Biblioteca em BH: Conheça a melhor!

Por: Carol Cunha 11 de novembro, 2022

Procura uma biblioteca em BH? Vá conhece a Biblioteca Pública Estadual! Ela se localiza na Praça da Liberdade, sendo composta por uma unidade que se dedica a livros infanto-juvenis, enquanto outra é responsável por empréstimos domiciliares entre outros serviços.

História da Biblioteca Estadual

Juscelino Kubitschek criou a Biblioteca Pública Estadual em 1954, na época com o nome de Biblioteca Luiz de Bessa. Posteriormente, em 1961 ela ganhou um prédio cujo foi feito pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer.

Em seguida, nas décadas de 60 e 70, a instituição cresceu, com a abertura de várias frentes de trabalho: atendimento a públicos especiais – como, por exemplo, crianças, adolescentes e deficientes visuais. Assim como a formação de uma coleção especial sobre Minas, a Mineiriana, composta por obras raras e obras patrimoniais. Do mesmo modo, iniciou-se o atendimento à periferia de Belo Horizonte – por meio do carro-biblioteca, do serviço de caixa-estante e de bibliotecas sucursais, transferidas para a Prefeitura Municipal em 2003. Do mesmo modo, as atividades de extensão cultural ganharam espaço com a criação da Galeria Paulo Campos Guimarães.

O Anexo da Biblioteca

Além disso, temos o setor de Empréstimo domiciliar que funciona no prédio Anexo Professor Francisco Iglesias. Neste setor é possível realizar empréstimos de livros dos mais variados assuntos, mas principalmente literatura.

Atualmente, o Anexo está em reforma, para trazer novos espaços e muitas novidades.

Do mesmo modo, o setor de Referência e Estudos funciona no Anexo. O acervo é formado de 18.000 volumes, incluindo, por exemplo, dicionários, enciclopédias, guias, recortes de jornais, revistas e textos informativos de diversas áreas de conhecimento. Contudo, os materiais desse setor são apenas para consulta no local.

Coleções Especiais

Outro grande destaque dessa biblioteca de BH é o setor de Coleções Especiais é formado por:

*Mineiriana: Obras representativas da produção intelectual de escritores mineiros de todas as épocas e de temas ligados a Minas Gerais.

*Obras Raras, Preciosas e Obras de Arte: obras singulares, de valor único e relevante para a história da humanidade.

*Patrimonial: obras completas, edições especiais, obras com dedicatórias, autógrafos de autores, tratados e edições de baixa tiragem.

 *Coleção José Alcino Bicalho: 198 obras raras doadas à Biblioteca Pública Estadual pelo bibliófilo mineiro José Alcino Bicalho.

*Coleção Rita Adelaide: coleção de obras preciosas doadas pelo bibliófilo Tancredo Martins, reconhecida pela beleza de seus elementos, encadernações e pela importância do conteúdo. Estas coleções ficam no prédio da Praça da Liberdade, 21 e os livros não são emprestados.

Divisão Infanto-Juvenil

Além disso, não podemos nos esquecer da Divisão Infanto-Juvenil. Nela é possível encontrar mais de vinte mil títulos de livros de literatura infantil e juvenil. Nele é possível encontrar uma variedade gigantesca de diferentes ilustradores, tanto nacionais quanto estrangeiros. Portanto, para um estudante de artes, esse acervo é precioso, por ser uma fonte de inspiração e objeto de estudos para um futuro ilustrador.  Com essas referências é possível estudar diversas técnicas e estilos. Em suma, vale a pena uma visita.

Parceria com a Casa dos Quadrinhos

A Casa dos Quadrinhos e a Biblioteca Pública possuem uma parceria que vêm de vários anos. Nossa escola já ofereceu cursos no local, como, por exemplo, oficinas de Caricaturas em 2009. Ou a oficina gratuita de criação de personagens durante o Circuito das Letras.

A parceria também levou a inúmeras exposições, como, por exemplo, a comemoração dos 70 anos do Batman em 2009, ou a Exposição de Cinema na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na qual a Casa dos Quadrinhos participou com nossas estátuas feitas pelo professor Eddie Vieira em 2014.

Essa parceria se consolida ainda mais agora em 2022, pois estamos preparando a 5ª Feira de Quadrinhos de BH para acontecer na grande reinauguração do Anexo da Biblioteca Pública Estadual. Lá você vai achar quadrinhos, jogos, entretenimento, oficinas e muito mais!

Portanto, nos dias 17 e 18 de dezembro, venha (re)encontrar esse espaço sensacional: o Anexo da Biblioteca Pública Estadual aqui em BH.

Se quiser ficar por dentro das novidades sobre a 5ª Feira de Quadrinhos de BH, basta seguir a gente no Instagram.