Curso de Desenho: Dicas de como começar

Por: Carol Cunha 7 de janeiro, 2022

Introdução

Para quem quer aprender a desenhar, começar pode parecer um grande desafio. Contudo, escolher um bom curso de desenho pode ser o diferencial para seu sucesso nessa empreitada.

Se você acha que só pode aprender a desenhar quem é possui talento e um senso inato de composição, você está errado. Qualquer artista profissional sério dirá que desenhar é uma habilidade e é possível, portanto, aprendê-la e aprimorá-la.

Em outras palavras, desenhar, como qualquer treinamento começa do básico, evolui em etapas e se consolida com a prática e a dedicação. Em suma, o principal é ter curiosidade, desejo e perseverança.

Um bom curso de desenho é aquele que dá para o aspirante a artista as bases para aprender a desenvolver suas habilidades artísticas. Criamos, portanto, o curso de Desenho Artístico Completo na Casa dos Quadrinhos exatamente com esse intuito.

Para isso, o curso foi dividido em quatro disciplinas fundamentais: Desenho de Observação, Perspectiva, Composição e Teoria da Cor e Desenho de Figura Humana.

Pensamos nessa divisão de disciplinas para que o aluno possa se debruçar adequadamente em cada um desses tópicos com o devido tempo de dedicação para a apreensão efetiva desses conteúdos.

Desenho de Observação

A principal dica para quem quer aprender é começar do simples até chegar ao mais complexo. Exatamente por essa razão, Desenho de Observação é uma disciplina tão importante para quem está iniciando um curso de desenho.

Antes de começar a trabalhar com figuras tridimensionais complexas, é necessário treinar os olhos e refinar a percepção visual. Em suma, antes de aprender a reproduzir um corpo humano ou um animal, é necessário aprender o passo a passo de figuras geométricas simples, como um cubo ou uma esfera.

Das figuras geométricas simples, passamos para objetos mais complexos, treinando tanto a percepção visual quanto refinando as habilidades da coordenação motora fina das mãos.

É desse modo, que o Desenho de Observação ensina, portanto, o aluno a desenvolver o pensamento espacial.

Por exemplo, se você olhar atentamente para os objetos, verá que todos consistem em algumas formas simples. Gatos, animais, pessoas, edifícios e carros, até mesmo objetos complexos consistem em formas simples.

A dica é que, partindo dessas formas simples, fica mais fácil adicionar elementos e compreender como esses objetos estão em um ambiente.

Perspectiva

A Perspectiva é outro aspecto essencial em qualquer etapa do desenho em que existem objetos aos quais você deseja adicionar um volume ou uma profundidade.

Por exemplo, quando observamos uma cena, um objeto mais próximo parece ser maior, enquanto um objeto mais distante parece menor. Empiricamente, parece lógico e compreensível. Se você entende esse princípio, também entende a base fundamental da perspectiva.

Em outras palavras, a Perspectiva refere-se ao conjunto de regras que fazem o desenho bidimensional parecer tridimensional.

Do mesmo modo que no Desenho de Observação, na disciplina de Perspectiva, a dica também é nos concentramos, inicialmente, nas formas básicas. Por exemplo: esferas, elipsoides, caixas.

Começamos construindo cenas com eles, primeiro simples, depois mais complexas. Pode-se, portanto, elaborar cenários a partir desses blocos simples. Então, depois que entender o conceito, você terá uma base sólida para desenhar o que quiser.

Assim, você pode aprender, por exemplo, sobre a perspectiva aérea (que faz os objetos mais distantes parecerem mais semelhantes ao céu). Ou sobre a profundidade de campo (que suaviza as bordas dos valores no fundo). Ou sobre como o objeto parece mudar de tamanho dependendo de sua distância de quem está observando.

Depois de aprender os princípios dessas duas disciplinas, os alunos podem passar para aquelas elaboradas com um conteúdo mais avançado do nosso curso de desenho: Composição e Teoria da Cor e Desenho de Figura Humana.

Composição e Teoria da Cor

Composição e Teoria da Cor consiste em saber como colocar os elementos de maneira esteticamente equilibrada e agradável em uma cena. Para isso, levamos, portanto, em conta a posição dos elementos dentro da cena. Do mesmo modo, o uso de determinadas cores pode ressaltar alguns desses elementos.


A disciplina também possui como propósito fazer com que o aluno possa experimentar com o que desenha. Ele poderá esboçar e finalizar com materiais diversos, como, por exemplo, aquarela, guache, lápis de cor, nanquim.

Novos materiais trazem novas inspirações. Além disso, com eles, o aluno começará a trabalhar mais ativamente com as cores.

Composição e Teoria da Cor também ajuda o aluno a compreender as razões pelas quais gosta no trabalho de um artista específico. Em suma, será capaz de analisar os aspectos das obras que lhe atraem e por que lhe atraem. Compreendendo, portanto, o uso de elementos como, por exemplo, uma iluminação atraente ou uma determinada combinação de cores.

Do mesmo modo, essa disciplina do nosso curso de desenho é uma oportunidade para quem está começando a testar aquilo que possa vir a ser seu estilo pessoal.

O estilo pode ser comparado como sua caligrafia pessoal. Primeiro você aprende a escrever copiando as letras do livro, mas com o tempo você cria seus próprios atalhos para escrever mais rápido e, assim, criar seu estilo.

Igualmente, à medida que você vai encontrando soluções para representar a realidade a seu modo, você vai criando seu estilo pessoal em seus desenhos. A dica, neste caso, é ter paciência, e ir deixar que seu estilo vá aparecendo à medida que você pratica.

Como tudo em arte, quanto mais prática, melhor, e mais dentro do seu estilo pessoal, seu desenho ficará.

Desenho de Figura Humana

O Desenho de Figura Humana é voltado ao estudo da anatomia com intenção de representação artística. Em outras palavras, os alunos entram em contato com técnicas que auxiliam em uma representação expressiva do corpo humano.

O estudante aprenderá conceitos como a utilização de layout e de associação geométrica, também conhecida como blocagem. Ou seja, conforme dissemos anteriormente, a dica é compreender as formas simples (blocos) para chegar à representação complexa.

Em suma, o curso de desenho capacitará o aluno a construir estruturalmente a figura humana, refinando a sua percepção da composição anatômica.

Contudo, a proposta da disciplina de Desenho de Figura Humana também trabalha a representação de pessoas através do desenho gestual – figuras humanas em movimento. Em outras palavras, o aluno será capaz de fazer com que o desenho reflita o corpo humano de forma natural, suave e fluída.

Conclusão

Caso queira começar a desenhar sem medo e com uma base sólida, a grande dica é entrar em contato conosco e conhecer as vantagens do nosso curso de Desenho Artístico Completo!