Casa dos Quadrinhos – O que rolou até agora?
Quer saber o que rolou na Casa dos Quadrinhos nos últimos meses? Vem com a gente.
Exposição Vitor Cafaggi

O lançamento da exposição com o trabalho do ex-professor e premiado quadrinista Vitor Cafaggi em janeiro abriu a temporada de eventos de 2023 na Casa dos Quadrinhos.
Influenciado por mestres dos quadrinhos como Bill Watterson (Calvin e Haroldo) e Charles Schulz (Peanuts), Vitor despontou no mundo dos quadrinhos com a webtira Puny Parker. Esta narra a infância do seu herói favorito, Homem-Aranha. Esse foi o primeiro passo para outros trabalhos de destaque, como, por exemplo, as graphic novels “Laços” e “Lições” que foram adaptadas para o cinema. Mas ele também, em sua carreira, desenvolveu trabalhos autorais, como a HQ “Duotone” e a tira “Valente”, parcialmente inspirada na juventude do autor. Vitor já ganhou diversas vezes o Troféu HQ Mix. Seu trabalho mais recente foi “Franjinha” para a Graphic MSP que está igualmente concorrendo ao Troféu HQ Mix.
Nossa exposição abordou toda essa trajetória de sucesso do quadrinista, tanto seu processo criativo quanto também produtos derivados, como, por exemplo, as estátuas e o jogo de tabuleiro do Valente.
Visita dos alunos de licenciatura da Belas Artes

Do mesmo modo, Vitor teve igualmente a oportunidade de conversar com os alunos de licenciatura de Belas Artes que vieram visitar a nossa escola. Seu intuito era conhecer o estabelecimento e, do mesmo modo, saber um pouco mais sobre as atividades dos professores em nossas aulas, especialmente do curso técnico.
Aula de Modelo Vivo

Outro evento organizado pela Casa que merece destaque foi a Aula de Modelo Vivo com nosso professor Eduardo Pansica. Ele é quadrinista experiente, que desde 2009 desenha para a DC Comics, em títulos como, por exemplo, “Mulher-Maravilha”, “Jovens Titãs”, “Batwing”, “Lanterna Verde”, entre outros.
Essa aula foi mais uma parceria entre a Casa dos Quadrinhos e o Museu Mineiro, com o objetivo de desenvolver o desenho da figura humana, desenho de observação, desenho gestual e compreensão de luz e sombra. Tudo isso por meio de vários exercícios estratégicos, experimentando, por exemplo, técnicas e materiais de desenho a seco.
Lançamento Pinóquio

O lançamento da nova versão da HQ “Pinóquio” feita por Vincent Paronnaud (Winshluss), no Espaço Cultural da Casa dos Quadrinhos foi uma parceria da nossa escola com a editora belorizontina Moby Dick. Vencedora do Grande Prêmio do Festival de Quadrinhos de Angouleme, na França, essa graphic novel reinventa a história de Pinóquio como um conto de fadas que mescla tanto elementos noir quanto steampunk.
Nesta versão sombria, um ganancioso Gepeto constrói Pinóquio como uma arma metálica de guerra, enquanto a Barata Falante, ao invés de um Grilo, é um invasor sem-teto vivendo uma boa vida no crânio de Pinóquio.
Além do lançamento, a Casa organizou uma oficina gratuita sobre o papel de recursos gráficos utilizados por Winshluss em sua obra.
Oficina de Costumização de Pokémons

Essa não foi a única oficina gratuita organizada pela escola. Nosso professor Fernando Marinho ministrou igualmente uma oficina de costumização de Pokémons para crianças. Esta focou na pintura das estátuas desses personagens queridos da cultura pop, como, por exemplo, Pikachu e Charmander. A oficina foi um enorme sucesso entre os pequenos.
Novas aquisições
A Casa dos Quadrinhos também deu um upgrade em sua sala de informática ao adquirir mesas digitais com display (HUION) para cada aluno dos cursos livres e técnico. Essa tecnologia está presente em todas as aulas de Pintura Digital, 3D/Blender, Animação e Modelagem Digital. Proporcionando, portanto, aos alunos uma experiência mais precisa e confortável durante o estudo.
Além disso, os cursos de Escultura Digital oferecem igualmente aos alunos a oportunidade de imprimir suas peças com uma impressora 3D. Isso abre um mundo de possibilidades para a criação e finalização de suas obras.
Exposição Muito Além dos Quadrinhos

Em maio, organizada pelo Ghost Jack Entertaiment, com parceria com o grupo de estudos de Jogos Digitais da PUC Minas, a exposição “Muito Além dos Quadrinhos” foi inaugurada em nosso espaço cultural.
A exposição conta com estátuas colecionáveis, com destaque para o lançamento da estátua do Galo Forte, mascote oficial do Atlético. Ele foi redesenhado em comemoração à inauguração da Arena MRV. A estátua foi feita por nosso professor, o escultor Eddie Vieira, que possui uma longa carreira no mercado de colecionáveis. Ele trabalhou tanto em projetos nacionais quanto internacionais.
Também produzido por Eddie, um cenário de 2 metros de altura feito para uma animação stopmotion faz parte da exposição. E falando em animação, pode ser igualmente conferido o processo de criação de personagens e storyboards de produções. Além do trabalho da ex-aluna da Casa Jane Carmen Oliveira, que participou da série “Menino Maluquinho” da Netflix.
Vários card games e jogos de tabuleiro como, por exemplo, “Valente”, do Vitor Cafaggi, “Férias em Dupla”, da Rebeca Prado, e “Nuna” de Eddie Vieira, também puderam ser conferidos.
E o pessoal dos Jogos Digitais da PUC esteve presente, mostrando a possibilidades dos games em diversas plataformas. Além do lançamento do game “Takara Cards”, criado por nosso professor Filipe Dilly e do ex-professor Daniel Lima, atualmente professor do curso de Jogos Digitais da PUC Minas.
Estreia de Filmes

Nossa escola esteve igualmente presente em grandes estreias cinematográficas de 2023: ”The Flash” e “Besouro Azul”. Este último teve a participação do ex-aluno da escola, Ig Guara, que trabalhou durante muito tempo na revista desse herói da DC, interpretado por Xolo Maridueña nas telonas.
Além do “Besouro Azul’, Ig já trabalhou em quadrinhos como “Vingadores”, “Wolverine”, “Homem-Aranha”, “Pet Avengers” (Marvel), a recriação do “Green Team” e “Batman Arkhan Knight”. O artista já se aventurou igualmente em autorais como o seu artbook “Versus” e em quadrinhos feitos em parceria com outros artistas como “Sparrow” e “Rose”.
2ª Feira de Impressão 3D de Minas Gerais

Do mesmo modo, nós também participamos com um estande na 2ª Feira de Impressão 3D de Minas Gerais em agosto. Também tiveram oficinas sobre Escultura Digital, Acabamento e Pintura com o nosso professor Eddie Vieira. Foi um evento foi bastante movimentado, com grande participação do público em nossas oficinas.
Visitas ilustres

Nossas turmas de Roteiro tiveram visitas especiais. Renato de Oliveira do Ludo Café ensinou a nossos alunos como construir roteiros para jogos. Além disso, os alunos também puderam participar de uma sessão de jogos de tabuleiro. A outra visitante foi a ex-professora e ex-aluna Rebeca Prado, trazendo toda a sua experiência para nossos alunos. Para que não a conhece, ela é ilustradora, produtora editorial e animadora formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Rebeca começou a se aventurar nos quadrinhos em 2009, e já publicou os gibis independentes, como, por exemplo, “Baleia #1”, “Baleia #2” e “Baleia #3”. Em 2015, lançou o primeiro livro da pequena Lif, a protagonista de “Navio Dragão”. Rebeca é igualmente vencedora do Troféu Angelo Agostini com o zine “Credo, que delícia”.
Gostou do que rolou na Casa dos Quadrinhos? Então venha nos visitar e conhecer a nossa escola.
