Aluno do Curso Técnico: Conheça a trajetória de Cleber Santos!

Por: Carol Cunha 23 de julho, 2021

Introdução

O aluno do Curso Técnico de Artes Visuais da Casa dos Quadrinhos é preparado com cuidado e atenção para que esteja apto a se tornar um profissional atuante e dinâmico no mercado de trabalho.

Nossa escola acredita que, antes de mais nada, ensinar disciplinas artísticas vai além de criar alunos com sucesso em termos acadêmicos. Acreditamos que o desenvolvimento do aluno e, consequentemente, seu sucesso como profissional está em se tornar também um ser humano de sucesso.

O nosso objetivo é, portanto, preparar nosso aluno do Curso Técnico tanto para carreiras profissionais nas Artes, quanto equipá-los com as habilidades e os conhecimentos necessários para o sucesso na vida.

Pensando, portanto, nesses aspectos gerais que nos propormos a trabalhar com nossos estudantes, convidamos um aluno do Curso Técnico a nos contar como foi sua experiência durante o tempo em que estudou conosco. Assim como, nos dizer como sua formação influenciou na sua atuação profissional depois de concluir o curso.

Conheça o Cleber

aluno do curso técnico

Cleber Santos foi aluno do Curso Técnico em Arte Visuais da Casa dos Quadrinhos durante os anos de 2016 e 2017. Depois de se formar, ele começou a atuar no mercado como ilustrador freelancer.  Além disso, ele participou de projetos coletivos, como, por exemplo, a revista em quadrinhos Droom e o card game Protocolo I.R.A.

 Cleber também fez parte do Artist’s Alley  de eventos de destaque como o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos 2018 e a Feira da Casa dos Quadrinhos em 2021.

Sonho de Infância

Como muitas pessoas que se tornaram profissionais do setor artístico, Cleber desde criança desejava “viver do desenho”. Sendo, portanto, desde cedo sua área de interesse.

Contudo, nas palavras dele: “pessoas de outros segmentos, que não conheciam nada do mercado de arte, encorajaram a seguir outras carreiras nas quais supostamente poderia ter um retorno ‘financeiro’ maior”

Ainda segundo o antigo aluno do Curso Técnico: “passei muitos anos no mercado, assim como passei por várias áreas, sem, portanto, me sentir nenhuma sensação de realização. Decidi, enfim, iniciar um curso na Casa dos Quadrinhos. Foi a melhor coisa que fiz”.

Por que um Curso Técnico?

A escolha de um Curso Técnico foi feita de forma consciente por Cleber, pensando nas vantagens que esse tipo de formação poderia ter, consequentemente, em longo prazo, em sua carreira artística e profissional.

Segundo ele, tal opção foi feita “por ser o curso mais abrangente, no qual eu poderia ver muitos segmentos de arte diferentes. Como por exemplo: Desenho Artístico, Pintura, Desenho e Pintura Digitais, 3D, Animação, Escultura, Roteiro, entre outros.

Desse modo, eu poderia me tornar um profissional completo, e, igualmente ter conhecimento e experiência em várias áreas distintas. Além disso, teria uma possibilidade mais ampla e concreta de escolher em qual segmento gostaria de trabalhar”.

Por que a Casa dos Quadrinhos?

Cleber relata que ao encontrar a Casa dos Quadrinhos não teve dúvidas sobre sua decisão em optar por nossa escola. Os vinte e um anos de existência e experiência da Casa fizeram a diferença. Além disso, o fato do nosso curso profissionalizante ter reconhecimento do MEC e possuir registro na Secretaria de Educação, com um diploma válido em todo o território nacional, tiveram seu peso na decisão dele.

O ex-aluno diz que “foi na Casa dos Quadrinhos onde eu encontrei os cursos mais completos, com o melhor suporte e boa estrutura. Além de ter um excelente feedback dos alunos que estudaram na escola”.

Acolhimento

Do mesmo modo, a Casa dos Quadrinhos sempre foi conhecida por seu acolhimento desde o primeiro contato com os visitantes e alunos em potencial. Cleber ressalta o quão gratificante foi sua primeira ida à escola. “Sou grato aos professores Guilherme Balbi, Salomão Hubner, e Breno, que trabalhava na recepção na época, que me ajudaram na minha primeira visita na Casa. Eles foram, sem dúvidas, fundamentais para meu início no Curso Técnico”.

Professores experientes

Durante os dois anos em que foi aluno do Curso Técnico, Cleber teve a oportunidade de entrar em contato com professores experientes no mercado de trabalho tanto nacional quanto internacional. Com profissionais que atuam para empresas conhecidas como, por exemplo, a Marvel e a DC Comics, ou a MSP – Maurício de Sousa Produções.

Nossos professores, do mesmo modo, empenham em entender as necessidades individuais de cada aluno, para, portanto, incentivar o desenvolvimento do potencial do estudante ao máximo.

Experiência no Curso

Para Cleber, sua experiência no curso “foi a melhor possível. Gostei de todas as disciplinas, me sentia surpreso a cada semestre. A variedade de conteúdos e a excelência dos professores me ajudaram demais no profissional que sou hoje.

Conheci segmentos e profissões que nunca antes ouvi falar. Além de ter feito amigos que carrego até hoje. Meu agradecimento eterno a todos os professores que tive na Casa, vocês são parte de quem eu sou atualmente”.

Ganhos profissionais

Igualmente, ele relata que ganhou muito profissionalmente ao fazer o curso: “pude conhecer novas áreas, técnicas e profissões onde poderia atuar. Me capacitei para buscar essas vagas. Após terminar o curso, migrei para a arte e estou em constante evolução neste setor.

Minha vida profissional hoje em dia é totalmente diferente de quando iniciei o curso. A minha visão do mercado de arte mudou completamente, fiz muitos contatos profissionais, conheci artistas de todos os estilos que você pode imaginar.

Conheça nosso Curso Técnico de Artes Visuais e, assim como o Cleber, desenhe também seu próprio caminho rumo à carreira profissionalizante!