Curso Técnico: Como se preparar melhor para o mercado de trabalho

Por: Carol Cunha 23 de abril, 2021

Curso Técnico: Introdução

Nosso Curso Técnico existe desde 2009. Seu diploma vale em todo território nacional.

O Curso Técnico de Artes Visuais da Casa dos Quadrinhos é uma opção sólida e bem avaliada para quem sonha entrar no mercado de trabalho.

Oferecido desde 2009, o Curso Técnico possui dois anos letivos, sendo, simultaneamente, divido em quatro módulos. A Secretaria de Educação de Minas Gerais reconhece nosso diploma, que é válido em todo território nacional. Do mesmo modo, a Casa dos Quadrinhos é uma das seletas instituições da área cadastradas no MEC.

Os alunos não precisam de experiência anterior em desenho. Contudo, além do ter interesse em aprender as habilidades artísticas, precisam estar cursando o ensino médio ou já terem concluído o mesmo.

Os estudantes ganham o estímulo para desenvolverem habilidades perceptivas necessárias para as mais diversas vertentes relacionadas às Artes Visuais e Digitais. Assim como refinarem suas habilidades no uso de ferramentas artísticas.

Embora, para muitos alunos, esta seja uma experiência nova e possa parecer complicada no início, os professores da Casa dos Quadrinhos estão preparados para lidarem com as dificuldades individuais. Além de serem profissionais experientes tanto no mercado nacional quanto internacional. Alguns, inclusive, trabalham para empresas como Mauricio de Sousa Produções, Marvel e DC Comics.

Curso Técnico: Nossos Focos

No Curso Técnico, os professores ensinam diversas técnicas

O Curso Técnico começa focando nas bases fundamentais do Desenho, estimulando tanto a percepção visual e habilidades manuais quanto a concentração e a autodisciplina. Também apresenta História da Arte, para que os alunos ganhem uma bagagem cultural que os ajude a sedimentar seus trabalhos futuros.  

Conforme os módulos avançam, as habilidades ensinadas vão se tornando mais complexas e diversificadas, preparando os estudantes para as exigentes demandas do mercado.

Nossas disciplinas podem ser agrupadas em quatro focos integrados. São eles, portanto, Ilustração e Pintura, Técnicas de Animação, História em Quadrinhos e Narrativa Visual, Modelagem e Escultura.  Além deles, existe uma disciplina específica voltada para o Mercado de Trabalho. Nela, os professores ensinam aspectos práticos para se tornar um profissional atuante. Como, por exemplo, montar um portfólio ou fazer um orçamento de serviço.

Fundamentos de Desenho

curso técnico
O professor Felipe de Mattos, que ensina Perspectiva, fez este desenho

Os fundamentos de Desenho, como Observação, Perspectiva e Figura Humana são bases iniciais para o campo da Ilustração, Técnicas de Animação e Narrativa Visual.  De maneira idêntica, o aprendizado de anatomia humana também é essencial para o posterior desenvolvimento nas disciplinas que se focam em Modelagem e Escultura.

Embora a matéria de Composição e Teoria Cromática seja uma introdução para a Ilustração e Pintura, tanto Manual quanto Digital, a construção de uma cena bem equilibrada em uma Animação é aprendida aqui. Assim como as bases para a elaboração de uma Narrativa Visual coesa e uma página de Quadrinhos fluída e bem feita.

Ilustração e Pintura Manual e Digital

curso técnico
O professor Pedro Chelles fez esta ilustração com técnicas digitais

O foco em Ilustração e Pintura está também relacionado com as disciplinas manuais e digitais que abordam o tema. Elas aprofundam ainda mais as nuances da teoria da cor, como, por exemplo, ambientação, temperatura corporal ou uso psicológico das cores. Da mesma forma, as disciplinas apresentam características específicas de materiais distintos. Por exemplo, óleo, aquarela, guache ou acrílica. No caso da vertente digital, além de simular as técnicas manuais em um ambiente virtual, a disciplina, simultaneamente, traz as especificidades dos softwares criados para pintura.

Essas disciplinas enfatizam a observação, a interpretação do ambiente visual, bem como o uso da imaginação. Incluem-se a aplicação dos elementos de arte e princípios de design na criação de composições originais e exclusivas para suas ilustrações.

Técnicas de Animação e Desenho Animado

curso técnico
Professor Geraldo Araújo, que ensina Técnicas de Animação, fez este estudo

As disciplinas relacionadas com Técnicas de Animação e Desenho Animado foram projetadas para promover a compreensão da criação e manipulação de imagens como um meio de expressão visual. Nesse sentido, exercícios e projetos ajudam a desenvolver a percepção artística, expressão criativa e estética.  Em outras palavras, os alunos criam uma variedade de produções ao utilizarem habilidades de desenho, elementos de arte e princípios de animação. As técnicas ensinadas incluem desenho tradicional e animação digital 2D. Da mesma forma, os estudantes realizam exercícios de uso do som como parte do processo de produção.

História em Quadrinhos e Narrativa Visual

O professor Marcio Fiorito desenhou esta página da HQ dos Vingadores

O foco em História em Quadrinhos e Narrativa Visual começa trazendo aos alunos teorias e práticas relacionadas às etapas de criação e desenvolvimento de uma história. Como, por exemplo, a criação de personagens, o desenvolvimento da narrativa e a adequação desta história a um formato e público alvo específicos.

Posteriormente os professores estabelecem com os alunos as ligações dos quadrinhos, como desde seus primórdios com diferentes mídias, como por exemplo, filmes, desenhos animados, séries e jogos.

Além disso, os estudantes aprendem as especificidades da Narrativa Visual através de exemplos e práticas. Em outras palavras, eles passam a trabalhar com a linguagem de Quadrinhos (requadro, planos, balonamento, onomatopeia), estudo de personagens e roteiro. Dessa forma, os professores capacitam os alunos a criar tanto páginas de Quadrinhos quanto outras obras que tenham a Narrativa Visual como base.

Modelagem e Escultura Manual e Digital

O professor Eddie Vieira esculpiu esta estátua do Conan digitalmente

Ao se depararem com o foco de Modelagem e Escultura, os alunos começam a explorar os elementos estruturais da arte usados ​​na criação de formas 3-D. Eles utilizam processos aditivos e subtrativos ​para manipular e construir esculturas de personagens.

Para que eles sejam capacitados nesses princípios artísticos existem duas disciplinas. A primeira é focada na Escultura Manual. Enquanto na segunda, os professores usam o Blender, um dos softwares de 3D mais utilizados e renomados do mundo, e, além disso, completamente gratuito.

Tanto na Escultura Manual, quanto na Digital, os alunos artistas examinam os efeitos, dando atenção aos detalhes, tamanho, posição, sobreposição, padrão visual e textura. Essas considerações serão refletidas nas qualidades superficiais e estruturais das peças produzidas.

Curso Técnico: Conclusão

O Curso Técnico prepara para o mercado de trabalho

O Mercado Artístico abrange várias áreas, como, por exemplo, os mercados de quadrinhos, editorial, de animação e de games. São setores em crescimento contínuo, tanto nacional quanto internacionalmente, potencializando possibilidades na futura carreira.

O crescimento da Internet tornou mais fácil promover os talentos artísticos e construir uma rede. Muitos artistas podem usar os meios virtuais para entrar em contato com agências profissionais ou promover e vender seus talentos online de forma independente.

Nosso curso Técnico de Artes Visuais prepara, portanto, o aluno para trabalhar, com competência, dentro desses vários nichos. Já estamos com matrículas abertas e convidamos você a conhecê-lo.