Aprender a desenhar: Conheça dicas importantes

Por: Carol Cunha 3 de fevereiro, 2023

Aprender a desenhar é um processo. Desenhar envolve todo o cérebro, você tem que olhar, pensar e se mover. Mas esse não precisa ser um processo complicado.

Se você sabe escrever seu nome, tem também a capacidade de aprender a desenhar. Para se tornar habilidoso no desenho, existe uma combinação de vários fatores, como, por exemplo, desejo, instrução, prática, tempo e mais prática.

Para quem está nesta jornada de aprendizado, separamos algumas dicas que podem ser úteis.

Desenho é uma habilidade

Desenho não é um dom mágico com que algumas pessoas nascem. Embora algumas pessoas possuam uma facilidade maior em adquirir esse aprendizado por vários motivos, como, por exemplo, ter boas memórias visuais ou uma boa capacidade de selecionar os elementos-chave para desenhar, qualquer um pode aprender a desenhar por meio de instrução e prática.

Em outras palavras, desenhar é uma habilidade que pode ser ensinada e, portanto, aprendida. Em suma, qualquer uma pode se tornar hábil em desenho.

O desenho é 50% observação

Uma parte primordial para se aprender a desenhar é aprender a observar. No entanto, algumas pessoas acreditam que podem desenhar um objeto sem olhar para ele. Talvez com muita prática, você consiga, mas quase sempre é necessário olhar os objetos para desenhá-los.

O desenho é, portanto, 50% observação, pois é observando que você vai perceber coisas como, por exemplo, tamanho, tom, relação de cores (entre o objeto e seu entorno ou entre objetos diferentes), formas, contornos e etc..

Ao empregar uma visão consciente enquanto você desenha, suas habilidades gerais de observação melhorarão imensamente. E, consequentemente, suas habilidades no desenho também progredirão.

Observe os atributos específicos de um objeto ou figura. E, do mesmo modo, substitua quaisquer noções preconcebidas de como você acha que as coisas são para realmente observar as formas à sua frente.

Use recursos

Busque referências. Se você não puder desenhar pessoalmente um objeto, uma pose, um animal ou o que quer que seja que você aprender a desenhar, reúne fotos.

Essa dica é bem parecida com a número 02, mas tem mais a ver com a possibilidade de você criar um banco de imagens com referências diversas que podem te ajudar a melhorar seu traço. Isso é necessário pelo simples fato de que é impossível observar tudo ao vivo para criar uma ilustração.

Por exemplo, se você quiser desenhar um leão e não puder ir na savana africana ou em um zoológico, não tem problema algum você usar uma ou mais fotos para realizar essa tarefa.

Procure formas básicas

Tudo o que você for desenhar pode ser simplificado em formas básicas. Em outras palavras, é possível compreender a estrutura de um objeto e afins quando reduzimos a suas formas essenciais.

Portanto, quando você estiver estudando, procure escolher as formas básicas que compõe a forma geral em seu esboço. Usualmente, essas formas são muito fáceis de desenhar.  Depois que você estabelecer as formas básicas, desenhe os contornos e vá acrescentando os detalhes, até chegar à aparência final de seu desenho.

Aprenda a usar bem os valores

Afinal, o que é um valor? É a escuridão ou claridade de uma cor, ou seja, o valor está relacionado à luz e como ela atua sobre um objeto. Se bate mais luz, o valor é mais claro, se bate menos luz, o valor é mais escuro.   

Portanto, faça uma escala de valores como referência, Certifique-se de que seu desenho tenha uma gama ampla de valores. Estudar o valor ajuda a entender como a luz atua sobre um objeto para que esse possa ter tridimensionalidade, luz e sombra. Você consegue definir a fonte de luz por meio do uso de valor.

Use a qualidade de linha

A qualidade de linha está relacionada à espessura de uma linha. Em suma, se o que importa no seu desenho são as linhas, você precisa considerar a qualidade delas.

Para tanto, a dica é desenhar linhas mais grossas em algumas áreas e mais finas em outras. Isso vai tornar seu desenho mais interessante e com variedade.

Mantenha a consistência

Antes de tudo, certifique-se de terminar e começar seus desenhos em um mesmo estilo. Por exemplo, se você começar a fazer um desenho solto e gestual, continue assim até o final. Mas se, por outro lado, você começar a fazer um desenho firme e preciso, termine-o dessa maneira.

O desenho fica mais consistente e harmonioso quando parece que um mesmo artista desenhou tudo desde o início.

Relaxe

Para se chegar a um bom desenho, você vai fazer alguns desenhos ruins. Isso é normal, afinal, aprender a desenhar é um processo que não precisa ser rígido. Na verdade, não deveria ser.

Você pode experimentar para tornar seu desenho mais fluído e dinâmico. Por exemplo, para definir o contorno de um objeto, você pode testar primeiro com várias linhas. Afinal, você tem mais chances de encontrar a “linha certa” quando se desenha várias delas.

Tente também desenhar com o ombro ao invés do pulso, movendo todo o braço ao fazer as linhas. É uma forma de tornar seu desenho mais solto.

Pratique, pratique e pratique mais um pouco.

Se tem uma dica que você não pode esquecer é esta. Somente com a prática é que você realmente vai aprender a desenhar. 

É bom, portanto, manter um caderno de esboços para você desenhar tudo o que vê. Do mesmo modo, tente desenhar todos os dias. Se não puder desenhar, olhe para os objetos e imagine como você os desenharia. Quais são suas formas básicas… Como a luz incide sobre o objeto… Onde está a fonte de luz… A relação entre ele e seu entorno… Que valores existem… Treine também a sua observação.

Faça um curso de desenho

Um curso de desenho pode ser o diferencial entre um bom desenhista e um excelente desenhista. Ter ao seu lado professores que oferecem suporte, dão dicas, mostram como corrigir os seus erros traz uma melhoria enorme. Aprender a desenhar fica, inclusive, mais fácil do que tentar sozinho.

A Casa dos Quadrinhos possui um curso voltado para quem desenha aprender a desenhar. É o Desenho Artístico Completo. Convidamos vocês a entrar em contato conosco para saber mais.