5 Dicas de Desenho de Natal!
Estamos em um dos períodos mais festivos do ano, e, portanto, pode ser tema de várias ilustrações. Independente do meio que você utilize para realizar, por exemplo, aquarela, lápis de cor ou mesmo pintura digital, o feriado é uma oportunidade de exercitar a criatividade e colocar um desenho de Natal no papel.
Portanto, caso esteja à procura de ideias para um projeto criativo e divertido para colocar suas habilidades artísticas em prática, existem muitos motivos e cenas festivas à sua escolha para um desenho de Natal. Desse modo, estamos disponibilizando neste texto algumas sugestões de temas para te inspirar.
Árvores de Natal

Antes de mais nada, vamos começar com a opção mais óbvia de todas para um desenho de Natal: a árvore. Contudo, apesar de ser a escolha mais comum, esta pode ser uma oportunidade de treinar diferentes estilos de finalização de vegetação.
Você pode aproveitar para treinar diferentes tipos e estilos de desenhos, desde uma árvore completamente realista, com detalhes das folhas do pinheiro, e um tronco com bastante textura. Por exemplo, trabalhando esses aspectos através de técnicas mais tradicionais, como grafite e nanquim.
Ao mesmo tempo, pode trazer um estilo mais leve e mais cartunesco para seu desenho, algo que agrade até mesmo as crianças, com suas cores e simplicidade de linhas e formas. Nesse caso em questão, sugerimos o uso de materiais como lápis de cor e marcadores, para trazer uma energia vibrante para o seu trabalho.
Você também pode levar o seu desenho da sua árvore de Natal para um nível mais elaborado, se apegando nos detalhes dos enfeites. Além das clássicas bolas de Natal, por que não incluir guirlandas, enfeites e cordas de luzes coloridas? Com tantos elementos em sua ilustração, é uma perfeita oportunidade de treinar os fundamentos de uma boa composição.
Papai Noel

Outra escolha clássica para o período natalino, Papai Noel pode parecer uma escolha simples a princípio, por já estar espalhado em várias imagens distintas que vemos durante este período.
Contudo, cada artista possui um estilo único, e você pode fazer uma leitura do personagem completamente pessoal.
Você pode optar pela clássica e tradicional roupa vermelha e branca, com botas pretas, Entretanto, existem outras opções para retratar o bom velhinho.
Uma delas poderia ser pesquisar ilustrações antigas que mostram variações dentro dessa representação tradicional, como cartões do século XIX.
Você pode também procurar retratar o personagem com roupas típicas dos locais onde supostamente é a casa do Papai Noel, como a Lapônia na Finlândia. Ou quem sabe, ir fundo nas origens do mito, e se inspirar em São Nicolau de Mira, uma das fontes de inspiração do Papai Noel.
Ou quem sabe tentar subverter completamente o conceito e tentar reimaginar Papai Noel com roupas que refletiriam nosso clima quente aqui no hemisfério sul?
Decorações de Natal

Uma boa forma de se inspirar para um desenho natalino pode ser uma boa caminhada. Por que não buscar nos lugares próximos, como o seu bairro, por algo que valha a pena colocar no papel?
Quem sabe você não encontra uma casa particularmente festiva ou uma praça ou um ponto turístico particularmente enfeitado para representar? Assim você pode treinar em uma mesma ilustração desenho de observação, perspectiva e finalização.
Você pode desenhar toda a fachada da casa ou o cenário amplo ou também se concentrar em uma área atraente para prestar atenção a cada detalhe.
Enfeites de Natal
Você pode aproveitar para treinar o desenho de esferas realistas, de maneira mais festiva, a aproveitar as bolas de Natal como fonte de inspiração. Este é um ótimo exercício de sombreamento de formas arredondadas, independente do material que você escolha para a finalização.
Você pode trabalhar com as bolas de Natal em contraste com a árvore, mas, igualmente, pode utiliza-las para criar uma composição de natureza morta, com alguns outros elementos, como pinhões, ou taças, ou outros tipos de enfeite.
As luzes de Natal também podem ser uma bela opção para trabalhar e acrescentar em uma ilustração natalina. Tudo parece mais festivo quando você adiciona luzes brilhantes. Se você está pronto para o desafio de trabalhar com várias fontes de luz, as luzes são o tema perfeito.
Uma guirlanda também é um enfeite de Natal tradicional, e, desenhá-la, pode ser desafiador, por todos os pequenos detalhes que elas costumam ter. Entretanto, ao combinar folhas, frutos e fitas, pode-se encontrar como resultado em uma obra de arte alegre e interessante de se retratar.
Presépio
Assim como o Papai Noel, o presépio retratando o nascimento do menino Jesus é uma das representações mais tradicionais nesse período do ano.
Além dos personagens principais, São José, Maria e o Menino Jesus, geralmente o tema da natividade traz outros personagens no cenário, como os Reis Magos, pastores, anjos e os animais.
Desse modo, ilustrar um presépio é uma excelente maneira de exercitar os fundamentos da construção de uma composição com diversos elementos.
Você pode capturar a sensação acolhedora e calorosa que o nascimento do menino Jesus evoca tanto nos personagens ao seu redor quanto no espectador.
Uma das opções para isso é trabalhar com a composição apoiada no uso das cores. Você pode fazer camadas e misturar tintas ou lápis de cor para saturar sua cena com tons quentes de amarelos, marrons e alguns toques de verde. Isso fará com que o cenário seja agradável e aconchegante.
Conclusão

Essas, é claro, são apenas algumas sugestões de desenhos que você pode fazer para alegrar o seu Natal, e, ao mesmo tempo, aprimorar as suas habilidades como artistas. Existem vários outros temas que podem ser inventivos e divertidos, por exemplo: bonecos de neve, quebra-nozes ou releituras de contos natalinos.
Esperamos que este texto tenha te animado a pegar seus materiais e se aventurar a criar novas obras, e trazer um pouco mais de beleza nesse feriado tão especial.
Para encerrar, nós, da Casa dos Quadrinhos, desejamos a todos um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!