Arte relacionada com bem-estar infantil: Saiba mais!
Introdução
Arte relacionada com bem-estar infantil é tema de diversos estudos dentro da área da Educação e Psicologia. Estes acabam por comprovar que existe uma relação estreita entre os assuntos.
Existe, portanto, desde algum tempo um contexto de preocupação crescente sobre o tema de saúde mental e bem-estar infantil. Dentre vários aspectos está como a influência do fazer artístico pode ser benéfica para as crianças nesse sentido.
Bem-estar
Antes de entrarmos propriamente no tópico da arte relacionada com bem-estar infantil é importante compreendermos o conceito de bem-estar dentro do ponto de vista psicológico.
O bem-estar é definido, em suma, como a forma subjetiva com que vinculamos situações e contextos que levam a experiências de autoconfiança e segurança. Em outras palavras, bem-estar se compõe de experiências de relacionamento saudável e produtivo com o mundo que nos circunda.
O bem-estar consiste, antes de tudo, em dois componentes: o afeto e, do mesmo modo, a satisfação com a vida em relação a domínios do dia a dia. Como, por exemplo, escola, família e hobbies, entre outros.
Em suma, o bem-estar possui relação com a autorealização e a sensação de preenchimento de nosso potencial.
Pessoas que se sentem seguras e confiantes em suas capacidades de realizar suas aspirações utilizando suas capacidades são aquelas que são psicologicamente saudáveis. E também conseguem ter uma sensação de bem-estar estável e benéfica.
Produção de Arte
Produzir arte pode validar a singularidade de um indivíduo, o que dá origem a um sentimento de realização e de autoestima. Da mesma forma, as artes demonstraram apoiar um senso de identidade e podem aumentar a resiliência.
Por outro lado, o baixo bem-estar mental leva, consequentemente, a problemas mentais de saúde. Como, por exemplo, depressão e ansiedade. Pesquisas apontam que uma em cada dez crianças entre cinco e dezesseis anos possuem um transtorno psicológico clinicamente diagnosticável.
Obviamente, em casos mais graves, recomenda-se um tratamento terapêutico com um profissional da área da saúde. Contudo, existem outras maneiras de ajudar a criança a alcançar uma saúde mental e emocional com mais equilíbrio.
Pesquisas sobre o Tema
Pesquisa da University College London demonstrou que a arte relacionada com bem-estar infantil é um fator importante para essa melhoria psíquica das crianças. Em outras palavras, o envolvimento das crianças em aulas de artes, através da estimulação de sua criatividade pode aumentar a autoestima delas.
Do mesmo modo, os pesquisadores descobriram que esse aumento é independente das habilidades iniciais das crianças com a arte. O importante é o desejo delas em se expressar graficamente, adquirindo segurança ao fazê-lo. Tal fator trouxe, portanto, um impacto positivo no bem-estar dessas crianças.
Outros estudos igualmente demonstraram que atividades artísticas que envolvem a criatividade e a imaginação possuem um efeito restaurador no bem-estar das crianças.
Do mesmo modo, a arte relacionada com bem-estar infantil é ferramenta importante para a melhoria da saúde mental das crianças segundo especialistas da área da pedagogia.
Pesquisas que avaliam explicitamente esse benefício destacam que várias abordagens artísticas ajudam na melhoria da frequência escolar e na maior motivação para aprender. Essas são, portanto, habilidades que acabam por refletir também no aumento da confiança social na relação com os colegas. Especialmente, quando se envolvem em projetos coletivos de artes.
Tais conclusões se devem, enfim, ao modo como as crianças conseguem, através da arte, serem elas mesmas, serem criativas e autênticas. Podendo, portanto, criarem um senso de lugar e pertencimento. Consequentemente, a arte relacionada com bem-estar infantil se torna uma realidade concreta para elas. Isso traz, em suma, um senso de empoderamento para as crianças por meio de sua prática.
Criatividade e Autoestima
Segundo teorias psicológicas, ambientes que estimulam a criatividade trazem um efeito positivo em diversos aspectos do bem-estar infantil. Exatamente por conseguirem restaurar sua segurança psíquica, ao, portanto, reduzir suas emoções negativas e promover o funcionamento cognitivo eficaz das crianças.
Quando se tratava de ler, fazer música ou ouvir, os pesquisadores descobriram que um aumento na autoestima de uma criança só era quantificável no caso da participação dos pais no passatempo. Enquanto desenhar e pintar possuíam geralmente associação a uma maior autoestima, independentemente da contribuição dos pais.
Outro aspecto importante dessas pesquisas demonstra que quanto mais a criança participa de atividades artísticas durante a semana, elas eram significativamente mais propensas a ter níveis maiores de autoestima do que aquelas que participaram com menos frequência.
Nesse sentido, a Casa dos Quadrinhos, inclusive, elabora atividades para que as crianças possam se empenhar em seu desenvolvimento artístico tanto dentro quanto fora de sala de aula. Estimulando sua criatividade e bem-estar. Sem, é claro, que tais afazeres entrem em conflito com as atividades escolares tradicionais.
Expressividade
A arte é uma forma concreta de auxiliar as crianças a compreenderem tanto elas mesmas quanto o mundo que as circundam. Existe uma quantidade absurda de novas informações que elas são expostas continuamente. Principalmente, se considerando a maneira como elas estão, desde bem jovens, expostas também aos estímulos do mundo digital.
Elas, portanto, sentem uma necessidade de processar o que aprendem no seu dia a dia, e, a expressão artística se mostra uma forma segura e reflexiva de fazer isso. Em suma, a arte possibilita que elas explorem sentimentos e lidem com eventos diários e significativos de forma saudável.
Atividades de arte se mostram como uma saída segura para que as crianças possam manter seu bem-estar e possam lidar com suas próprias emoções. Em outras palavras, essas atividades fazem com que os sentimentos e as ideias dos pequenos possam ser reduzidos a um tamanho administrável conforme elas desejem.
O grafismo presente em desenho, pintura e escultura auxiliam as crianças a se expressarem através de aspectos que muitas vezes não conseguem através das palavras. Seja por serem simbolicamente mais multidimensionais ou por serem mais confortáveis para as crianças.
Diminuição da Ansiedade

Arte da ex-aluna de Arte para Criança Ana Beatriz
Além disso, as atividades artísticas participativas ajudam a aliviar a ansiedade, a depressão e o estresse, ao mesmo tempo em que aumentam a resiliência e o bem-estar.
Uma das razões disso acontecer deve-se ao fato de que concluir projetos de arte e aprender a se expressar de novas maneiras ajuda as crianças a ganhar confiança e perseverança. Consequentemente, tais atividades também auxiliam as crianças a terem respostas emocionais positivas a situações estressantes.
Proposta da Casa dos Quadrinhos
Na Casa dos Quadrinhos, nossa proposta, além de apresentar as técnicas artísticas de maneira lúdica e criativa, é oferecer um ambiente onde é seguro experimentar e criar.
Em outras palavras, nossa proposta pedagógica leva em conta a arte relacionada com bem-estar infantil. Desejamos que nossos alunos se sintam confiantes e confortáveis com sua criatividade em qualquer forma que ela assumir. E, dessa maneira, permitir que eles consigam se expressar de modo saudável.
Conclusão
Temos plena consciência que fazer arte em uma idade jovem tem muitos benefícios para o bem-estar físico, emocional e mental das crianças.
Estamos com matrículas abertas para o nosso Curso de Arte para Crianças para o segundo semestre de 2021, e convidamos você a conhecer nossa proposta e tirar suas dúvidas.