Desenho Artístico: Como dar os primeiros passos no mundo das Artes

Por: Carol Cunha 19 de janeiro, 2021

Introdução

Arte: Professor Felipe de Mattos

O Desenho Artístico Completo é um curso focado em tópicos essenciais para quem deseja uma base sólida de aprendizado na área artística. Em outras palavras, atende não só quem deseja se profissionalizar, como também aqueles que querem apenas aprimorar as suas habilidades motoras e estéticas.

O desenho é, antes de tudo, uma linguagem visual básica. Um das primeiras com as quais nos expressamos, sendo, portanto, essencial para a comunicação. Dessa forma, não há como negar que o desenho é tão importante quanto as habilidades escritas e verbais. Nesse sentido, em um mundo cada vez mais globalizado, as pessoas compreendem que as imagens vão além das barreiras da linguagem e aprimoram as comunicações.

Diante disso, a necessidade de se fazer compreender e expressar se torna cada vez maior. O ato de desenhar continua, enfim, a ser um meio fundamental para traduzir, documentar, registrar e analisar o mundo que habitamos. E, do mesmo modo, para criar outras realidades completamente novas, saídas de nossa imaginação.

Nosso Curso

Arte: Professor Eduardo Pansica

Assim, o objetivo do curso da Casa dos Quadrinhos é auxiliar no florescimento da criatividade e ampliar a confiança dos alunos. Oferece a eles, igualmente, recursos que permitam o desenvolvimento de suas habilidades de desenho e os tornem, inclusive, familiarizados com diversos materiais artísticos.

O ensino de Desenho Artístico possui características próprias, por se tratar de uma aprendizagem orientada para a prática. As possibilidades para o desdobramento ativo da atitude criativa assumem posição primordial. Dessa forma, com seus anos de experiência, os professores da Casa estão atentos às necessidades individuais dos alunos, mesmo quando precisam atuar em aulas por meio de videoconferência.

De maneira prática e efetiva, o curso de Desenho Artístico é dividido em dois módulos, com duas disciplinas cada, com o objetivo de proporcionar ao aluno maior aproveitamento das matérias.

No primeiro módulo do curso são abordados Desenho de Observação e Perspectiva.

Desenho de Observação

Arte: Professor Salomão Hubner

O Desenho de Observação consiste na reprodução gráfica de objetos diversos. Esta é, com certeza, uma das disciplinas mais importantes do curso, embora aparente ser uma matéria simples. É por meio dela que o aluno desenvolve e aprimora sua percepção visual, essencial para os desenhos de criação que aprenderá posteriormente. Para isso, o estudante praticará o desenho de diversas formas simples até chegar a construções mais complexas.

Observando esses objetos, ele apreenderá e reproduzirá elementos como volume e textura, com escala de tons, proporção, luz e sombra. Essa disciplina também trabalha o refinamento das habilidades motoras finas, levando à firmeza do traço. Para tanto, abrange uma gama de materiais diferenciados, como, por exemplo, grafite, carvão, bico de pena, pastel e sanguínea.

Desenho de Perspectiva

Arte: Professor Felipe de Mattos

A segunda disciplina desse primeiro módulo é Perspectiva, a parte dedicada à construção de cenários. O aluno se familiarizará com conceitos como linha do horizonte, profundidade, plano, e criará paisagens internas e externas através da utilização de pontos de fuga e perspectiva linear. Dessa forma, ao praticar essa modalidade de desenho, o estudante não apenas desenvolverá cenários, mas também será capaz de inserir neles objetos e personagens de modo realista e proporcional.

No segundo módulo, as disciplinas são Desenho da Figura Humana e Cor e Composição.

Desenho de Figura Humana

Arte: Professor Guilherme Balbi

O Desenho de Figura Humana é voltado ao estudo da anatomia com intenção de representação artística. O estudante aprenderá conceitos como a utilização de layout e de associação geométrica, também conhecida como blocagem. Assim, será capaz de construir  estruturalmente a figura humana, refinando a sua percepção da composição anatômica. Porém, a proposta do curso vai mais além: uma vez que trabalha a representação de pessoas através do desenho gestual – figuras humanas em movimento –, o aluno será capaz de fazer com que o desenho reflita o corpo humano de forma natural, suave e fluída.

Cor e Composição

Arte: Professora Rebeca Prado

Já a disciplina Cor e Composição oferece uma introdução às técnicas de pintura, estudo das cores e criação de ilustrações. Composição é a maneira pela qual são arranjados e organizados os elementos de um desenho dentro do espaço ou superfície de trabalho. Uma boa composição não é nada mais do que um arranjo agradável ou interessante de formas, cores e tons.

A composição também se caracteriza por passar sensações ao espectador e direcionar seu olhar para pontos específicos, ou seja, fazer com que ele observe primeiro o ponto focal. Esse é o centro de interesse ou atividade numa obra de arte, sendo sempre sua parte mais importante.

A cor é uma forte ferramenta de composição, pois o artista pode usá-la para levar o olho do espectador a qualquer lugar que ele desejar. Desse modo, o intuito dessa disciplina é familiarizar o aluno com esses conceitos e práticas através da utilização de técnicas e materiais como lápis de cor, nanquim, guache, aquarela, tintas densas e à base de água.

A disciplinas ofertadas se complementam e oferecem uma formação ampla para os iniciantes no mundo das artes. O aluno conseguirá construir uma gama de trabalhos com técnicas diversificadas. Como resultado, ele será capaz de criar um portfólio rico e diverso.

Ele também poderá dar continuidade aos seus estudos nas várias habilitações oferecidas pela Escola, se assim ele desejar.