Casa dos Quadrinhos: Noite de Autógrafos Juquinha e Alienaldo

Por: Carol Cunha 15 de abril, 2022

A Casa dos Quadrinhos abriu com chave de ouro sua temporada de eventos presenciais em 2022.  Na última sexta-feira, dia 08/04, aconteceu no Espaço Cultural da Casa dos Quadrinhos o lançamento das HQs Juquinha – O solitário acidente da matéria, de Max Andrade, e Alienaldo, de Gabriel Infante.

Os dois autores receberam o carinho de seus fãs. Trocaram ideias com artistas locais, como Vitor Cafaggi e Alexandre Tso. E compartilharam suas experiências com os presentes.

Para quem não teve a oportunidade de marcar sua presença nesse incrível evento, vamos falar um pouco sobre os autores.

Max Andrade

Max Andrade possui uma vasta experiência como quadrinista. Com quase quinze anos de carreira e mais de trinta quadrinhos publicados tanto no Brasil quanto no Japão.

Sua obra The Hype recebeu o Troféu HQ Mix, o maior prêmio de quadrinhos do país. Ele fez igualmente parcerias com artistas como, por exemplo, o trapper Martuê e o rapper Emicida. Além disso, ainda participou três vezes do projeto japonês Slient Manga Audiction.

Atualmente está trabalhando na releitura do Anjinho para o selo Graphic MSP, da Mauricio de Sousa Produções.

Seu lançamento, Juquinha – O solitário acidente da matéria, conta história do personagem título, um garoto sensível se tranca em seu quarto após tomar um fora e ser humilhado por todos os colegas na escola. Em suma, essa situação lhe traz sofrimento, contudo, simultaneamente, lhe oferece uma lição para a vida toda.

Gabriel Infante

Gabriel Infante ou Gabirotcho possui experiência tanto na área de quadrinhos quanto de animação. Ele foi cenarista e supervisor de arte nos episódios da quarta temporada do famoso desenho Irmão do Jorel do Cartoon Network. Ele é igualmente ilustrador freelancer. Como quadrinista, publica tanto no Instagram quanto no Twitter, além de ter publicado em formato físico a HQ LOROTAS, em 2017.

O lançamento de sua HQ Alienaldo conta a jornada de um alienígena, por sentir uma enorme frustração pelos erros que a pessoa quem dizia amar cometeu, relutantemente, busca aprender, aos trancos e barrancos, como seguir em frente sem deixar tanta bagunça para trás.

A proposta do autor é , portanto, criar um romance introspectivo, através da trajetória de do alienígena Naldo e seus relacionamentos tanto com Val, sua ex-namorada, Clara, sua atual.

A publicação da história começou a ser feita em formato de webcomic, com a periodicidade diária desde janeiro deste ano, nos perfis do Instagram e twitter do Gabirotcho.

Para a publicação da versão impressa, o autor recorreu ao financiamento coletivo através de campanha no site Catarse, atingindo a meta inicial em apenas um dia.

Com um ótimo engajamento do público, o evento foi um sucesso. Para a equipe da Casa dos Quadrinhos, e, acreditamos que para os autores e fãs, a experiência foi excelente.

Para a Casa dos Quadrinhos, esse retorno é essencial, pois o estímulo e a divulgação de produções artísticas sejam, por exemplo, quadrinhos, livros, animações e games, sempre foram importantes.

Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos

Exatamente por isso criamos nosso Espaço Cultural, na mesma época em que nossa sede foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, em 2001.

Neste espaço, a Casa dos Quadrinhos, além de Juquinha e Alienaldo, ajudou a lançar diversos outros livros e revistas.  Do mesmo modo, organizamos exposições gratuitas e abertas ao público, com trabalhos tanto de nossos alunos quanto de profissionais da área.

Em suma, no nosso espaço já recebemos diversos artistas tanto nacionais quanto internacionais, como, por exemplo, como Cris Peter,  Gustavo Borges, Fefê Torquato, Vitor e Lu Cafaggi, Lelis, Fabien Toulmen e Flore Balthazar.

Este foi, portanto, o primeiro de muitos eventos que a Casa dos Quadrinhos vai participar e organizar para 2020.

No sábado dia 09/04, por exemplo, foi a vez de participarmos da Feira Mineira de Quadrinhos na Biblioteca Estadual de Minas Gerais.  Nosso diretor, Cristiano Seixas, esteve presente. Além de lançar sua HQ Contos da Calango, ele participou igualmente da palestra Mercado de Quadrinhos no Brasil.

Teremos também em parceria com a Biblioteca Estadual de Minas Gerais a Exposição Quadrinistas Mineiros no Brasil e no mundo!

Entre os dias 18 de abril e 31 de maio de 2022, você poderá conferir esse rico material e embarcar em uma viagem na história das nossas HQs.

A exposição conta com artes originais, impressões inéditas, material histórico e muitos, muitos quadrinhos.