Artists’ Alley: O que levar para a versão presencial?

Por: Carol Cunha 9 de setembro, 2022

Artists’ Alley é uma ótima oportunidade para vender a sua arte, encontrar seu público e trocar experiências com outros artistas.  Contudo, para ter uma boa experiência no evento, é preciso se organizar. No nosso texto estão algumas dicas sobre o que levar para o Artists’ Alley.

Fatores importantes

Antes de tudo, dependendo do evento, há alguns fatores a serem lembrados durante o processo de planejamento, por exemplo:

O tamanho da sua mesa

Quão alto você tem permissão para construir a estrutura para expor seus produtos.

Quanto espaço você tem para trabalhar atrás da mesa

Que tipo de produtos  você planeja trazer

Portanto, tendo isso em consideração, procure conhecer artistas que já participaram de eventos. Muitos deles, com certeza, ficarão felizes em poder ajudar.

Outra opção é procurar em sites e blogs que possam ter outras dicas que podem te ajudar. Inclusive, aqui no blog da Casa dos Quadrinhos, nós escrevemos um texto anterior sobre Artists’ Alley.

Vamos, enfim, voltar para as nossas dicas.

Itens imprescindíveis

Mesmo se você estiver indo para um evento que está na sua cidade, há algumas coisas que, portanto, você provavelmente deseja levar para tornar sua experiência confortável e sem estresse.

Um lugar para guardar seus produtos, afinal, como produtos, como por exemplo, prints e postais são facilmente dobráveis, é importante mantê-los seguros em um compartimento. Uma pasta resistente, de preferência com divisórias, pode ser a solução.

Para os demais produtos, como revistas, chaveiros, bottons e afins, você pode investir em uma boa caixa de plástico resistente que possa ser facilmente transportada. Do mesmo modo, uam mala maciça, com rodinhas pode ser uma solução ainda mais prática.

Não se esqueça da folha ou do caderno de acompanhamento de estoque. Afinal, acompanhar o que você vende te dá uma ideia de quais itens são os mais vendidos, e merecem reimpressão para o seu próximo Artists’ Alley.

Do mesmo modo, traga uma caneta para assinar seus produtos e escrever no caderno de acompanhamento.  Outra coisa que torna a sua mesa mais organizada são sacos do lixo. Portanto ter um backup dele nunca é demais.

Outra coisa igualmente importante são as placas com os preços.  Não faça as pessoas perguntarem quanto custam seus produtos. Portanto, traga plaquinhas para todos eles.

E também sacolas ou envelopes para os clientes levarem os produtos que compraram com uma boa proteção.

Guardando o dinheiro

Um lugar por guardar dinheiro é essencial. Você estará em um ambiente muito casual com muitas pessoas andando em torno de sua mesa. Se você quiser manter todo dinheiro perto de você o tempo todo, ter uma pochete é extremamente conveniente. Encontre uma pochete com vários bolsos para que você possa manter o troco e outros itens um pouco mais organizados.

Ainda sobre dinheiro, não deixe de levar notas pequenas para facilitar seu troco. Portanto, leve pelo menos cerca de cem reais em notas de dez, cinco, dois e moedas de um real.

Máquina de cartão

A maquininha de cartão de débito e crédito é um item absolutamente obrigatório para eventos. Em outras palavras, se você não aceita cartão, está basicamente abrindo mão de metade de suas vendas potenciais. Embora existam taxas de transação para cada compra, as taxas são mínimas.

Existem várias opções para escolher como, por exemplo, a Pag Seguro ou o Mercado Pago. Até mesmo a Amazon está vendendo maquininhas de cartão. Portanto, faça sua pesquisa e escolha uma que funcione melhor para você!

Power Banks

Outro item importante são carregadores portáteis ou power banks.  A maioria dos eventos dura três dias no fim de semana: sexta, sábado e domingo. E a espaço do Artists’ Alley fica igualmente disponível por cerca de oito horas para o público. Embora muitos eventos disponibilizem eletricidade para que você possa ligar seu carregador na tomada, é preferível não se arriscar.

Principalmente se você estiver recebendo pagamentos de uma maquininha conectada ao seu celular, a última coisa que você gostaria de encontrar é um celular descarregado.

 Os melhores são aquele que têm várias portas USB, para que você possa carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Lembre-se igualmente de carregar seu carregador portátil na noite anterior a um evento.

Lanches e água

Levar lanches e almoços embalados é uma opção bem prática, afinal a comida nesses eventos costuma não ser saudável e muito cara. Uma garrafa de água grande também é importante. Muitas vezes o fluxo de clientes é grande e você mal consegue sair da mesa. Portanto, ficar desidratado não é divertido quando você está trabalhando.

Cartão de visita

Cartões de visita ou algum outro tipo de postal promocional para as pessoas que estão “só olhando”. Talvez eles sigam você no Instagram. Uma dica profissional importante: anote o número da sua mesa neles – para que eles possam encontrá-lo novamente!

Conclusão

Em suma, esses são os principais itens que você deve levar para conseguir “sobreviver” a um Artists’ Alley.

E temos outra dica importante para vocês, a Casa dos Quadrinhos estará realizando a 5ª Feira de Quadrinhos no final do ano e vamos ter um Artists’ Alley. Saiba mais acompanhando o nosso Instagram.