Character Design nos Jogos e a Evolução Gráfica
A evolução do Character Design nos Jogos Digitais está intrinsecamente ligada aos gráficos dos videogames.
Jogos de arcade antigos
Os primeiro gráficos eram absurdamente simples quando comparados aos padrões modernos, eram, enfim, apenas pontos brancos em um fundo preto. Aos poucos os programadores conseguiram inserir cores nesses padrões geométricos que vagamente lembravam uma forma reconhecível.
Em outras palavras, havia muito pouco poder de processamento para gráficos mais elaborados. Portanto, os desenvolvedores precisavam se contentar com o que tinham e fazer o melhor que podiam com esses “esboços de character design” nos jogos.
Depois de aumentar o poder do processador, os desenvolvedores de jogos conseguiram, enfim, superar as limitações que os sistemas de jogos mais antigos estabeleciam. E, do mesmo modo, estavam se tornando mais agradáveis de se ver para os padrões da década de 80.
Jogos para consoles antigos

O Atari 2600 tirou os jogos de arcade do salão lotado e barulhento dos fliperamas e os trouxe para a sala de estar. E as formas geométricas tinham um contorno humanoide um pouco mais claro que os pioneiros dos jogos.
Alguns anos depois, o primeiro console da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) trouxe alguns gráficos fantásticos, como, por exemplo, em jogos como Punch-Out!, Kirby’s Adventure e Castlevania III: Dracula’s Curse. Aqui os character designs ainda eram simples, e privilegiavam formas que pudessem ser facilmente processadas, mas, que fossem, igualmente agradáveis para os jogadores.
A era dos 16 bits

Veio, enfim, a era dos 16 bits, ou a quarta geração de consoles de videogames. Foi nesse período que consoles como, por exemplo, o Sega Mega Drive, o Super Nintendo, o Neo Geo reinavam supremos.
Essa era começou em 1987, e permitiu desenvolvimento fantásticos no character design nos jogos, inclusive nos portáteis como o Game Boy. Os personagens, embora apresentassem características que lembram cartoons quando comparados com os gráficos atuais, eram facilmente reconhecíveis, distintos entre si e ricos em detalhes de vestimenta, acessórios, e afins.
Por quase vinte anos, os desenvolvedores de videogames criaram jogos icônicos nessa geração de console.
A era de 32 bits e 64 bits
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A era dos consoles de 32 bits ou 64 bits, igualmente chamada de quinta geração, começou em 1993 e durou até 2006. Ela trouxe os gráficos e o character design de jogos para um novo nível em um curto espaço de tempo.
Foi o período em que gráficos de polígonos 3D, melhores resoluções, controladores analógicos e armazenamento de jogos em CD ROM foram as melhorias do dia.
Os principais consoles de 32 e 64 bits eram o Jaguar, o Playstation, Sega Saturn e o Nintendo 64.
Com esse potencial gráfico, foi possível criar, enfim, criar personagens com tridimensionalidade e texturas bem definidas. Parecia que, pela primeira vez, o character design de jogos poderia alcançar um nível próximo do realismo, mesmo quando calcado em elementos fantásticos.
Jogos como, por exemplo, Silent Hill, Super Mario 64 e Legend of Zelda: Ocarina of Time são alguns que se destacaram entre aqueles lançados no período justamente por trabalharem muito bem esse novo desenvolvimento tridimensional de personagens.
A título de curiosidade, enquanto o Nintendo 64 era extremamente popular, ele não chegava a se comparar com o Playstation I, que vendeu bem mais de 100 milhões de unidades.
Jogos modernos

Após a quinta gerações de consoles de videogame, o céu era o limite para o desenvolvimento de character design de jogos. O que veio a seguir forma os próximos modelos de Playstation, o Nintendo Wii, Switch, Xbox, Xbox 360 e muitos outros. Em suma, é redundante dizer que os gráficos dos games nesses consoles eram impressionantes.
Em outras palavras, com o surgimento de consoles ainda mais poderosos, os gráficos, por sua vez, ficaram ainda mais impressionantes. Desse modo, com o surgimento de gráficos impressionantes, surgiram os pioneiros do desenvolvimento de jogos que queriam levar o meio ao seu limite.
Jogos como Crysis, The Witcher 3: Wild Hunt, Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2 levaram consoles e PCs ao seu limite. O mesmo se aplica ao design de seus personagens, valorizando as texturas de pele, cabelo, roupas e acessórios, mesmo quando o design não é hiper-realista.
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Segue abaixo um infográfico com a evolução de character design nos jogos de alguns dos personagens mais icônicos das últimas décadas.
