uma série própria, chamada Stakes, que contou as suas origens.

A vantagem do speed paint é que você pode ver o processo de criação sendo realizado, e, portanto, pode também tentar reproduzir a mesma técnica que o artista utilizou.

Conclusão

Esses foram alguns exemplos de práticas de desenho inspirados nos personagens do Cartoon Network. Contudo, existe uma variedade enorme de personagens que podem servir de inspiração para a sua arte.

Convidamos vocês também a conhecer nossos tutoriais no  YouTube, Tik Tok e Instagram, com várias dicas de arte. E, é claro, conhecer nossos cursos, para que venha estudar conosco e aprimorar suas habilidades artísticas.