Curso em BH: Cartum, Charge e Caricatura
A Casa dos Quadrinhos vai abrir um curso em BH para ensinar a todos que desejarem as técnicas que envolvem a criação de cartum, charge e caricatura.
Nosso Curso
Nosso curso possui como principal objetivo instigar a veia humorística dos alunos. Do mesmo modo, o professor fará com que os estudantes consigam compreender os elementos e estilos que compõem o desenho de humor em sua amplitude. Portanto, ao final do curso, os alunos serão capazes de criar seus próprios trabalhos de cunho humorístico, sejam ele cartum, charge ou caricatura.
Diferenças entre os termos
Vamos ensinar para vocês as diferenças entre cartum, charge e caricatura para que possam ter uma pequena amostra do conteúdo do nosso curso.
Cartum, charge e caricatura podem ser confundidos facilmente entre si. Os três parecem igualmente bastante semelhantes em sua natureza. Nós os encontramos tanto em jornais e revistas quanto na internet. A charge é especialmente destacada por seu viés de crítica política.
Caricatura

Dos três, a mais fácil de definir é a caricatura. O termo ‘caricatura’ veio do italiano ‘caricare ‘ que significa “carregar”. As caricaturas utilizam pessoas reais como modelos.
Ela pode, portanto, ser descrita como um retrato que exagera certo aspectos de pessoa. Algumas vezes se faz através do contraste entre exagero de alguns elementos, enquanto outros são mais simples. Por exemplo, uma descrição mais detalhada e proeminente cabeça, enquanto a corpo seria ser simples.
As caricaturas são muitas vezes usadas na política ou situações sociais como uma ilustração satírica de uma pessoa.
Já a charge e o cartum possuem alguns pontos comuns entre si. Eles são comumente criam uma declaração, um ponto ou desencadeiam uma discussão acerca de tópicos muitas vezes que as pessoas consideram controversos.
Contudo, essas manifestações humorísticas não são sinônimas.
Charge

Quando falamos de charge, estamos dizendo de uma obra que costuma retratar situações que acontecem em um determinado tempo e espaço. Em outras palavras, a charge conta ou faz um comentário sobre um fato de forma humorística.
Usualmente a charge possui um tom de sátira e os personagens principais costumam ser figuras públicas, como, por exemplo, políticos ou artistas.
O principal objetivo de uma charge é, portanto, transmitir uma visão crítica sobre assunto específico que esteja sendo alvo de discussões na sociedade.
Desse modo, é muito comum que as charges fiquem datadas. Em outras palavras, elas podem perder seu objetivo por estarem marcadas cronologicamente. Contudo, ao mesmo tempo, podem ser um bom retrato histórico do período que se dispuseram a criticar.
Ela foi criada no século XIX, na França. Usualmente atribuem sua invenção ao desenhista Honoré Daumier que criticava criticava implacavelmente o governo da época com suas ilustrações.
Os jornais logo perceberam o potencial da charge para noticiar atacando as áreas: política, esportiva, religiosa, social e muitos passaram a adotar as mesmas táticas de Daumier.
Cartum

O cartum também nasceu no século XIX, depois da charge. O cartum vem da palavra inglesa “cartoon”, que significa “cartão”.
Ele se originou de um concurso promovido pelo Principe Albert para escolher um desenho para decorar o Palácio de Westminster, em Londres, no ano de 1841. Neste concurso, desenhos grandes em formato de cartões (cartoons) seriam presos às paredes.
Contudo, a revista inglesa Punch, considerada a primeira revista humorística do mundo, fez a sua própria versão do evento, e elaborou cartoons autorais cômicos que imitavam os estudos para os afrescos do Palácio de Westminster.
E, assim, um novo sentido para a palavra surgiu.
O cartum tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade. Contudo, ele é universal, atemporal e não perecível, pois não se prende a assuntos do momento, mas uma crítica mais ampla e generalizada.
Em outras palavras, o cartum se apresenta como uma espécie de anedota gráfica ou uma gag visual.
Conclusão
No nosso curso aqui em BH, você vai aprender a colocar em prática todos esses aspectos que envolvem a criação de cartum, charge e caricaturas.
Para saber mais, entre em contato conosco.
Venha desenhar seu caminho na Casa dos Quadrinhos.